quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

6º: Sean Price - Jesus Price Supastar


Produtores: 9th Wonder(faixas 3,6,12 e 14), Khrysis(5,10,11,13,15), Masse(16), PF Cuttin(1), 10 for the Triad(2 e 7), Illmind(4), Moss(8), Tommy Tee(9).
Participações: Rock, Buckshot, Ruste Juxx, Flood, Sadat X, Steele, Loudmouf Choir, Skyzoo, Phonte, Chaudon, Block McCloud.

Na época de ouro do rap de Nova Iorque, em meados dos anos 90, dois grandes coletivos faziam sucesso na cidade. Wu-Tang Clan e Boot Camp Click seguiam uma receita parecida: um grande número de emcees, vários lançamentos solos, rimas afiadas e beats pesados providos por produtores geniais. Hoje em dia, estes dois lendários coletivos parecem compartilhar a mesma situação: ambos ainda têm uma enorme base de fãs, mas não estão mais em evidência como no seu auge. Também nas carreiras solos de seus membros eles estão iguais: do lado de Shaolin, Ghostface Killah assumiu a dianteira com trabalhos consistentes e aclamação da crítica. Do lado dos generais do rap, Sean Price, antes conhecido como Ruck, tem estado na linha de frente da batalha.

Depois de ressurgir das cinzas com Monkey Barz, apresentando um flow marcante, com letras bem escritas e bem humoradas, Sean Price lançou no começo de 2007 "Jesus Price Supastar", uma clara evolução do seu álbum de estréia. Estreitando suas ligações com um coletivo que hoje está no seu auge, a Justus League, de 9th Wonder e companhia, Price garantiu um time estelar na produção do álbum. Tudo o que restava era manter o nível elevado das letras do último trabalho. Isso era fácil para o rapper mais falido que você conhece.

Não espere letras inteligentes e críticas aqui. Apesar de extremamente bem escritas, elas tomam outra direção: o humor e a auto-exaltação/auto-difamação. Em uma indústria em que 90% dos emcees clamam ser ricos, Price toma o caminho contrário, se declarando o mais falido de todos. Isso imediatamente o destaca e garante a ele a atenção necessária. O fato de contar fatos reais de sua vida quando estava na pior conquista ainda mais o ouvinte e torna Sean Price um emcee único no jogo atual do rap.

"Mess You Made"(baixe a tradução completa da letra aqui) é o grande exemplo desta estratégia, com Price contando sobre seus tempos de vacas magras, quando vendia crack depois do próprio show, trabalhou na construção civil e até tentou se matar. O bom humor do emcee também permeia toda o álbum, com rimas divertidas sendo cuspidas a toda hora. Price mostra que seu repertório é repleto: aliterações em "King Kong" e "P-Body", rimas internas e multi-silábicas em "Intro(Jesus Price)" e "Stop".

As participações especiais também constituem um dos pontos altos do álbum. Phonte foi tão bem em "Let It Be Known" que Price disse que teve de reescrever sua parte depois de ouvir o emcee do Little Brother. Chaudon mostra um flow sensacional em "Hearing Aid". O parceiro de Price no Heltah Skeltah, Rock, também aparece cantando o refrão de "P-Body" e "King Kong" e rimando em "Church".

Já nas produções, 9th Wonder e Khrysis produzem a maioria do álbum, e fazem um bom trabalho. 9th abusa dos seus já tradicionais samples vocais em beats como "P-Body" e "Violent". Khrysys oferece beats mais pesados, como "King Kong" e "Hearing Aid". No geral, os instrumentais seguem uma linha definida, bem no estilo de Wonder. "Church" é talvez a que mais foge dessa linha e, embora seja um bom beat produzido por Tommy Tee, parece fora de lugar no álbum.

Enfim, mais um ótimo álbum de 2007. Sean Price é um emcee diferente, bastante carismático e divertido, que, embora suas letras não sejam tão profundas, são bem escritas e com um toque de humor sensacional. O casamento entre Boot Camp Clik e Justus League funcionou perfeitamente, como ocorrera na parceria Buckshot e 9th Wonder.

Sean Prince - Jesus Price Supastar
1 Intro (Jesus Price)
2 Like You
3 P-Body feat Rock
4 Cardiac feat Buckshot, Ruste Juxx & Flood
5 Stop
6 Violent
7 Da God feat Sadat X & Buckshot
8 Oops Upside Your Head feat Steele
9 Church feat Rock & Loudmouf Choir
10 King Kong feat Rock
11 One
12 You Already Know feat Skyzoo
13 Directors Cut
14 Let It Be Known feat Phonte
15 Hearing Aid feat Chaudon
16 Mess You Made feat Block McCloud

Download

Download da tradução da música "Mess You Made"

Vídeo da música "King Kong":


Vídeo da música "One":



Vídeo da música "Mess You Made":

Nenhum comentário: