sábado, 6 de dezembro de 2008

Scarface: Emeritus

Um dos maiores emcees a sair do Sul dos EUA, Scarface está de volta, pronto para seu último ato. Membro do lendário grupo Geto Boys e com 20 anos de carreira, Face anunciou o fim de sua carreira solo com o lançamento do álbum Emeritus. Diga-se de passagem, o nome do disco não poderia ser mais apropriado: emérito é um título recebido por professores aposentados que se destacaram durante a carreira.

E, mesmo nesta despedida, Scarface continua ensinando os mais jovens com seu impecável lirismo, compilando histórias sobre seu bairro e sabedoria de rua. Apesar de, em recentes entrevistas, ele ter mostrado certo desânimo com o Rap, isso não é nem um pouco perceptível no álbum. A voz grave e o flow passional continuam lá, firme e fortes, enquanto ele passeia pela diversidade de beats do disco.

High Powered, o primeiro single, tem potencial radiofônico, com seu loop meio sintetizado e refrão raggamuffin, embora as letras sejam típicas de Face, que ainda aproveita para atacar o desafeto Lil Troy. Can't Get Right, com participação de Bilal no refrão, mostra o lado mais político de Face, algo que pode ser verificado também no clipe da música. Forgot About Me tem um sample vocal espetacular no refrão, enquanto a batida quebrada e simples revela-se perfeita para os convidados Lil Wayne e Bun B rimarem. O primeiro usa algumas metáforas infantis, mas é o veterano do UGK que se destaca, enquanto Face resume tudo com seus primeiros versos:

"Eu sou tão verdadeiro e tão durão quanto os outros(...) / eu sou um gangsta original, eu te digo como faço / eu pego os caras no pulo quando eles vêm de conversa fiada(...) Nunca esqueça de onde eu vim, filho / eu sou respeitado nas ruas que comando".

Outros destaques são Who Are They, que junta Face Mob a outra lenda do Sul, o emcee K-Rino; High Note tem um beat bem soul, com strings destacadas, enquanto Soldier Story conta com ótima performance de Z-Ro cantando o refrão. Por fim, Emeritus, a última faixa, mostra novamente as rimas hardcore de Face sobre uma batida suingada.

Com um trabalho sólido do começo ao fim, Scarface despede-se de sua carreira solo de maneira bastante honrada. Talvez tenha faltado aquela faixa espetacular, para alavancar o disco e marcar de vez a despedida, ou então uma participação dos velhos amigos de Geto Boys, Willie D e Bushwick Bill. De mais a mais, Face mostra uma característica em falta atualmente: ele aposenta-se do jogo tão verdadeiro a sua raiz quanto em seu primeiro álbum: nada de tentativas pop, nem super hits. Apenas rimas fortes, verdadeiras, cruas. E isso foi o bastante para levá-lo ao Hall da Fama.

Scarface - Emeritus
01. Intro (feat. J Prince)
02. High Powered (feat. Papa Rue)
03. Forgot About Me (feat. Lil Wayne & Bun B)
04. Can´t Get Right (feat. Bilal)
05. Still Here (feat. Shateish)
06. It´s Not A Game
07. Who Are They (feat. K-Rino & Slim Thug)
08. Soldier Story (feat. Z-Ro)
09. Redemption
10. High Note
11. We Need You (feat. Wacko Of UTP)
12. Unexpected (feat. Wacko Of UTP)
13. Emeritus
14. Outro

Download


Vídeo da faixa High Powered:


Vídeo da faixa Can't Get Right:

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Cara, esse álbum tá quase perfeito, eu acho que tem sim a faixa de grande destaque, e ela se chama "Soldier Story", a melhor composição lírica do Emeritus na minha opinião. Concorrente a melhor álbum do ano!

Anônimo disse...

Vc poderia fazer um review do Raw Footage do Ice Cube Felipe. Uma opinião de um expert nesses assuntos sempre faz a gente aprender mais

Anônimo disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,