domingo, 27 de julho de 2008

MC Wiza: Sempre Alerta

MC Wiza é um emcee de Rio das Ostras, aqui no Rio de Janeiro, buscando seu espaço no rap há pouco mais de dez anos. Ele faz parte da posse Família P.D.F.(Pretos de Fé), da Baixada Fluminense, além de já ter trabalhado com nomes como Arthur Moura, Kapella e Dudu de Morro Agudo. Sempre alerta é seu CD demo, visando a promover sua música e se preparar para o lançamento do álbum completo.

De cara, dá pra notar em Wiza uma grande confiança no rap e suas possibilidades, algo muito parecido com antigos emcees, que realmente levavam a sério o rap, e acreditavam no seu poder de mudança. Se, por vezes, essa crença flerta mais com o romantismo do que com a realidade, ainda assim é louvável a confiança do cara. Outras semelhanças com a Velha Escola nacional estão aparentes também no tema das letras e no estilo das rimas, simples e focadas na denúncia dos problemas sociais brasileiros, mas ainda assim tentando trazer uma mensagem positiva. Entretanto, por vezes, os temas soam repetitivos, como no caso de Sempre Alerta, na qual ele relata sua experiência numa abordagem de policiais.

As narrativas em primeira pessoa de Wiza, entretanto, tornam-se mais envolventes graças aos bons beats do álbum. São simples, pesados e ainda assim dotados de um vigor impressionante, fazendo uma bela mistura entre o antigo e o novo no rap. Samples vocais se misturam às caixas pesadas de outrora. Em Poder Representar, uma voz acelerada no começo da faixa dá o clima da música, enquanto em A Correria Não Pára, o beat rápido e simples casa perfeitamente para que Wiza e seu parceiro Vanone Rapman troquem versos sobre vários problemas cotidianos, como desemprego, e esperanças para o futuro. Outro destaque é o remix de Sempre Alerta, com um sample que os fãs do Wu-Tang Clan vão reconhecer rapidamente.

Enfim, Wiza pode não oferecer nada muito diferente do que já foi feito no Brasil, nem estar em um nível altíssimo, mas tem uma paixão no que faz e uma fé no rap que são realmente admiráveis, principalmente em tempos que muitos acham que o Hip Hop está morto. Não, não está. Ele ainda corre nas veias de jovens e, mesmo que não seja o fator principal para que mudem de vida, ainda é o catalisador para que eles busquem um caminho melhor.

MC Wiza - Sempre Alerta
1.Brasil de decadência
2.Sempre alerta
3.A correria não para
4 .Poder representar
5 .Sempre alerta(remix)

Download

Contato:
wiza_165@hotmail.com

Nenhum comentário: