segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lone Catalysts: Square Binizz

Lone Catalysts é uma dupla de rap formada pelo emcee J. Sands e o produtor J. Rawls, famoso por ter sido um dos produtores do clássico álbum do Blackstar, formado por Mos Def e Talib Kweli. O grupo já lançou dois álbuns - Hip Hop e Good Music - bastante elogiados pelos críticos. Agora, a dupla lança Square Binizz, aparentemente um álbum novo. Eu não tenho muita certeza se este é um lançamento oficial, porque não teve nenhuma divulgação, nem no myspace dos caras. A única pista é que uma das músicas do disco está no myspace do J. Sands, como se fizesse parte realmente do álbum, embora estivesse indicado como sendo lançado apenas no Japão.

Dúvidas à parte, o álbum mantém a consistência da dupla, com produções muito bem elaboradas por Rawls, que é claramente a estrela do trabalho, embora J. Sands não seja um mau emcee. Como o trabalho tá bem "escondido", não dá para avaliar as letras dele, apenas o flow. Por isso, vou me focar mais na sonoridade do que no liricismo presentes no disco.

Como dito acima, J. Rawls continua produzindo trabalhos de bom nível. Os beats são simples, sem muitas invenções, mas ainda assim criativos e diversificados. O clima predominante do disco é aquele mais relaxado, para ouvir tranqüilo em casa. Apesar disso, ainda existem alguns sons mais "pra pista", como a suingada Pass The Moey e a acelerada Make It Better. Entretanto, é nos sons mais relax que está a força do disco, com faixas como Window Seal(sample vocal muito bom), Hit The Studio, a funky The Numbers, a estilo-dj-premier Cash Rules, além de How Long Will You Need Me - outra com um sample vocal sensacional.

Enfim, oficial ou não, este é outro álbum que vale a pena ter na coleção. J. Rawls é um dos grandes produtores do jogo, embora não tenha tanto "marketing" em cima. Com beats tão bons, Square Binizz é um álbum recomendadíssimo para ouvir em casa, relaxando, pensando na vida.

Lone Catalysts - Square Binizz
1 Window Seal feat. W. Ellington Felton
2 Ni**a Please
3 Good To Going
4 Act Like You Know Me
5 The Visual
6 Pass The Moey (The Afterparty)
7 Hit The Studio (Dead The Afterparty)
8 Red Black And Green
9 The Numbers
10 Make It Better
11 How Long Will You Need Me
12 Manhattan feat. Main Flow and Trav Dav
13 Lone Catalysts (Danny Breaks Remix)
14 The Cash Rules
15 Make It Better (DJ Mitsu The Beats Remix)

Download

Um comentário:

CASÉ disse...

e o álbum the catalysts files?

abraço!