sábado, 24 de maio de 2008

9th Wonder & Jean Grae: Jeanius

O famoso álbum de 9th Wonder e Jean Grae, que há muito tempo vazou na net e logo foi considerado um clássico, finalmente será lançado oficialmente. Segundo consta, existem algumas modificações em certas faixas, além de estas estarem devidamente mixadas e masterizadas. O disco virá com quatro capas diferentes, todas homenageando algum disco clássico do rap:Dead Serious, do Das EFX, It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back, do Public Enemy, Only Built 4 Cuban Linx, do Raekwon, e A Wolf In Sheep's Clothing, do Black Sheep.

Este álbum foi feito em 2004, época em que 9th Wonder estava começando a ficar conhecido no meio do rap, graças ao sucesso do álbum de estréia do Little Brother. Em Jeanius, é facilmente perceptível o estilo de produzir do cara, abusando de excertos de soul e samples vocais, o que passa aquele clima tranqüilo característico. Em algumas músicas, a fórmula acaba tornando-se um pouco repetitiva, e alguns beats não impressionam. Porém, quando 9th acerta a mão, a satisfação é garantida: Don't Rush Me é minimalista, um sample vocal discreto no fundo e alguns elementos esparsos se alternando; em Think About It, as caixas ficam mais pesadas e os metais soam mais agressivos, dando o ritmo da faixa; por fim, American Pimp tem um loop simples, mas muito bom, e conta com boa participação de Median.

Embora seja considerada uma das grandes emcees femininas, sinceramente Jean Grae não me impressionou tanto neste álbum. A voz dela não tem tanta distinção, não transmite muita emoção, embora seja inegável que ela tenha um flow muito bom, embora meio "técnico" demais. Quando os beats são um pouco abaixo da média, o resultado é algo um tanto monótono. Ela definitivamente tem talento, mas acho que ainda precisa evoluir em alguns aspectos. No mais, Jeanius é um álbum agradável, com algumas boas músicas, mas não tão bom quanto eu achava antes de escutá-lo com atenção. Ainda assim, na cena atual, está acima da média.

9th Wonder & Jean Grae - Jeanius
1. Intro
2. 2-32s
3. Don't Rush Me
4. My Story
5. The Time Is Now
6. Billy Killer
7. Think About It
8. #8
9. American Pimp
10. This World
11. Love Thirst
12. Desperada
13. Smashmouth

Download

Vídeo da faixa Love Thirst:

2 comentários:

Anônimo disse...

Por incrivel q pareça, gostava mais do album clássico da net,músicas como "thing about me" e"american pimp" são melhores rústicas e sujas como eram,"love thirst" ficou melhor modificada, e tem uma versão tb com o Busta. Agora, as capas ficaram muito, mas muito fodas mesmo! Falaste a verdade: pro rap atual, acima da média. Pra nós, fãns do bom Boom Bap, uma comemoração d um clássico! Valeu o post!!!

Anônimo disse...

Cara, posso t dar uma dica? "M-Phazes: The Gold Coast Beatsmith vol.1" Album duplo com as melhores produções do M-Phazes, Fodástico!CD1: http://www.zshare.net/download/3421430c1108a5/D1 CD2: http://www.zshare.net/download/34214744bf4b3e/ Password:http://rapalitos.blogspot.com/ ta lá no produto digestivo blogspot. vlw!