sexta-feira, 4 de abril de 2008

Flobots: Fight With Tools

Flobots é uma banda de rap de Denver, bastante elogiada na região por sua mistura de rap, rock e letras políticas, sendo comparada às vezes à Rage Against the Machine. O grupo é formado pelos emcees Johnny 5 e Brer Rabbit, a violinista Mackenzie Roberts, o guitarrista Andy Guerrero, o baixista Jesse Walker, o trompetista Joe Ferrone e o baterista Kenny Ortiz. Como dá para perceber pela formação, o som do grupo é bem complexo e difícil de ser definido, embora eles mesmos se considerem uma banda de rap, porque, segundo os próprios, "o Hip Hop é um gênero capaz de agregar os bons elementos de todos os outros gêneros, e é isso o que a nossa banda procura fazer".

Fight With Tools é o primeiro álbum da banda e, embora não tenha sido "descoberto" pela maioria dos fãs de rap, ganhou muitos elogios daqueles que ouviram. Com uma grande influência do rock(às vezes até exagerada), o grupo tem como grande diferencial, sem dúvida, o violino sempre pontual. Não à toa, as melhores faixas do disco são justamente aquelas que a violinista Roberts mais aparece, como por exemplo Stand Up, Mayday e Rise. Porém, isso não é regra, e Handlebars é uma faixa mais pontuada pelo trompete de Ferrone, e é talvez o destaque maior do álbum.

As letras do grupo também são um grande atrativo. Combinando metáforas, ironias e versos políticos, os emcees conseguem manter a atenção do ouvinte, mesmo com os belos instrumentais os apoiando. Em Handlebars, eles comparam os poderosos dos EUA a crianças se gabando umas com as outras, como nesta parte:

"Eu ando de bicicleta sem segurar no guidom
Eu posso guiar um míssil por satélite
Eu posso acertar um alvo com um telescópio
Eu posso acabar com o planeta em um holocausto"

ou então:

"Eu posso fazer qualquer um ir pra prisão
só pelo fato de eu não gostar da pessoa
eu posso fazer qualquer coisa, mesmo sem permissão
eu tenho tudo sob o meu comando"

Em Rise, o discurso político fica ainda mais evidente e direto. É uma letra dirigida ao povo, e os emcees avisam ao ouvinte que "juntos, nós crescemos". Não é à toa que a banda já abriu shows para grupos como o lendário Public Enemy.

Enfim, Flobots é mais uma banda seguindo os passos do The Roots: rap com banda. Mais importante ainda, fazendo um som muito bom, apesar dos excessos da guitarra, o que desvirtua um pouco o som do grupo(talvez seja cisma minha, que não curto rock). Porém, as rimas inteligentes dos emcees e o violino de Mackenzie Roberts vão garantir bons sons para qualquer fã de rap.

Flobots - Fight With Tools
1. There's a War Going On For Your Mind
2. Mayday!!!
3. Same Thing
4. Stand Up
5. Fight With Tools
6. Handlebars
7. Never Had It
8. Combat
9. The Rhythm Method
10. Anne Braden
11. We Are Winning
12. Rise

Download

Vídeo da faixa Handlebars:

10 comentários:

Anônimo disse...

achei loco esse clipe, mt boa a musica, os caras tem uma proposta no som msm,
mas por esse video e por outros q vi agora eles n chegam a ser rapcore como rage against the machine, rage era rapcore crú, maior banda politica de todos os tempos...

deve ser "teima" sua por n gostar mt de rock, achar "excesso" essas as guitarras, heheheh.. achei o som bem leve comparado c outros q escuto
mas isso pelos tres clipes q vi agora, qd baixar o cd ai eu vou ver msm ;)

vlw cara, belo post esse, n conhecia a banda

Anônimo disse...

cara eu escutei o cd, achei legal o som deles, comparado a outras coisas q eu escuto isso eh bem leve hahahah, som mt bom, n achei excesso as guitarras n

flw mano

canbeck disse...

pow não conhecia o blog ainda.
muito bom muita informaçào variedades ... sempre que possivel passarei por aqui
salve.

Anônimo disse...

essa banda tem muito futuro. ela faz um rap original, muito bom se comparado a outros mcs que vivem por aí chamando sua música-lixo de rap. As guitarras dão o tom certo. Eu sempre achei a mistura de rap e rock muito boa, são dois generos musicais de peso.

Anônimo disse...

Um amigo que mora em UTAH (USA) me falou HOJE deles...e eu CHAPEI!!!!

Obrigado por "possibiltar" o acesso a este 'album'.....OTIMO BLOG!!!


SALVE_

mVp

Anônimo disse...

Bem eu conheço a banda a pouco tempo, e a conheci justamente na parada rock da billboard, a modern rock, com relação a banda só posso falar que ela é ótima e dispensa comentários, agora com relação ao som quem disse que rap é um estilo musical definido, pelo contrário assim como o rock,reage e funk(James Blown) o rap também é um estilo dinâmico e mutante e por isso não fico surpreso se essa banda logo se tornar muito popular pois eles canalizaram a essência do rap misturando com outros estilos com guitarras e violinos na medida, destaco a guitarra muito bem arranhada pelo Andy em NEVER HAD e o suave violino da Mackenzie em RISE e também o trompete do Joe em HANDLEBARS dão a noção do que eu disse.

Anônimo disse...

Essa clipe não é o verdadeiro, o verdadeiro clipe é animado e muito mais loko, o som dos caras é muito bom e as guitarras também.

"È birra sua sua com o rock mesmo cara pois ouvi todas as faixas e o rock é só mais uma influência boa dos cara"

Nil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nil disse...

quando ouvi esse grupo pensei que eles ficavam limitado ao ritmo bom de se ouvir, mas gostei tanto que procurava mais informaçoes sobre ele, e posso dizer uma coisa: é dificil ver uma banda tao boa como essa e de letras inteligentes

Unknown disse...

Sabuk Ayam