domingo, 20 de julho de 2008

Doap Nixon: Sour Diesel

Doap Nixon é um emcee integrante do coletivo Army of the Pharaohs, capitaneado pelo gordinho mais raivoso do rap, Vinnie Paz, do Jedi Mind Tricks. Depois de brilhar no último álbum do grupo, Ritual of Battle, agora Doap lança seu álbum de estréia, produzido executivamente pelo emcee do Jedi, com produções de nomes como Apathy, Snowgoons, Stu Bangaz, Undefined e Stress.

Como bom integrante do AOTP, Nixon traz para Sour Diesel a fórmula básica do coletivo: beats simples e pesados combinados com rimas agressivas e geralmente voltadas para o battle rap. A idéia de trazer de volta à cena o velho rap do começo dos anos 90 é elogiável, mas Doap não triunfa completamente no álbum, a princípio por alguns beats serem pouco inspirados, ou simplesmente não terem nada que os faça se destacarem. Este problema também acomete Doap, que mostra um trabalho bastante consistente no microfone, embora não tenha nenhuma performance destacada.

Na verdade, o que parece é que a fórmula já está desgastada. Particularmente, o segundo álbum do coletivo, que seguiu rigidamente o mesmo binômio battle rap+beats pesados, soou um tanto quanto limitado, justamente por não oferecer variedade. Ainda assim, Sour Diesel oferece algumas boas músicas que certamente merecem espaço no MP3 player: The Wait Is Over tem a presença do padrinho Vinnie Paz e um riff de guitarra misturado a strings no fundo; Heaven Is Calling tem a ajuda de um vocal melódico, uma letra mais introspectiva e belíssimas strings mais presentes no beat. Por fim, Everything's Changing tem um vocal acelerado que dá o tom da faixa, além de um beat picotado ao melhor estilo Premier, enquanto Warning Shot recorre novamente a riffs de guitarra para dar o peso necessário à letra que critica o estado atual do rap.

A estréia de Doap Nixon é certamente promissora, mas é necessário que ele abandone velhas fórmulas já esgotadas pelo seu próprio coletivo para alcançar maior sucesso. Ele tem boas rimas e a noção exata do gosto dos fãs do verdadeiro rap. Basta adicionar mais criatividade nos conceitos para que crie um álbum de grande qualidade. Ainda assim, Sour Diesel é um bom esforço, altamente recomendável para os fãs de Army of the Pharaohs e seus integrantes.

Doap Nixon - Sour Diesel
1. Intro
2. Behind the music
3. Tis the season ft. Nature & Good Money
4. The wait is over ft. Reef The Lost Cauze & Vinnie Paz
5. Heaven is calling ft. Cynthia Holliday
6. Everything’s changing
7. Just venting (skit)
8. Get dirty ft. reef the lost cauze & demoz
9. Warning shot ft. king syze, crypt the warchild, planetary & king magnetic
10. Don’t blame us ft. n.i.z.
11. Respect my g. ft. good money
12. Gangsta ft. demoz, reef the lost cauze & planetary


Download

3 comentários:

Anônimo disse...

that doesn't happen everyday. wish you all the best.

Gusta disse...

Gostei do álbum até. Me agrada mto esse "rap sem firula", mas tbem me pareceu mais do mesmo.

Ja ouvisse esse?
http://www.fotolog.com/underlista

abraço!
e parebens pelo melhor blog =D

Anônimo disse...

ha