sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Artfício: Ciclo Vicioso

A mistura entre e o jazz e o rap, quando bem feita, sempre foi bastante elogiada, e representa uma das novas direções que a música urbana pode explorar. Nos EUA, nomes como Gangstarr, Pete Rock & CL Smooth e The Roots são referências no que diz respeito a essa mistura. No Brasil, foram poucos os artistas que já foram fundo nesta fusão - o primeiro disco de Slim Rimografia é o primeiro que me vem à cabeça. Por tudo isso, é bom prestar atenção no Artfício, um grupo paulista, formado pela DJ Abstemious e os emcees Leonardo Ribeiro(L.R.) e Heitor Neto (H.Neto). Em Ciclo Vicioso, o primeiro disco do grupo, o jazz-rap é um dos grandes carros chefes.

Repleto de variados samples de saxofones e pianos típicos do jazz, o álbum mostra-se, imediatamente, diferente dos outros discos aqui lançados. Os timbres são sujos, low-fi, os scratches marcam presença constante durante todo o trabalho. Some isso a excertos inteligentes de filmes e uma "aparição" do mestre Cartola no fim de uma das músicas, e você terá um dos álbuns melhores produzidos no país nos últimos anos.

Para rimar nestes beats, L.R. e H.Neto são os escolhidos. Fica clara a influência da nova escola na estrutura dos dois, que buscam abordar temas mais abrangentes, fazendo pequenas crônicas do cotidiano, com uma forte carga de positividade nesta abordagem. As estruturas de rima são simples, mas não menos efetivas, enquanto seus flows, um mais acelerado, outro mais enfático - ambos com um controle de ar perfeito - casam perfeitamente, tanto entre si, quanto com os instrumentais. O único porém é uma certa falta de foco de ambos na hora da escrita, já que às vezes abstraem demais do tema da faixa e comprometem o objetivo geral de passar a mensagem, embora seja algo meio que inconsciente por parte deles.

As participações especiais também cumprem um papel importante no disco. Embora o francês Pyroman e o norte-americano Shawn Lucas façam boa perfomance, são os brasileiros que se destacam: Macário, do Projeto Manada, é responsável por ótimas rimas em Versos Habituais, enquanto as mineiras Controversas absolutamente roubam o show em Conexão SP-MG. Outros destaques são o beat uptempo, com um loop empolgante, de Ajustando Pensamentos, além da epítome jazzy de Versos Habituais, as strings picotadas de Rua Pura, o batidão de Atos Premeditados e a tranqüilidade de A Proposta.

No mais, é necessário parabenizar o grupo por colocar a tapa à cara logo com um álbum. A iniciativa é válida, pois passa melhor a proposta do grupo, algo que não pode ser avaliado tão bem via myspace. Com Ciclo Vicioso, o Artfício mostra ser uma das boas promessas do rap nacional, com beats certeiros e uma dupla de emcees bem entrosada e com levadas impecáveis.

Artfício - Ciclo Vicioso
01- Rimas Na Mente
02- Ajustando Pensamento (part. Pyroman)
03- Versos Habituais (part. Macário e DJ Gil)
04- Conceitos
05- A Proposta
06- Atos Premeditados
07- Conexão SP-MG (part. Controversas e DJ Abstemious)
08- Energia Natural (part. Simba)
09- Rua Pura (part. Shawn Lucas e Doidera)
10- Raios Sonoros (part. Marcela Ribeiro e DJ PG)
11- Ciclo Vicioso (part. DJ PG)
12- Críticas (part. R.Donati)
13- Iludido no Deserto
14- Estou de Boa
15- Jazzificando-nos

Download

3 comentários:

Mp3filmesgratis.com disse...

www.mp3filmesgratis.com
www.mp3filmesgratis.com
www.mp3filmesgratis.com

Gostei do POST hein!!!

Achei o seu BLOG bem interessante... e queria lhe porpôr uma parceria. Se estiver afim de fazer trocar banners com o meu blog... estou a disposição!!!

Aproveitar para convidar seus leitores a conhecerem o MP3FILMESGRATIS.COM

abrçs.

aaah, esqueci.

Seguinte... eu tenho uma conta de afiliados no buscape e no bondfaro... como vc deve ter tb... mas acabei de descobrir onde fazer uma conta de afiliados daqueles anúncios que são joguinhos. você já deve ter visto... ficam uns anúncios pedindo para vc apertar o botão e acertar o alvo, por exemplo.

Muita gente tá clicando nesses anúncios. Isso tá dando um dinheiro legal. Resolvi passar isso para meus parceiros... pq precisa de convite para fazer parte...

O link do meu convite é esse aqui: Convite_Gama_Virtual

Clica, cadastra seu BLOG e depois coloca os anúncios. coloquei e em três dias... fiz R$18,00... dá para fazer mais... bem mais.

Se vc ficar na dúvida e com medo de clicar no link .... entre em contato comigo que eu te explico e esclareço as dúvidas.

Josimar disse...

iai mano será q teria como fazer um repost deste album?

fiquei bastante curioso pra saber sobre este grupo...

se tiver komo eu agradeço de coração...

e caso tenha algum outro album q eu ñ peguei aki, eu posso te pedir pra repostar?

pq eu stou conhecendo o blog agora e tem mta coisa boa aki...

mto obrigado!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,