sábado, 8 de agosto de 2009

Avulsos: Fino e DJ Caíque

Depois dos singles gringos, é a vez de dar uma passada pelas novas contribuições nacionais. Fino é um emcee da zona sul de São Paulo, na correria desde 1997 e integrante do selo Material Corrosivo, comandado pelo DJ F-Zero, ilustre visitante deste humilde blog. Está previsto para este ano o lançamento do primeiro disco do rapper, que se chamará Quarto Mundo e será produzido pelo F-Zero. "Rua" é o single deste trabalho e traz duas canções, a faixa-título e "Cada um sabe o que quer".

Já DJ Caíque já é bem conhecido aqui no Brasil. A questão é que agora ele começa a ter reconhecimento também fora do país, com sua afiliação à banca Creative Juices, que conta com nomes como IDE, Arsonists e Alucard. Mais um passo à frente foi dado recentemente, com a produção de Caíque da o remix oficial da faixa "God Complex", que reuniu IDE e Hell Razah, membro do Sunz of Man.

Clique no nome do artista e da música para fazer o download das faixas.

Fino: Rua
Com produção de F-Zero, Fino traz uma levada para cima, com rimas relatando o cotidiano paulista de uma forma bem interessante. A colagem dos Racionais no refrão de "Rua" cai muito bem no tema da faixa, mas o que chama atenção é o contraste entre o flow aparentemente descontraído e os pianos mais relaxados contra o tema forte da música. Em "Cada um sabe o que quer", a contraposição é entre os samples mais obscuros com metais suingados e refrão cantado. A escrita aqui assume tons autobiográficos e de positividade, com Fino explicando os motivos pelo qual ele faz rap e recitando rimas de incentivo.

IDE & Hell Razah: God Complex (Remix oficial por DJ Caíque)
A consistência de Caíque continua nesta faixa. O cara sempre teve uma queda por instrumentais mais sombrios, e esta característica cai muito bem com o estilo de Hell Razah e Ide. O resultado é um beat com strings turvas e um piano discreto e ameaçador no fundo, perfeito para os dois emcees destilarem sua lírica e flow assustadores. "God Complex" está disponível na mixtape "Table of Content", de IDE e DJ Connect.

Nenhum comentário: