sábado, 20 de junho de 2009

U-God: Dopium

Gravadora: Babygrande
Ano:
2009
Produtores:
Teddy Ted (faixas 1,2,3 e 9), 4th Pyramid (4)), Da Beathoven (5), Hakim (6), The Twilite Tone (7 e 10), Andre Clarke (8), Large Professor (11), Bloody Beetroots (12), Yuksek (13) e Felix Cartel (14).
Participações: Scotty Wotty (faixas 1, 3 e 12), Ghostface Killah (1), Cappadonna (2), Killah Priest (2), GZA (3 e 12), Mike Ladd (4), Raekwon (5), Slaine (5), Y-Not Da Beast (5), Jim Jones (6), Sheek Louch (6), Method Man (8), Lethafase (10), Large Professor (11)

No auge do Wu-Tang Clan, muitos emcees lançaram seus álbuns solos e conquistaram ainda mais reconhecimento. Ol' Dirty Bastard, Method Man, GZA, Raekwon e Ghostface, todos foram responsáveis por trabalhos que marcaram os fãs de rap. Os outros integrantes, porém, não tiveram a chance de ter um disco completamente produzido por um RZA na melhor fase da carreira. Caras como Inspectah Deck e Masta Killa teriam grandes chances de assegurarem um clássico para suas carreiras. U-God, por sua vez, foi o que mais sofreu: o membro menos festejado do Wu seria na teoria quem mais precisaria de uma produção brilhante. A falta de atenção de RZA gerou até brigas entre os dois, com Golden Arms ameaçando sair do Wu. Posteriormente, ele lançou por conta própria seus solos, todos bastante criticados. Eis que em 2009, U-God ataca novamente, com Dopium.

Sem qualquer ranço de produtores da chancela do Wu - nem RZA, nem 4th Disciple, nem True Master -, U-God confiou em beatmakers desconhecidos para emular o som tradicional do grupo e tão requisitado pelos fãs. Por outro lado, teve a ajuda de nomes da casa, como os generais GZA, Method Man e Raekwon, além de Cappadonna, Killah Priest, Large Professor, Jim Jones e Sheek Louch. A presença mais significativa, porém, é de Scotty Wotty. Para quem não sabe, era para Scotty ser um membro do Wu desde o início - fato que só não ocorreu por causa de seus inúmeros problemas com droga. Descrito como um GZA com um flow mais suave, Scotty só pôde debutar no rap em "Dopium".

Mas nem só de curiosidades vive o disco. O registro tem um início fulminante, com as três primeiras faixas bastante animadoras. Primeiro, "Train Trussle", com Ghostface e Scotty Wotty, um batidão soturno com samples esparsos e colagens de Mike Tyson feito sob medida para iniciar um álbum com a marca Wu. Em segunda, as coisas clareiam um pouco com a quase gospel "God is Love", que mantém a batida forte, mas incorpora um sample vocal no mix que dá um clima especial à música. Logo depois, U-God é completamente ofuscado por Scotty Wotty e GZA, em "Stomp Da Roach". Enquanto o primeiro exibe um flow imaculado, o segundo usa mais uma vez seu arsenal de metáforas para descrever seu bairro.

A partir daí, porém, o álbum perde um pouco sua direção. As pancadas que pareciam dominar o trabalho depois das três primeiras faixas começam a ficar menos efetivas. O hardcore ainda aparece em "Coke", enquanto a promissora "Wu-Tang" parece ter sido nomeada aleatoriamente, pois não trata de nada relativo ao grupo, apenas U-God sendo novamente ofuscado por Method Man em versos que tratam de assuntos randômicos. "New Classic" dá um sopro de esperança com o beat minimalista de Large Professor. Entre estas faixas, porém, músicas clichê como "Hips" e "Rims Pokin Out" mostram um lado mais radiofônico que culmina em três faixas remixadas para o dance no fim do disco, o que obscureceu ligeiramente a real intenção do registro.

Na verdade, U-God mostrou-se incapaz de carregar um álbum inteiro. Seu estilo é interessante, com frases curtas para valorizar as várias rimas multi-silábicas e internas que ele emprega, mas não há variação. A decisão de apostar em batidas à la Wu mostrou-se bastante acertada, afinal é onde ele se saiu melhor. Uma pena que a proposta não foi executada a 100%. Dopium, no final das contas, oferece algumas boas faixas para os fãs saudosos do Wu, sofre pela indefinição de direção ao longo do álbum, mas serve como bom aperitivo para os próximos lançamentos sobre a marca do grupo.

U-God - Dopium
01: Train Trussle (feat. Ghostface Killah & Scotty Wotty)
02: God is Love (feat. Cappadonna & Killah Priest)
03: Stomp Da Roach (feat. GZA & Scotty Wotty)
04: Lipton (feat. Mike Ladd)
05: Coke (feat. Raekwon, Slaine & Y-Not Da Beast)
06: Magnum Force (feat. Jim Jones & Sheek Louch)
07: Hips
08: Wu-Tang (feat. Method Man)
09: Dopium
10: Rims Pokin' Out (feat. Leathaface)
11: New Classic
12: Stomp Da Roach (Remix) (feat. GZA & Scotty Wotty)
13: Dopium (Remix)
14: Hips (Remix)

Download

4 comentários:

Phoenix disse...

Não acompanho muito o blog diretamente (e sim via RSS), mas vim hoje pra comentar e parabenizar pelas excelentes resenhas de tantos albums e bandas/grupos que passaram por aqui.
Realmente não tenho visto nível e conhecimento parecido, por aí afora.

Grande abraço e vida longa!
[]s

C.R.E.A.M disse...

Mano , comecei a ouvir o cd e gostei das pancada, mas dai foi piorando, piorando, e acabou mal.
talvez se o RZA olhasse mais pelo U-God o cd fosse melhor.
Os cara tem q agir como familia em qualquer ocasião, seja com que membro da familia for.
Caras como o Killah Priest, q nem do grupo é tem mais respeito na familia do q o U-God.
Paz

Anônimo disse...

na minha opinião kila priest tem mais respeito pq eh melhor q o u-god

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,