quarta-feira, 16 de julho de 2008

Amanda Diva: Life Experience

Agora falando de femcees, as mulheres com talento suficiente para estar no jogo do rap sem apelações, apresento Amanda Diva, uma emcee, poetisa, cantora e jornalista, que tem feito bastante barulho ultimamente, trabalando com nomes como Q-Tip e DJ Kay Slay. Ela inclusive já participou de um concurso de poesia na MTV, apresentando a poesia que, mais tarde, se tornaria em 40 MC's, um dos grandes destaques deste álbum.

Na verdade, Life Experience é um EP de estréia da menina. Aqui, apesar do rap predominar, ainda há espaço para Amanda cantar e se aventurar na spoken word, uma espécie de declamação de poesia, característica de nomes como os veteranos The Last Poets. A produção é discreta, delicada, com um leve toque de R&B, deixando espaço suficiente para Amanda mostrar sua habilidade e disposição - o que não tem nada a ver com a dança do Créu.

Em Supa Woman, ela usa um quê ragga para homenagear as mulheres batalhadoras; na já citada 40 MC's, uma das melhores faixas não só do álbum, mas do ano, ela usa o bom humor para criticar a saturação do mercado do rap, além de dar leves tapas na sociedade em geral e traçar um rápido panorama do gueto, tudo sobre um sample de piano irresistível:

"Esta rima é um pouco mais profunda, sobre os 40 emcees
que são vistos em cada esquina da cidade de Nova Iorque
eles dizem que rimam pelo amor e pela fama
tratando nossa cultura como se fosse um jogo
(...)
Existiam 40 emcees no meu bairro, três tiveram filhos
um foi preso, o outro foi baleado"

Continuando a saga em descrever o gueto, Windows Over Harlem é uma viagem ao Harlem pelos olhos de Amanda, que ora canta, ora rima, sobre um beat tranqüilo, meio soul, meio R&B, mesma atmosfera encontrada em Brown Girl, na qual ela fala diretamente para as meninas negras. Para finalizar, I Know(Better World) é a faixa mais "rap" do disco, um beat acelerado e pesado mesclado a samples discretos, enquanto Crazy World é uma espécie de freestyle, com alguém fazendo o beat a base de batucadas, uma forma de bem original de fechar o disco.

Definitivamente, Amanda Diva mostra ter lugar na nata não só do rap, como da música em geral, graças à versatilidade e capacidade tanto de rimar, quanto cantar. Vale dizer que ela rima e canta em todas as músicas do álbum. Além disso, possui boas rimas e preocupação em falar de coisas importantes. Olho na menina.

Amanda Diva - Life Experience
1. Life Experience Intro
2. Bright Lights
3. Supa-Woman
4. 40 MC’s
5. Windows Over Harlem
6. Brown Girl
7. New School Old School Interlude
8. I Know (Better World)
9. Life To Love Outro
10. Crazy World (Bonus Track)

Download

Vídeo da faixa 40 MC's:


Vídeo da faixa Supa Woman:


Vídeo da faixa Windows Over Harlem:

6 comentários:

Anônimo disse...

Ae sou fã dessa mina! 40 MCs é um hino pra mim heheheeh. I got 40 MCs on my block...Queria muito achar a letra dessa musica, mas nao acho de jeito nenhum! Ótimo post!

Felipe Schmidt disse...

Pois é cara, também já vasculhei a internet toda pra achar a letra e não acho, aí tenho q me contentar com os pedaços q eu consigo entender rs

valeu, abraço!

Anônimo disse...

baixei e aprovei. grande disco, ótima mc.

Anônimo disse...

nussa, que achadO !
voz loka, rima b0a e um som que agradou d+ meus ouvidoS !

Anônimo disse...

pois é ela ja era boa no grupo, solo tb ficou a pampa, sem contar q a mina faz de tudo né nao?
Mas ai, só queria mesmo é agradecer por compartilhar o album todo, desde que lançou eu ando procurando por ai...valeu! Share the world!

Anônimo disse...

ai loco mesmo, ja havia visto pra baixar em outro blog mais não dei tanta atenção.Agora vejo que devo ficar mais atento tem muito som loco rolando por ai.
estoro!!!!!