domingo, 26 de abril de 2009

Suite 702: Single (O Telefone Dela + Vida)


Talvez ainda se recuperando do fim de ano agitado, o rap nacional começa a mostrar seus bons frutos para 2009. A primeira boa nova é o projeto Suíte 702, do DJ Soares, também membro da crew de DJ's Clã Leste e do grupo Primeira Audição, que lançou o primeiro single do disco, que será construído todo em cima do conceito do amor e suas diferentes abordagens. O single conta com duas faixas, com acapella e instrumental, além do making of de uma delas. No disco, o produtor lança mão de uma sonoridade com fortes influências do jazz, puxando bastante para o lado do mellow hip hop, como é conhecido este tipo de rap no Japão. Não por acaso, o lançamento foi feito através de uma gravadora japonesa, a Root70Lounge.

Falando das faixas, a primeira, "O Telefone Dela", com rimas de Théo, é um storytelling leve, meio romântico, no qual o emcee divide a narrativa entre a fatídica noite em que conheceu sua musa inspiradora e o dia seguinte, quando ele, ainda inebriado pela beleza da moça, não consegue lembrar o telefone da dita cuja. Vale ressaltar a boa idéia de, em vez de refrão, colocar trechos da voz da mulher, como se estivéssemos na mente de Théo, vasculhando os arquivos mentais para lembrar o momento em que ela passa o bendito número. Melhor do que a história, porém, é o instrumental caprichadíssimo, com um "riff" de trompete pontual, junto com um um piano discreto, que dá o clima meio reminiscente da faixa e fará a alegria de qualquer fã de jazz-rap - quem gostou do disco do francês Dela já tem um parâmetro do tipo de som feito.



"Vida", com a cantora francesa Mo'Dyé, é fruto de uma passagem da moça pelo Brasil e de contatos via internet. O clima jazzy continua firme e forte na faixa, mas as rimas dão espaço à voz suave, mas ainda assim decidida, de Dyé, que aproveita o beat "atmosférico" para passar suas impressões sobre a vida, e às vezes até falar diretamente com a própria. "Vida" é outra produção muito bem feita, com forte instrumentação, mas dando espaço para cada elemento. Aliás, isso é algo que a própria cantora fala, no making of da música: "Ele não só te convida para o mundo dele, mas ele te dá espaço. Você pode sentar-se, deitar-se, você pode fazer o que quiser, e o mais importante: de forma livre". Que todos sejam convidados para este mundo o mais rápido possível.

PS: Atenção especial para a belíssima capa do projeto, das melhores já vistas por aqui recentemente. Legal também a preocupação em contextualizar, não só com o tema do disco, mas também com o nome do projeto, sem ser de forma vulgar.

Suíte 702
A1. O Telefone Dela (part. Théo)
A2. O Telefone Dela (instrumental)
A3. O Telefone Dela (acapella)
B1. Vida (feat. Mo'Dyé)
B2. Vida (instrumental)

Download

Nenhum comentário: