sexta-feira, 25 de abril de 2008

Letra Traduzida: Nas - Be A Nigger Too

Tradução do primeiro single do novo álbum do Nas, chamado Nigger. Como já devem saber, este álbum vem criando grande polêmica nos EUA, devido ao uso da palavra nigger, que é uma forma pejorativa de se referir aos negros, embora os próprios se tratem assim.

A princípio, eu achei a música mediana. Mas, depois que li a letra, percebi que, embora a sua seleção de beats não seja das melhores, Nas ainda é um dos maiores poetas do rap. Em Be A Nigger Too, ele faz várias referências relacionadas aos negros, fala inclusive de como eles próprios contribuem para o estereótipo. É uma música carregada de ironia, talvez a parte mais gritante seja o refrão, em que ele chama várias outras etnias pelo nome pejorativo, assim como fazem com a raça dele. Ele ainda ironiza as pessoas que não dão valor à NAACP e estão mais preocupadas em comprar carrões, além de fechar com chave de ouro falando sobre o KKK.

Letra sensacional do Nas. Acredito que todo mundo que ouviu o single e não achou muito bom, ao ler a tradução vai escutar de outra maneira a faixa. Recomendo que leiam também as explicações de algumas das referências que ele faz: elas estão marcadas no texto e a explanação está no final da letra.

Artista: Nas
Álbum: Nigger
Música: Be a Nigger Too - Seja Um Negro Também

[ Nas ]

Aumentem seus rádios
vocês agora estão permitidos a ouvir o rádio
os negros VERDADEIROS estão de volta ao rádio

[ Verso 1 ]
Uh, sem preguiça, sem implorar, sem pedir, sem correria
sem desrespeito ao Islã, ao Iman1, ou aos pastores
sem respostas para as perguntas que a mídia faz
por que nós lutamos entre nós em público, na frente desses fascistas arrogantes?
E eles adoram
colocando os negros antigos contra os mais novos
a maioria dos nossos anciões falharam conosco, como poderiam nos julgar? Negros
existem livros publicados por negros, produzidos por negros
negros genuínos, então eu dou um salve para os meus manos
não fico puto porque o Eminem disse "nigga", porque ele é meu mano
branco querendo ser negro2, amigo cracker3- todos nós somos negros por dentro, okay?
Todos nós somos africanos, okay
mas alguns africanos não gostam de nós de jeito nenhum
uma matança aconteceu em Johannesburg, ontem
mataram um artista chamado Lucky Dube4, foi sequestrado
alguns dizem que a NAACP5 enrola a gente
mas eu não compro a idéia deles, eu compro um Aston Martins6
carros mais rápidos que os da NASA, fumando enquanto to de rolê
críticos, chupem um pau! Jornalistas, vejam, estou rico
com essa história de N-word, eu só to começando, otário!

[ Refrão ]
Eu sou um nigger, ele é um nigger, ela é uma nigger, nós somos uns niggers
Você não gostaria de ser um nigger também?
Para todos os meus manos kike7, meus manos spic8, manos guinea9, manos chink10
Tudo certo, todos vocês também são meus manos
Eu sou um nigger, ele é um nigger, ela é uma nigger, nós somos uns niggers
Você não gostaria de ser um nigger também?
Eles gostam de estrangular os negros, culpar os negros, atirar nos negros, enforcar os negros
Você ainda quer ser um negro também?

[ Verso II ]
Acordo de manhã, balanço a minha terceira perna11 no banheiro
Uzi na cabine de vigia, eu sou o cara com quem você vai pra guerra
não o cara contra quem você guerreia, paciência, eu vou te pegar
se isso significa que eu não vou dormir por um ano inteiro, eu te pego mesmo assim
eu sou oficial, não rimo A-Tisket ou A-Tasket12
eu vou colocar você no caixão, com a pistola ou o revólver
eles fumam hibiscus, plantas ou árvores, maconha de primeira
não nos abandonem, vocês são todos sangues falsos como maquiagem de filme
meu flow é tão apertado quanto o aparelho da Tootie13
quem nós odiamos? nós mesmos
eu vou ficar algemado no ponto de ônibus se minha arma disparar
porque vocês são todos uns cagüetas, o oposto de judeus
eu sou o cara por um bom tempo, minha banca ainda tem gangstas verdadeiros de Queensbridge
eles andam juntos, unidos como maçons
então, se eu estiver sendo seguido pela lei, tem lojas14 por todas as nações
Nas está pronto para o plano, para segurar a cabeça do Grand Dragon15
na minha mão, venha me pegar, aqui estou eu

[ Refrão ]

