domingo, 13 de julho de 2008

Rashid Hadee: Dedication

Rashid Hadee é um emcee/produtor de Chicago, ainda emergente no underground americano, também integrante do grupo Chapter 13. Ele é um dos poucos caras tão bons no microfone quanto nos beats, com um estilo de produção bastante inspirado no 9th Wonder - principalmente os primeiros trabalhos - e com rimas falando sobre o cotidiano.

Dedication é o primeiro álbum solo do cara, e é de uma produção impecável. Os beats de Hadee são realmente muito parecidos - no estilo - com os do ex-produtor do Little Brother - não à toa, ele produziu um instrumental para o último álbum do grupo. Ainda assim, não é o caso de taxar Hadee como um plagiador, até porque a qualidade do cara é visível, embora os mesmos elementos de Wonder estejam lá: samples vocais, baixos filtrados, batida seca. A diferença está no uso de mais samples de jazz por parte de Hadee, e uma tendência a criar beats mais tranqüilos, mantendo a mesma atmosfera durante todo o álbum.

Como emcee, Rashid também mostra qualidades, como um flow que casa perfeitamente com seus beats, tarefa facilitada, talvez, por ter sido ele o próprio produtor - seria interessante vê-lo rimar em beats de outros produtores. Além disso, é bem consistente nos conceitos, sempre tratando de temas cotidianos, com os quais qualquer um pode se identificar. Entre os destaques de um álbum sem falhas, estão Watchin' My Moves, na qual ele fala sobre como ele está se preparando para entrar no jogo do rap, sobre strings sutis e um baixo preguiçoso; Been So Long vê Hadee picotar um sample de saxofone de forma exemplar, o que proporciona um clima jazzy à faixa; Demonz, um tratado sobre a psiquê de Hadee, recorre novamente ao minimalismo de sample vocal e baixo, enquanto From 6 to 7, tem um clima nostálgico e outro sample vocal muito bem sacado.

Com este álbum, Rashid Hadee prova ser um dos mais talentosos artistas emergente no rap atualmente. Além de produzir seus próprios beats, ele ainda rima com propriedade, algo raro. Disco recomendadíssimo, sem faixas ruins. Todas são muito boas, sem exceção. Quem gosta de 9th Wonder e seus beats, com certeza vai apreciar bastante este trabalho.

Rashid Hadee - Dedication
01. Dedication Intro (My Everyday Life)
02. Watchin' My Moves (Ft. Young Valentine)
03. Been So Long
04. Surrender (Ft. Skinny Kenny)
05. Dedication
06. Demonz
07. From 6 To 7
08. Time Machine
09. Remembrance
10. Makin' It Right
11. Mercury Retrograde
12. Rebirth (Ft. Young Valentine)
13. Deadly Weapons'04 (Ft. Young Valentine)
14. Wordz Can't Express
15. Missing Pieces
16. All Day (Ft.. Young Valentine & Skinny Kenny)
17. Dedication Outro

Download

4 comentários:

Daniel Sanchez disse...

É muito consistente esse album do Rashid Hadee. Um outro MC que valeria um post é o Last Emperor. Ele se destaca nas letras e nunca teve o reconhecimento merecido. Perte disse é por causa das suas dispustas judiciais com a Interscope. Ao que parece, esse link http://www.megaupload.com/pt/?d=VL6TC84F é do album, projetado para 98/99 do last emp por essa gravadora que nunca saiu. Se puder, ouça a musica "Gotta Have Love", muito inspiradora.

Felipe Schmidt disse...

Daniel, há muito tempo atrás eu postei o álbum dele aqui. Realmente ele é muito bom, tem uns conceitos mto fodas, aquela em que ele põe emcees contra super heróis é sinistra.

Dá uma procurada aí no blog q tu acha o cd. Abraço!

Anônimo disse...

Ai, felipe este album rashid eu ja tinha ouvindo...
vc podiar colocar uma tradução de alguma musica dele q ser foda???

Abraço!
tamujunto!

Daniel Sanchez disse...

Legal Felipe, vou procurar. Eu inclusive fiz um video no youtube com a Secret Wars. Essa faixa é o cúmulo da criatividade.