domingo, 20 de abril de 2008

9th Wonder & Buckshot: The Formula

Dois grandes nomes do rap atual dando seqüência ao trabalho iniciado com o álbum Chemistry. Dessa vez, o ex-produtor do Little Brother, 9th Wonder, e o cabeça do Black Moon e da gravadora Duck Down, Buckshot, se reúnem para trazer aos fãs The Formula.

Este disco novo confirma que a dupla realmente tem uma química muito boa e encontraram a fórmula certa para fazer boa música. 9th Wonder está absolutamente impecável no álbum, com o tradicional arsenal de samples vocais, caixas e bumbos pesados e um clima totalmente soul. Já Buckshot também mantém seu estilo, mas soa aqui muito mais interessado no projeto: seu flow continua preciso e a voz mais empolgada.

Ready(Brand New Day) é o maior destaque do álbum, com um vocal acelerado e um loop bem tranqüilo, dando o clima da faixa, além do tradicional boom bap na bateria. Os dois singles - Go All Out e Hold It Down, este com Talib Kweli - também merecem menção: o primeiro tem um grande sample de sax e um quê jazzy, enquanto o segundo, mesmo com um refrão fraco, tem dois grandes emcees rimando sobre um beat mais acelerado e complexo. Shinin Yall é um dos melhores beats do disco, com um sample de strings cortado de forma perfeita por 9th Wonder, e grande participação de Yarafat Yates e Big Chops, dois desconhecidos para mim. Por fim, Man Listen recorre a samples vocais e de soul para fechar com chave de ouro o trabalho.

O disco, entretanto, não está livre de erros. Alguns refrões não funcionaram e alguns temas não casaram bem com a proposta de "Hip Hop adulto" da dupla, como por exemplo a faixa Just Display, falando sobre mulheres que são apenas para serem exibidas. Apesar desses pequenos deslizes, The Formula é um grande álbum, graças sobretudo aos instrumentais de 9th Wonder, que parece ter voltado à boa forma, depois da decepção de Dream Merchant. Juntando isso à performance sólida de Buckshot, temos a fórmula ideal para o bom rap.

9th Wonder & Buckshot - The Formula
1. Intro / The Formula f. The Formula Crew
2. Ready (Brand New Day)
3. Be Cool f. Swan
4. Go All Out (No Doubt!!!) f. Carlitta Durand
5. No Future
6. Hold It Down f. Talib Kweli & Tyler Woods
7. Whassup With U?
8. One For You (Big Lou)
9. Just Display
10. Here We Go
11. Throwin' Shade
12. Shinin' Yall f. Arafat Yates & Big Chops (of M1 Platoon)
13. Man Listen (Cause Ummm) f. Carlitta Durand

Download

Vídeo da faixa Go All Out:


Vídeo da faixa Hold It Down:

6 comentários:

Anônimo disse...

Foda demais, uns dos melhores q saiu este ano!!!
muiiitoooo sujoooooo!!
9th wonder mais vez representou...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tá foda esse, tá no nível do Chemistry. O melhor do ano até agora.
Here We Go é a melhor faixa!

Parabéns Buck & 9th
e parabéns Boom-Bap Blog!

Anônimo disse...

pronto, agora só falta wale e the roots e eu posso hibernar feliz :)

Anônimo disse...

Meu fala aí black moon novo deveria ser produzido por quem ..... 9th se supera,buckshot da velha escola pra 2008......obrigado Senhor!

Golden era 87 disse...

opa com certeza anonimo,black moon , produzido pelo 9th,oDj tinha q ser o Evil dee....