quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Cradle Orchestra: Velvet Ballads


O que acontece quando você junta um super time de emcees, englobando caras consagrados a grandes promessas, e entrega seus versos a um coletivo de produção extremamente talentoso? Bom, uma das respostas positivas pode ser o disco novo do grupo Cradle Orchestra, um time de produtores japoneses, que resolveu pagar para ver como sairia um álbum assim.

Desde "Attitude", o primeiro disco dos caras, muita coisa mudou. Na época, a turma era, na verdade, uma dupla: os DJs Chika e Tomoki Seto. De lá pra cá, eles incluíram o baixista Michitaro, a violinista Mochizuki Asuka, a flautista Aya Ishii e o pianista Anri. O que era um grupo calcado nos samples ganhou também o reforço da instrumentação. O resultado é espetacular.

Com nomes como Talib Kweli, CL Smooth, O.C. e Black Thought dividindo espaço a Nieve, Need Not Worry e Asheru, o lado poesia do disco alcança tanta qualidade quanto o ritmo. Kweli e Thought, especialmente, oferecem algumas das melhores performances do disco, enquanto a talentosa cantora Jean Curley rouba a cena no primeiro single, Talk It Out, e ainda acha espaço para uma faixa solo.

Porém, é a sonoridade sofisticada que chama a atenção de qualquer ouvinte. Com sons bastante tranquilos, beirando o que se convencionou chamar mellow no Japão, o coletivo alcança um outro nível em seus beats. São músicas puxadas para o jazz e o soul mais melancólico, e que funcionam muito bem. "Talk It Out", por exemplo, reveste a mensagem positiva de Nieve com um belo piano e intervenções certeiras do violino de Asuka.

Outros destaques ficam por conta do refrão contagiante de CL Smooth em "All I Want In This World", na bateria sensacional de "Live Forever", com Black Thought - que deve ter achado até que era o parceiro ?uestlove nas baquetas - e na relax "So Fresh", intercalando violino, flauta e até violão no mix. O clima jazzy de "Food for Thought" e nostalgia de "The World Outside In" são outros bons momentos do disco.

Se o número de produtores japoneses lançando bons álbuns pode confundir, um nome precisa ser destacado e seguido de perto, e este é o Cradle Orchestra. Uma banda que conseguiu dominar tanto a técnica de samplear quanto a instrumentação para criar grande música, com um nível de maturidade e consistência que não deixa a desejar para nenhum outro produtor no mundo.

Cradle Orchestra - Velvet Ballads:

01. Talk it Out feat. Nieve & Jean Curley
02. All I Want In This World feat. CL Smooth
03. Mountain Top feat. Aloe Blacc
04. Live Forever feat. Black Thought (of The Roots)
05. Bubbles feat. Jean Curley
06. So Fresh feat. Talib Kweli
07. Nothin For Nothin feat. CL
08. Only One feat. Need Not Worry
09. Jag Jam Jazz
10. The World Outside In feat. Othello
11. Cheers feat. Asheru
12. Food For Thoughts feat. O.C.
13. Yin Stacks feat. Rakaa (of Dilated Peoples)
14. Velvet Ballads

Download

Vídeo da faixa "Talk It Out":

3 comentários:

simbol disse...

Album maravilhoso! Estou ouvindo aqui no trampo mesmo, sob reclamações é claro. :P

Cara baixei ontem o albúm do Artofficial, meu paixão a primeira ouvida, esse blog sapeca geral!

Anônimo disse...

agora eu me curvo diante desse blog
fiquei de cara com a qualidade do cd, os sons, os beats, e todo o conjunto dando um ar diferenciado.
só ta faltando agora um post da nieve.. haha forte abraço. td nosso!

Rugal disse...

ABSURDO!