sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Incise: Nobody's Story

Incise é um produtor canadense, responsável pela produção do álbum I Miss 1994, do Prince Ali, já postado aqui no blog. Desta vez, ele segue a tendência dos beatmakers novatos e lança um álbum com suas produções e emcees convidados para rimar sobre elas. Ao contrário do disco do Dela, entretanto, não há nomes muito famosos, mas ainda assim o emceeing fica a par da qualidade dos beats.

Apostando num som mais tranqüilo, Incise apela também para o jazz como fonte principal de samples. O clima do disco é bem sutil, fluido, com músicas que dificilmente tocariam nas rádios, mas têm lugar garantido nos fones de ouvido de qualquer fã de rap. Explica-se: os beats são todos bem feitos, ainda que simples, e os emcees também são competentes. Inclusive, Nobody's Story acaba revelando alguns caras bem talentosos, como Need Not Worry, que tem uma voz bastante original, e brilha na nostálgica Scorpion Tail, ajudado também pelo loop de piano bastante efetivo.

Poems é a estrela da uptempo So Beautiful, aquela com mais cara de single do álbum. O beat é mais acelerado, tem um naipe de metais que segue na mesma toada, e um refrão bem marcante. Voltando ao lado mais relax do disco, Tock é talvez aquela com o elemento jazzy mais forte, graças a um saxofone bem dramático usado como sample principal. Mas é Quite Like It, com Muneshine, a faixa mais forte do álbum. Sob mais um beat bem relaxante, com samples esparsos e bela linha de baixo, o emcee rima sobre os tempos dourados do rap na perspectiva de um fã que cresceu ouvindo o gênero. As colagens com alguns clássicos do rap só tornam a faixa mais especial.

Assim como o álbum do francês Dela, Nobody's Story é outra ótima opção para quem gosta de um jazz-rap, com beats mais tranqüilos, ideais para serem apreciados no fone de ouvido ou com uma boa companhia. Além de tudo, é mais um beatmaker buscando seu espaço na cena e, a julgar por este álbum, com totais condições de ter uma carreira sólida no underground norte-americano. Fica também uma dica para os emcees em busca de batidas: neste álbum há quatro belíssimos instrumentais, pedindo para que alguém cuspa rimas de igual qualidade sobre eles.

Incise - Nobody's Story
01 Intro
02 In Love With Two Women Ft. The 49ers
03 Move Rhymes Ft. The 49ers
04 Scorpion Tail Ft. Need Not Worry
05 Tock Ft. The Stereotypes
06 Nothing To Do
07 So Beautiful Ft. Poems
08 Quite Like It Ft. Muneshine
09 Intermission
10 Magic Ft. Nieve
11 Your Soul Ft. Skyrise (Don Cerino & Shaunise)
12 True Greatness Ft. Tunji Of Inverse
13 Tock (Remix) Ft. The Stereotypes
14 Strife Ft. Hydroponikz & Anika
15 Outro
16 Scorpion Tail Remix Ft. Need Not Worry

Download

Nenhum comentário: