quarta-feira, 10 de junho de 2009

Letra Traduzida: Jay-Z - Death of Autotune

Ele pode ser pop, vendido, ter deixado de rimar bem desde Reasonable Doubt, ou qualquer coisa que as pessoas sempre acusam ele de ter feito, mas uma coisa Jay-Z não é: burro. O cara sempre soube explorar - no bom sentido - o rap e todas as tendências que o gênero produz. A nova jogada de mestre do Sr. Carter foi determinar a morte do Autotune, justo numa época em que o uso excessivo da ferramenta já causava náuseas a uma boa parte dos fãs. Ok, se alguém pudesse apostar, com certeza jogaria as fichas de que o marido da Beyoncé iria apelar para a voz eletrônica, e não matá-la. Essa é uma das razões que fazem de Jay um dos caras mais bem sucedidos do hip hop.

"Death of Autotune", o single de rua do novo disco de Jay, Blueprint 3, é uma demonstração de relevância do cara no jogo, como se ele falasse para todos os rappers de fraldas: "Tudo bem, meninos, vocês estão exagerando na caquinha. Vamos acabar com isso". Para ter sua mensagem bem entendida, Jay-Z recorre a um instrumental soberbo, cortesia de No I.D., uma mistura de bateria e metais jazzy com outros samples puxados por blues - a gaita de complemento é simplesmente arrebatadora. O beat é completíssimo, graças à gama de excertos disponíveis. A guitarra é onipresente, nos momentos críticos aparece a gaita, depois o saxofone dá as boas vindas ao refrão.

Claro, tudo pode ser marketing - a aparição com o ícone do autotune T-Pain dá provas disso -, mas Jay não sai perdendo de modo nenhum. Para os artistas e amigos usuários da ferramenta, é tudo business; para os fãs querendo matar o inventor do programa, um hino que ainda vai fazer muito barulho até o lançamento de Blueprint 3. Bom, sem mais delongas, fiquem com a tradução da letra:

Artista: Jay-Z
Album: Blueprint 3
Música: Death of Autotune - A Morte do Autotune

[ Intro / Refrão]
Na na na, hey, hey, hey, adeus
Segure-se
O único rapper a reescrever a história sem uma caneta
No ID na batida, deixe a história começar

[ Verso I ]
Isto é anti Autotune, a morte do ringtone
isto não é para o ITunes, isto não é para cantar junto
isto é Sinata na ópera, traga uma loura,
de preferencia com uma bunda grande, que possa cantar errado
isto não é politicamente correto, pode ofender minhas conexões políticas
meus raps não têm melodias, eles deveriam fazer os bandidos quererem sair e cometer assassinatos
tomar a sua corrente
eu posso fazer isso por mim mesmo
eu sou tão Brooklyn
eu sei que nós estamos encarando uma recessão
mas esta música que todos vocês estão fazendo
farão disso a grande depressão
toda a sua falta de agressividade
abaixem suas saias, representem seus bairros
yeah, isto é apenas violento
isto é a morte do Autotune
momento de silêncio

[ Refrão ]

[ Verso II ]
Esta não é uma faixa número um
isto é praticamente um assalto com uma arma letal
eu fiz apenas por Flex e Mr. Cee
eu quero que as pessoas sintam-se ameaçadas
pare com essa porra de choro
a criança, o cachorro, todo mundo morrendo
não é mentira
os jeans de vocês, garotos, apertados demais
suas cores, brilhantes demais, sua voz, leve demais
eu posso vestir preto por um ano inteiro
eu poderia trazer de volta as sombras de Versace
isto não é para Z100*
Kanye disse-me para matar todos vocês que mantém isso a 100
isto é para a Hot 97**, para Khaled, pelo "We The Best"
Yeah, isto é apenas violento
esta é a morte do autotune
momenot de silêncio

[ Refrão ]

[ Verso III ]
Isto poderia precisar de um verso do Jeezy
eu podia mandar isto para a mixtape do Weezy
arrumar alguem da BMF*** para falar aqui
dar isto a um blood, deixar um crip fazer um c-walk sobre isso
50 mil para mostrar seu estilo nisto
eu não preciso de ninguem sorrindo nisto
vocês, rappers, estão cantando demais
voltem para o rap, vocês estão dando uma de T-Pain demais
eu sou um múltiplo milionário, então como eu ainda sou o negro mais durão aqui?
eu não estou nos corredores dos conjuntos habitacionais
falando sobre como fico por lá o dia inteiro
isto soa estúpido para mim
se você é um gangster, isto é como você prova para mim
yeah, apenas seja violento
esta é a morte do Autotune
momento de silêncio

11 comentários:

Anônimo disse...

Tenho o post inteiro no feeds: Ele pode ser pop, vendido, ter deixado de rimar bem desde Reasonable Doubt, ou qualquer coisa que as pessoas sempre acusam ele de ter feito, mas uma coisa Jay-Z não é: burro. O cara sempre soube explorar - no bom sentido - o rap e todas as tendências que o gênero produz. A nova jogada de mestre do Sr. Carter foi determinar a morte do Autotune, justo numa época em que o uso excessivo da ferramenta já causava náuseas a uma boa parte dos fãs. Ok, se alguém pudesse apostar, com certeza jogaria as fichas de que o marido da Beyoncé iria apelar para a voz eletrônica, e não matá-la. Essa é uma das razões que fazem de Jay um dos caras mais bem sucedidos do hip hop.

"Death of Autotune", o single de rua do novo disco de Jay, Blueprint 3, é uma demonstração de relevância do cara no jogo, como se ele falasse para todos os rappers de fraldas: "Tudo bem, meninos, vocês estão exagerando na caquinha. Vamos acabar com isso". Para ter sua mensagem bem entendida, Jay-Z recorre a um instrumental soberbo, cortesia de No I.D., uma mistura de bateria e metais jazzy com outros samples puxados por blues - a gaita de complemento é simplesmente arrebatadora. O beat é completíssimo, graças à gama de excertos disponíveis. A guitarra é onipresente, nos momentos críticos aparece a gaita, depois o saxofone dá as boas vindas ao refrão.

Claro, tudo pode ser marketing - a aparição com o ícone do autotune T-Pain dá provas disso -, mas Jay não sai perdendo de modo nenhum. Para os artistas e amigos usuários da ferramenta, é tudo business; para os fãs querendo matar o inventor do programa, um hino que ainda vai fazer muito barulho até o lançamento de Blueprint 3. Bom, sem mais delongas, fiquem com a tradução da letra:

Felipe Schmidt disse...

Anônimo, meu querido, você salvou o post! Valeu mesmo!

Pensador disse...

éu sou um usuário do vosso blog, passo por aqui varias vezes por dia, mas esse post, desceu muito na conssideração que tinha por este blog...
o jay z pode ter algum valor, mas ele foi sempre daqueles que fez rap pra fama, dinheiro e etc. como ele À muitos hoje em dia.... ele foi o primeiro de toda essa nova geração de mentirosos e chibos....
ha raperes que se juntaram a fama, mas sempre foram reais,Dre & Snoop, Nas, Busta, o jayz nunca teve um passado no rap, ele foi sempre uma bitch mentirosa..... esse é o meu ponto de vista, vosses que tirem as vossas conclusões.....

Gusta disse...

Tudo pode ser marketing, de fato. Mas é fato tbem que Jay-Z continua relevante no rap. E depois de tanto tempo, é louvável q ele se mantenha nesse estado.
Bom post, e valeu pela letra.

Agora, se nao for pedir demais, coloca uma traduzida do "The Ecstatic". =D

Felipe Schmidt disse...

Gusta, já estou caçando as letras, mas até agora só achei da "Life In Marvelous Times", mas pouco confiável. Assim que elas forem saindo, eu traduzo uma, sim.

Abraço!

Gusta disse...

Opa!
Fico aguardando então.
Valeu a resposta.

Abraço!

Rafael-Crunk disse...

Apesar de eu não gostar da musica, do ritmo e melodia mas a letra está totalmente correta, os rappers precisam parar de cantar e começar a RIMAR

Anônimo disse...

a idéia da letra é válida, mas o modo como essa idéia foi apresentada na tradução ñ foi tão incrível qt eu achei q seria...

Anônimo disse...

agora eu tava lendo meu comment anterior, falei faei e ñ disse nada rsrss ...

Anônimo disse...

T-Pain Começou com essa moda e ficou até legal então não tem muito problema dele usar já acostumou, Lil Wayne Usou um pouco e até parou de usar, agora Kanye West tá exagerando muito e o pior é que ele é um bom rapper e usa isso tá usando isso muito ai já vira um problema XD

Anônimo disse...

O JAY Z É FODAAAAA SEUS MANÉ TEM QUE ESCULHAMBA MESMO OS CARA QUE INVENTA MODINHA BESTA VAI A MERDA.