terça-feira, 7 de outubro de 2008

The Foreign Exchange: Leave It All Behind

Este é o novo disco da dupla formada pelo produtor holandês Nicolay e o emcee Phonte, do grupo Little Brother. O surgimento do Foreign Exchange é bastante curioso: os caras se conhecerem pela internet e produziram todo o seu primeiro disco - o aclamado Connected - trocando idéias pela grande rede. Daí veio o nome do grupo, bem sugestivo - Troca Estrangeira.

Leave It All Behind é o segundo disco da dupla, que, desde o lançamento do álbum de estréia, tem feito trabalhos bastante aclamados pela cena. Neste segundo trabalho, há uma grande diferença em relação ao primeiro: em vez de levadas e versos certeiros, Phonte ataca de cantor, dando vazão ao seu alter-ego Percy Miracles, mostrando grande versatilidade sobre os beats complexos de Nicolay. Auxiliado por outros intérpretes talentosos vindos diretamente da nova geração do soul, como Darien Brockington e Yahzarah, 'Te solta a voz, mostrando um estilo mais suave e introspectivo de cantar, sem muitas firulas ou grandes arrombos de emoção. Para os saudosos dos versos dele, ele faz uma concessão em All or Nothing, e cospe seu único verso no álbum inteiro.

Voltando ao estilo suave de Phonte, essa abordagem casa perfeitamente com os beats construídos por Nicolay. Abusando de baterias discretas e um clima mais downtempo e relaxado, o produtor holandês cria instrumentais atmosféricos, delicados, cujo requisito principal para serem bem apreciados é um fone de ouvido de qualidade. Os pormenores são vários, e é muito agradável ir percebendo a construção cuidadosa de cada beat. Daykeeper, o primeiro single do disco, resume bem o clima "aéreo" do trabalho, com Phonte e a cantora Muhsinah num dueto bem entrosado. Outros destaques são a relax All or Nothing, com teclados onipresentes e um clima de tarde de verão irresistível; o R&B clássico de I Wanna Know, com caixas mais presentes e um piano discreto no fundo; e If She Breaks Your Heart, cover de uma música de Stevie Wonder, com um clima totalmente tranqüilo, um bela linha de baixo e um piano esparso, além de grande participação de Yahzarah.

Enfim, quem esperava um disco de rap acabou se deparando com um álbum bem diferente. Num clima soturno e ao mesmo tempo relax, Leave It All Behind cruza as fronteiras do rap, flertando com o soul moderno e o R&B, com onze canções prontas para serem tocadas em momentos bem específicos e especiais. Mas, apesar da boa performance de Phonte, com certeza os fãs do seu lado emcee gostariam de mais alguns versos nas músicas. Não custava nada...

The Foreign Exchange - Leave It All Behind
01. Daykeeper feat. Muhsinah
02. Take Off The Blues feat. Darien Brockington
03. All Or Nothing/Coming Home To You feat. Darien Brockington
04. I Wanna Know
05. House Of Cards feat. Muhsinah
06. Sweeter Than You
07. Valediction
08. If She Breaks Your Heart feat. Yahzarah
09. If This Is Love feat. Yahzarah
10. Something To Behold feat. Darien Brockington & Muhsinah
11. Leave It All Behind

Download

3 comentários:

AiceMan disse...

Parceiro o link

da quebrado

abraçoatomico

Anônimo disse...

tbm esperava mais versos do phonte ..mais como fã incondicional do little brother ..já vinha escutando outras muicas do phonte solo...e já imagina que vinha nessa pegada de soul moderno..mais o album esta magnifico como sempre nicolay fazendo beats calmos e relax..classe a discaçooooo...é isso...

Unknown disse...

Na minha humilde opinião,esse é o melhor disco de 2008! Supriu todas as minhas expectativas...tô muito viciada!