1- Iman é o termo usado pelos muçulmanos para designar Fé
2- Nas diz wigger, que significa um branco que se veste e age como um negro
3- cracker é uma palavra usada para se referir pejorativamente aos brancos, assim como nigga é para os negros. Esta palavra vem do barulho(crack) que vinha do açoitamento dos escravos, geralmente feito por um branco.
4- Lucky Dube é um artista de reggae da África do Sul, morto em Johannesburg, capital do país, supostamente por ladrões de carro.
5-NAACP é a sigla para National Association for the Advancement of Colored People, ou seja, Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, uma organização de direitos civis bastante influente nos EUA.
6- Aston Martin é uma marca de carro.
7- Kike é um termo usado para se referir pejorativamente aos judeus.
8- Spic é um termo usado para se referir pejorativamente às pessoas que falam espanhol(latinos, principalmente).
9- Guinea é um termo usado para se referir pejorativamente aos italianos.
10- Chink é um termo usado para se referir pejorativamente aos chineses.
11- Nas fala Third Leg, ou terceira perna, uma referência à vantagem genética que os negros têm em termos de tamanho do pênis.
12- A-Tisket e A-Tasket é uma rima infantil, da cultura popular norte-americana.
13-Tootie é uma personagem do seriado The Facts of Life(Vivendo e Aprendendo, aqui no Brasil). Era uma menina negra de um colégio, e usava aparelhos. A rima pode parecer estranha, mas tight é um termo que pode se referir tanto a apertado quanto a algo bom, legal. Nas fez um jogo de palavras com os dois significados.
14- Lojas, ou Lodgers em inglês, são a menor unidade dos maçons, a menor célula na qual eles se reúnem.
15- Grand Dragon é o termo do cargo mais alto na hierarquia dos KKK, uma organização que era contra os negros.

10 comentários:

GUIGA disse...

cara, mt foda essa letra, nas hj tah acima, em qualidade, de qualquer rapper vivo (diria ele e Ice Cube).

se o album todo vim tao bom qt esse som ele entra de vez p historia ao lado de Pac e B.I.G.

DJ Julio UnderBeatz disse...

Nas sempre foi foda! Acordou pra real antes de ser consumido pela merda da mídia pop americana, ñ tem ninguém q faça isso no rap. Pena q eles vacilem tanto nas produções atualmente...Com caras tipo 9th wonder, nicolay e illmind arregaçando por aí.

Gusta disse...

concordo
com a capacidade lirica e com o flow q ele tem, deveria escolher melhor o time de produtores...

MaC disse...

Putz cara valeu pela tradução,muito boa a letra.Na minha opinião desde que PAC morreu não existe melhor letrista do que NASIR JONES.Vamos esperar pra ver se vem um clássico aí,tomara.Dá um olhada lá no meu blog :WWW.SALADADEMUSICA.BLOGSPOT.COM.Vou botar o link do teu blog lá,rola?Valeu de novo e continue fazendo esse blog ficar cada vez mais nervoso.Abs..

Tamenpi disse...

Irmão. Tu é sinistro! Mandou muito bem nas traduções. Continue com o melhor blog de discos de rap do Brasil. Vou usar as letras no meu, dando crédito pra vc e pro BOOM BAP, obviamente.
Abraço.

BiG BLaCK disse...

boaaa! grande música ! gostei !

gabriel disse...

é nigger sem palavras produçoe loka sim letra sem palavras! troca idea com esse nigger deve ser chapado kkkkk. firmeza total nas e hoje uma lenda pra quem le e entende...
Um abraço a tds o pretos e etnias q fizeram estao a fazer ou farao historia e nao istoria (entendeu?!)

abraços...

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Anônimo disse...

Gooey Ducks grow to about two pounds in four or five years.
[url=http://www.gooey-duck.com/]geoduck[/url]

Anônimo disse...

Die Auswahl an Anhängern ist riesengroß und die thomas sabo online shop deutschland Wahrscheinlichkeit, dass jemand genau das schmuck thomas sabo gleiche Bettelarmband wie man selbst trägt, ist verschwindend ohrringe creolen gering. Auch nach vielen Jahren noch begeistert das Bettelarmband seine Besitzer. Es strahlt einen ganz eigenen thomas sabo uhren billig Charme aus und kann sowohl Glückssymbole, Armband mit Anhänger als auch Liebesbezeugnisse, Freundschaftszeichen oder thomas sabo schmuck günstig einfach modische Akzente beinhalten. Je nach dem, thomas sabo schmuck wie man es schmückt, kann es elegant, sportlich, modisch, thomas sabo charm club anhänger schlicht oder ausgefallen wirken. Es passt sich auf diese Weise immer wieder dem Anlass und dem gewählten thomas sabo shop Kleidungsstil an. Manche Trägerinnen weisen nach einiger Zeit zuhause eine richtige kleine Sammlung an Anhängern thomas sabo engelsflügel auf, um das Bettelarmband immer wieder neu schmücken zu können. So bleibt es auch nach langer Zeit immer noch interessant und kommt niemals aus der Mode. Der Design- und Produktionsprozess bei der Life Kollektion ist sehr ähnlich wie bei der Oliver Weber Kollektion.