sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Raekwon: Novos Singles

E parece que o já famigerado Only Built 4 Cuban Linx 2 realmente vai sair. Nas últimas semanas, Raekwon vazou duas músicas que supostamente estarão no disco, e ainda correm boatos nos fóruns americanos de que uma tracklist está prestes a sair. E, apesar de todas as brigas recentes entre os membros do Wu e o receio generalizado de que o novo álbum viria totalmente desvirtuado - chegou-se a cogitar produções de Kanye West e participações de The Game -, o que os novos singles mostram é que, pelo menos aparentemente, as coisas continuarão apenas entre os generais do Wu.

"Wu Oooh" é a faixa mais recente e é produzida por RZA - indício de que as diferenças foram resolvidas -, além de contar com as participações de Ghostface Killah e Method Man. Este último, aliás, revive Ice Cream e contribui com um refrão com sua marca registrada. O beat é, novamente, uma mostra da nova fase de RZA, mas com o cara sabendo adaptar-se aos objetivos de Rae: a batida é pesada e simples, acompanhada por um sample vocal que fica variando ao longo da faixa, embora acabe sendo um pouco enjoativo. Entretanto, nada que as performances dos três emcees não superem: além dos flows certeiros, as cadeias de rimas são complexas, bem estruturadas, cheias de rimas multi-silábicas e punchlines atordoantes. Como diz Meth no refrão: "Diga a um amigo, é aquele símbolo novamente, o W / (...) Novo em folha, de volta das favelas, é o Wu".

"Criminology 2" é, como o nome diz, uma sequência da faixa homônima do primeiro disco. Aqui, a curiosidade fica por conta do beat - novamente cortesia de RZA -, que usa o mesmo sample usado na original para dar vida à nova música. Obviamente, o sample é cortado de outra forma, embora ainda mostre que é uma releitura. O sample do filme Scarface no início e as habituais histórias criminais de Raekwon e Ghostface dão a dica de que o novo álbum realmente será uma continuação.

Por fim, há a faixa mais antiga. "G-Hide", ou "The Jihad", foi lançada ano passado, e não foi recebida como um single, até porque o papo do novo "Only Built..." já virara lenda. Até por isso, eu não tinha postado por aqui. De qualquer forma, aqui está. Dessa vez, a produção é de Necro: novamente uma batida pesada e simples, acompanhada por um sample vocal, embora este seja bem diferente de Wu Ooh, é algo menos convencional, provavelmente alguma gravação não-americana. Raekwon - e Ghostface novamente, para variar - mostra que seu storytelling continua intacto.

Destas três faixas, algumas considerações podem ser feitas: parece que Raekwon entendeu que, se quer realmente uma sequência do clássico de 1995, é preciso que ele mantenha a fórmula, o que subentende-se como ter RZA produzindo o máximo de músicas possível e contar com seus companheiros de Wu - principalmente Ghostface - no microfone. Analisando os três singles - ainda há State of Grace, lançada há uns três anos -, ainda não dá para saber como será o conceito do álbum, ou se realmente haverá um, e como ele será conectado, mas dá para perceber que as histórias sobre crime continuarão tema recorrente, o que é a especialidade de Rae. A única diferença visível está no flow da estrela da companhia: esqueça a delivery cheia de energia do começo da carreira. Agora, Rae está mais técnico, mais cerebral, como se passasse, usando a metáfora do próprio álbum, de um novato no mundo do crime para um mafioso respeitado.

Enfim, resta agora aos fãs ardorosos do Wu aguardar os próximos capítulos de uma novela que já se arrasta por anos e agora parece estar próxima do fim. É claro que recriar um clássico como "Only Built..." é quase impossível, mas, dada a situação atual da cena, um disco com 30% da qualidade do primeiro já será lucro. Por enquanto, as faixas já lançadas nos dão a possibilidade de otimismo.

Downloads:
Wu Ohh feat. Ghostface Killah e Method Man
Criminology 2 feat. Ghostface Killah
The G-Hide feat. Ghostface Killah

4 comentários:

Anônimo disse...

E quem anda dizendo que Wu-Tang tá morto?

Anônimo disse...

eu estou a espera, espero que seja brutal

Anônimo disse...

Esse álbum precisa de participações com um "Q" criminoso, tipo Kool G Rap, Blaq Poet, AZ, Foxy Brown, Nas Escobar... umas produções do Dre caíriam bem também.

Anônimo disse...

o wu é imrotal, esse cd tem q ser mt foda, pelo tempo de espera