quarta-feira, 9 de julho de 2008

T.H.U.G. Angelz: Welcome To Red Hook Houses

T.H.U.G. Angelz é um grupo formado por Hell Razah e Shabbaz The Disciple, dois dos nomes mais conhecidos de toda a legião de afiliados do Wu-Tang. Ano passado, Razah lançou dois álbuns muito elogiados pela crítica, enquanto Shabbaz alcançou seu reconhecimento no disco de estréia do Gravediggaz, com uma participação monstruosa no primeiro single do disco. Agora, os dois se juntam para homenagear o bairro onde cresceram em Nova Iorque.

Com a produção entregue a nomes pouco conhecidos - Bronze Nazareth e a dupla Blue Sky Black Death são os mais sonantes - o álbum sofre um pouco de falta de coesão. O problema é que não existe um caminho definido a ser seguido, não há uma atmosfera no álbum. Músicas lentas e sombrias se intercalam com outras mais aceleradas, outras mais agressivas, e quebram o fluxo do disco. Por outro lado, a química entre Razah e Shabbaz é evidente: embora, no momento, Razah esteja um nível acima, ambos soam muito confortáveis trocando versos, mostrando um entendimento incomum, tanto nos refrões, quanto nas letras e nos conceitos.

Prova disso é The Obituary, produzida por Bronze Nazareth, com samples vocais e marcações pontuais da caixa dando o ritmo para os emcees falarem sobre um amigo falecido. Na épica 144,000, os dois cospem milhares de referências bíblicas e religiosas, em perfeita sintonia. South Brooklyn é uma ode ao bairro dos caras, com um refrão muito bom de Shabbaz. Para finalizar, Audiobiography, que já havia aparecido em Razah's Cube, último álbum de Hell Razah, é remixada pelo coletivo Blue Sky Black Death, que dão um clima mais nostálgico à faixa, uma das melhores do álbum, na qual eles falam sobre como muitos emcees renomados copiaram algumas de suas idéias.

Enfim, mesmo com uma produção abaixo do esperado, Razah e Shabbaz conseguem superar as dificuldades com o incrível entrosamento que demonstram. Rimas e flows de alto nível, e uma homenagem interessante ao lugar onde cresceram. Embora o império Wu-Tang esteja cada dia mais em decadência, projetos como este mostram que o legado de RZA e companhia é, realmente, eterno.

T.H.U.G. Angelz - Welcome To Red Hook Houses
1. Cab Ride (Opening)
2. Welcome To Red Hook Houses
3. Jail Saga
4. The Obiturary (E.B.G.G.)
5. My Brothers Keeper
6. Gang Love
7. South Brooklyn (The Anthem)
8. Audiobiography Remix
9. Apt. 7G (Blacksmiths)
10. The Visit feat. 7th Ambassador
11. Under The Wing
12. Confessions Of A T.H.U.G. Angel (Closing)
13. 144,000

Download

Um comentário:

Daniel Tamenpi disse...

Salve, salve manow.. Aí.. bem que tu podia traduzir a letra de "Sly Fox", do Nas pra nóis hein.. O cara quebrou tudo!