sábado, 13 de fevereiro de 2010

Singles Nacionais: Rashid, Thiago El Niño e JPNK

O começo de ano é naturalmente devagar no que diz respeito a lançamentos, tanto nos EUA quanto aqui no Brasil. Entretanto, nas últimas semanas alguns singles nacionais de bastante qualidade apareceram por aqui, cortesia de emcees ainda novos, o que é sempre bom. Neste último post pré-carnaval, o Boom Bap fala um pouco sobre três faixas que chegaram aos nossos ouvidos nesse período do ano que, na verdade, é só um prelúdio para que 2010 realmente comece.

MC Rashid - E Se
O Rashid é de São Paulo e prepara o lançamento do seu primeiro disco, "Hora de Acordar", previsto para 31 de março. Enquanto isso, ele nos brindou com a espetacular "E Se". Produzida pelo curitibano Laudz, a música tem uma das melhores letras dos últimos tempos, com Rashid mostrando uma energia cativante e usando a simples pergunta-título para discorrer sobre diversos assuntos, com ênfase ao rap, o que achei até um certo desperdício. Ainda assim, ele fala sobre vida, sociedade moderna, cultura pop, dá um ligeiro esporro nas pessoas ("para de ficar perguntando 'e se', e faz acontecer!") e, claro, brinca com realidades paralelas, imaginando como seria se figuras importantes tivessem desviado do caminho que tomaram realmente. Seriam os flash-sideways de Lost presentes no rap? Obviamente não, mas é um bom indicativo de como todos nós temos um turbilhão de "e se" na nossa mente. Ponto para Rashid por conseguir explorar algo que está no imaginário de todos e manter a coesão na letra - com certeza ele ainda tem vários "e se" para debater. E se tivermos uma parte 2?

JPNK - Chuva Lava a Alma
Amigos, a 360 Graus não para. O rapper JPNK é mais um membro do time que mais provê rap para os nossos ouvidos. "Chuva Lava a Alma" é o primeiro single do cara, que tem a ajuda de Doncesão nas rimas e de Pizzol e DJ Caíque nos beats. E o resultado é tão consistente quanto qualquer outro single já lançado pela banca. Com um título sugestivo para uma cidade tomada pelas chuvas, JPNK, com um flow diferente, com leve influência ragga, tenta ver o lado bom nisso: não seria a água que cai do céu uma forma de renovar as pessoas e limpar a maldade? Esta é a premissa para as rimas dos emcees. Primeiro, um relato sombrio da cidade, e depois a esperança de uma nova cidade a partir da chuva. Destaque também para a primeira incursão oficial de Pizzol como beatmaker, com uma bela batida, sem muita firula, mas que encaixa perfeitamente no clima dos versos de JPNK.

Thiago El Niño - Salve!
O emcee Thiago El Niño é cria do Sul fluminense e mais uma das boas promessas do rap aqui no Rio de Janeiro. Depois de dois anos sem gravar material novo, ele retorna com "Salve!", produzida por Nel Sentimentum, uma faixa, segundo o próprio Thiago, para agradecer àqueles que estiveram junto com ele neste período de entressafra. Mas este motivo é, na verdade, o fim da história. Antes, Thiago nos conta sua história, seus anseios com a música e seu desejo de ajudar a mudar sua cidade com suas rimas. Todos estes versos sinceros e cativantes culminam no ótimo refrão: "Essa é pra quem tá junto na luta / que acorda todo dia e permanece na disputa". Detalhe para a proposta do cara de fazer rap com banda; não bastasse o beat de Nel, Thiago adicionou percussão, sintetizador e baixo tocados para dar uma estética mais orgânica muito bem-vinda. E, claro, destaque para a belíssima arte do single.

Vídeo de "Chuva Lava a Alma", de JPNK:

4 comentários:

canbeck disse...

o blog ta classe...
rap nacional represent´s
.

abrzz

Gusta disse...

Gostei do single do JPNK.
Mas e o Strong Arm Steady? Nao vai rolar resenha? =D

abração!

Felipe Schmidt disse...

Valeu, Canbeck.

Essa resenha tá a caminho, Gusta! rs

Abraços!

León disse...

xD