terça-feira, 5 de agosto de 2008

Dagha: The Divorce

Dagha é um emcee de Boston e membro da Zulu Nation, parceiro do produtor Insight - quem acompanha o blog desde o início já ouviu falar dele no grupo Y Society. Depois do relativo sucesso do seu primeiro álbum, chamado Object in Motion, Dagha volta aos trabalhos com The Divorce, no qual ele conta a história de seu próprio divórcio e analisa os vários lados de um relacionamento. A produção do disco - que vem recebendo muitos elogios nos EUA - ficou por conta de DJ Real e do próprio Insight.

Primeiro de tudo, este é um álbum conceitual, bastante específico, o que significa que, pelo menos quanto às letras, não "conquista" os ouvintes rapidamente. Obviamente, quem já passou por uma situação como a tratada no álbum vai se identificar bastante, enquanto aos outros resta apreciar o flow e a técnica de Dagha e os beats do disco. Aliás, a produção merece muitos elogios por sua simplicidade e, ao mesmo tempo, capacidade de entretenimento. São beats minimalistas, com poucos samples, na maioria loopados, com os timbres de bateria recém-saídos do vinil.

Outro ponto favorável é a consistência do álbum, algo que eu particularmente acredito que tenha muito a ver com o fato de ser um trabalho conceitual. Com tanta coesão, é difícil pinçar destaques individuais, mas vou me arriscar: Devil's Work é um ótimo cartão de visitas, com Dagha mostrando um flow perfeito e um beat simples e efetivo; Cliche, o primeiro single, tem uma mistura de jazz com caixas pesadas que lembra um pouco os primeiros trabalhos de Pete Rock; Playhouse é uma faixa mais "pra cima", com um loop de metais dando o suíngue necessário; por fim, Scat tem um instrumental mais complexo, cheio de camadas de samples.

Confesso que eu demorei bastante para ouvir esse disco, talvez por preconceito com o título, por achá-lo meio "tosco". Ledo engano. É um ótimo disco, bastante agradável de ouvir, com uma produção muito boa e um emcee talentoso. Nada de inovador nem diferente, apenas rimas e batidas bem feitas. Ouça esse álbum, não cometa o mesmo erro deste blogueiro ignorante.

Dagha - The Divorce
01 The Setting
02 Devil's Work
03 Changed Locks
04 My Luck
05 Cliche
06 Playhouse
07 Monogamy
08 A Man's Question
09 She Left
10 Whatever It May Be
11 Try
12 What I'mma Do?
13 Scat
14 Ashy Knees Outro

Download

Vídeo da faixa Scat:

Um comentário:

Daniel Sanchez disse...

Surpreendentemente bom.