sábado, 6 de dezembro de 2008

Scarface: Emeritus

Um dos maiores emcees a sair do Sul dos EUA, Scarface está de volta, pronto para seu último ato. Membro do lendário grupo Geto Boys e com 20 anos de carreira, Face anunciou o fim de sua carreira solo com o lançamento do álbum Emeritus. Diga-se de passagem, o nome do disco não poderia ser mais apropriado: emérito é um título recebido por professores aposentados que se destacaram durante a carreira.

E, mesmo nesta despedida, Scarface continua ensinando os mais jovens com seu impecável lirismo, compilando histórias sobre seu bairro e sabedoria de rua. Apesar de, em recentes entrevistas, ele ter mostrado certo desânimo com o Rap, isso não é nem um pouco perceptível no álbum. A voz grave e o flow passional continuam lá, firme e fortes, enquanto ele passeia pela diversidade de beats do disco.

High Powered, o primeiro single, tem potencial radiofônico, com seu loop meio sintetizado e refrão raggamuffin, embora as letras sejam típicas de Face, que ainda aproveita para atacar o desafeto Lil Troy. Can't Get Right, com participação de Bilal no refrão, mostra o lado mais político de Face, algo que pode ser verificado também no clipe da música. Forgot About Me tem um sample vocal espetacular no refrão, enquanto a batida quebrada e simples revela-se perfeita para os convidados Lil Wayne e Bun B rimarem. O primeiro usa algumas metáforas infantis, mas é o veterano do UGK que se destaca, enquanto Face resume tudo com seus primeiros versos:

"Eu sou tão verdadeiro e tão durão quanto os outros(...) / eu sou um gangsta original, eu te digo como faço / eu pego os caras no pulo quando eles vêm de conversa fiada(...) Nunca esqueça de onde eu vim, filho / eu sou respeitado nas ruas que comando".

Outros destaques são Who Are They, que junta Face Mob a outra lenda do Sul, o emcee K-Rino; High Note tem um beat bem soul, com strings destacadas, enquanto Soldier Story conta com ótima performance de Z-Ro cantando o refrão. Por fim, Emeritus, a última faixa, mostra novamente as rimas hardcore de Face sobre uma batida suingada.

Com um trabalho sólido do começo ao fim, Scarface despede-se de sua carreira solo de maneira bastante honrada. Talvez tenha faltado aquela faixa espetacular, para alavancar o disco e marcar de vez a despedida, ou então uma participação dos velhos amigos de Geto Boys, Willie D e Bushwick Bill. De mais a mais, Face mostra uma característica em falta atualmente: ele aposenta-se do jogo tão verdadeiro a sua raiz quanto em seu primeiro álbum: nada de tentativas pop, nem super hits. Apenas rimas fortes, verdadeiras, cruas. E isso foi o bastante para levá-lo ao Hall da Fama.

Scarface - Emeritus
01. Intro (feat. J Prince)
02. High Powered (feat. Papa Rue)
03. Forgot About Me (feat. Lil Wayne & Bun B)
04. Can´t Get Right (feat. Bilal)
05. Still Here (feat. Shateish)
06. It´s Not A Game
07. Who Are They (feat. K-Rino & Slim Thug)
08. Soldier Story (feat. Z-Ro)
09. Redemption
10. High Note
11. We Need You (feat. Wacko Of UTP)
12. Unexpected (feat. Wacko Of UTP)
13. Emeritus
14. Outro

Download


Vídeo da faixa High Powered:


Vídeo da faixa Can't Get Right:

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cara, esse álbum tá quase perfeito, eu acho que tem sim a faixa de grande destaque, e ela se chama "Soldier Story", a melhor composição lírica do Emeritus na minha opinião. Concorrente a melhor álbum do ano!

Anônimo disse...

Vc poderia fazer um review do Raw Footage do Ice Cube Felipe. Uma opinião de um expert nesses assuntos sempre faz a gente aprender mais