domingo, 4 de outubro de 2009

Black Sunn: The Sunn is Black EP

Ano: 2009
Gravadora: independente
Produtor: Damu the Fudgemunk
Participação: 810 (faixa 6)

Black Sunn é um moleque de 19 anos, de Baltimore, nos Estados Unidos. Mais um prata da casa nesse jogo do rap, o cara lançou seu primeiro trabalho gratuitamente na última semana. "The Sunn Is Black" é um EP, um aperitivo para o primeiro disco da criança, que deve sair ainda em outubro, e se chamará "GodSound". E, para dar o primeiro passo nesas difícil caminhada rumo aos milhões, às belas mulheres e aos carros de última geração, ele decidiu usar beats disponíveis da internet de um produtor extremamente talentoso. Não foi o Pharrell, nem o Kanye West, muito menos o Dr. Dre. O escolhido foi o beatmaker predileto deste blog atualmente: Damu the Fudgemunk.

Aproveitando-se da benevolência de Damu, que nos últimos anos ofereceu a nós, pobres mortais, dois álbuns instrumentais gratuitos, Black Sunn pegou cinco batidas para rimar suas experiências de vida, seus pensamentos, suas vontades. Não espere um Nas, que com a mesma idade fez "Illmatic", mas fica claro que o moleque tem potencial para dar bons trabalhos ao Hip-Hop. O primeiro indício disso é que ele dá espaço a bons temas, muitos bastante ligados à arte de fazer música. É assim em "4eva (This Is...)", na qual ele fala sobre a eternidade a que estão condenados seus raps, cita disco do A Tribe Called Quest e admite: "Ainda estou tentando entender a vida em sua essência".

A dificuldade em conciliar a missão no rap às outras tarefas casuais é retratada em "Puttin In Work", assim como o manifesto de apresentação de Black Sunn, em "Who I Am". Entretanto, algo que ajuda bastante o moleque a se destacar é, sem dúvida, a produção indireta de Damu. Quem ainda não ouviu nada sobre o cara, precisa correr atrás imediatamente. Com caixas pesadas e uma elegância que descende diretamente do grande Pete Rock, o beatmaker garante a cabeça de qualquer um balançando durante os 20 minutos do EP. "The Prelude" evoca pianos jazzísticos e bateria sujíssima; "Who I Am" mexe com um sample já conhecido por fãs mais atentos, "Puttin In Work" apela a metais certeiros, e "So Alive", não bastasse o loop contagiante, vai fazer você ficar seguindo a linha de baixo com a boca no meio do ônibus - eu sou exemplo disso.

As dúvidas que pairam sobre Black Sunn é se ele vai poder carregar um álbum inteiro nas costas, provavelmente com outro tipo de produção. A grandeza dos beats de Damu encobre um pouco os pontos mais débeis do rapper - o flow principalmente. Será que as batidas guardadas para "GodSound" vão auxiliar o moleque? Será que poderemos notar alguma evolução entre EP e disco?

Black Sunn - The Sunn is Black EP
01. The Prelude (GodSound)
02. 4eva (This is...)
03. Puttin' In Work
04. So Alive
05. Who I Am
06. No Sleep

Download

3 comentários:

thew disse...

se não me engano ele tem outros 2 discos alem desse um com o mydus e outro com produtores diversos muito bons por sinal abço felipe bela resenha!!

Lion Lou disse...

vou checkar isso.
por norma a sua opiniao nunca falha

Gusta disse...

Realmente...
é evidente a produção como ponto alto do disco... mas gostei do MC. Tem futuro o moleque.