domingo, 2 de março de 2008

Common Market: Common Market

Common Market é uma dupla de rap de Seattle, formada pelo DJ Sabzi - de origem iraniana e também membro do grupo Blue Scholars - e o emcee RA Scion. O grupo é novo, só tem um álbum lançado, mas é de uma qualidade imensa, representando bem a cena de Seattle, que vem crescendo bastante, graças também a outros grupos como o Blue Scholars, Boom Bap Project, etc.

Quanto a este grupo, o grande destaque é a abordagem dos caras, com letras políticas e espirituais, bastante influencidas pela religião persa Baha'í, descoberta por RA Scion em suas andanças pelo mundo: o cara passou por vários países, como Zâmbia e Grécia, e credita a isso seu desenvolvimento musical. Sabzi, por sua vez, até por causa de sua origem, já tinha contato com a fé Baha'í.

Algo que salta aos olhos(ou aos ouvidos, no caso) é a excelente produção do álbum. Sabzi prova ser um produtor de bom gosto, misturando a seus beats samples vocais e metais funkeados, alternando velocidades que vão desde a tranqüila Crossblow até a frenética Trinity. Outra característica elogiável é a capacidade do DJ de manter os beats simples, sem grandes frescuras, e ainda assim bem compostos e interessantes. O estilo de produção do iraniano remete à velha escola, embora também mostre sofisticação. É difícil escolher destaques entre os beats do álbum, mas faixas como o boom-bap Connect For, a "relax" Poison e a funkeada Re Fresh merecem ser mencionadas.

Agora, o emcee. RA Scion tem um grande diferencial, que é a sua experiência no exterior, conhecendo novas culturas. Seu maior acerto é conseguir trazer essas experiências para a sua escrita, o que automaticamente o afasta dos clichês norte-americanos, tanto o do super-bandido, quanto o do nerd pseudo-inteligente. Scion combina um flow impecável - de timing perfeito e voz confiante - a rimas extremamente inteligentes. Crossblow discute as contradições do Catolicismo, com linhas fortes como "Eles receberam a sabedoria de Salomão e escolheram trocá-la por ouro". Scion ainda encontra tempo para ir mais fundo na espiritualidade e misturá-la com filosofia em Re Fresh. Já Connect For é um clamor por mais união não só no rap, como também nas comunidades. Enfim, Scion traz toda uma nova abordagem às letras, com temas inteligentes e criativos, além de uma técnica afiada.

Outra coisa a ser destacada é a preocupação dos caras com quem se interessa pela música deles. No site deles, existe um grande número de informações, desde a agenda deles até a biografia, passando por algo muito importante: todas as letras do grupo, além de contarem como foi o processo de criação de cada música. Eu até hoje não sei o porquê de muitos grupos, bem conhecidos até, não fornecerem esses serviços básicos em seus sites, algo que torna muito mais fácil a compreensão da mensagem deles. Enfim, para aqueles procurando algo novo no rap norte-americano, Common Market é uma ótima opção. Beats bem elaborados e rimas inteligentes nunca são demais.

Common Market - Common Market
  1. Re-Fresh (3:43)
  2. Push (3:23)
  3. G'Dang Diggy (4:15)
  4. Connect For (3:17)
  5. Crossbow (3:29)
  6. Every Last One (2:41)
  7. Poison (4:13)
  8. Trinity (4:46)
  9. Kampo (1:57)
  10. Love One (3:24)
  11. Succor MC's (2:45)
  12. My Pathology (3:13)
  13. Keep Track (3:19)
  14. Doors (4:57)
Download Parte 1
Download Parte 2

Site Oficial - Common Market

2 comentários:

Anônimo disse...

MANO LOUCO O SOM DOS CARAS DA HORA HEI .. MIL GRAU MESMO...PAZZZZZ

Aviador of 22pm disse...

Yo man! I've checked a lot of blogs with rap music, but this one is really awesome! Great job! Congrats! Love from Poland!