sábado, 30 de agosto de 2008

Scientifik: Criminal

Scientifik era um emcee de Boston, e lançou um dos álbuns mais subestimados da história do rap: Criminal. Eu digo era, porque ele faleceu em 1996, em mais uma morte mal explicada, cuja versão mais difundida é a de que ele matou sua namorada e depois se suicidou. De qualquer forma, o que deve ser ressaltado e exaltado é o legado que Scientifik deixou: um álbum que representa bem a época, produzido por lendas como RZA, Buckwild e Diamond D. Como podemos perceber, o maluco tinha talento, senão produtores tão renomados não estariam envolvidos.

O maior crédito do álbum é que ele remete totalmente à época de ouro do rap e da costa leste dos EUA. A produção é repleta de samples de jazz, batidas pesadas e sujas, e scratches. Para resumir tudo, é o bom e velho boom bap de Nova Iorque presente por todo o álbum: a primeira faixa, Lawtown se encarrega de mostrar isso perfeitamente, com caixas pesadas, um piano discreto e umbelíssimo sample de saxofone que garantirão a ela um lugar instantâneo no seu MP3 player; Jungles of Da East mostra Scientifik no auge, sobre uma linha de baixo marcante e scratches no refrão; o beat de Overnite Gangsta poderia facilmente estar em Illmatic e ninguém estranharia, e ainda daria um refrão contagiante; As Long as You Know é uma jóia, reminiscente da época em que RZA produzia apenas clássicos, como este beat pesado e minimalista. Por fim, Fallen Star retoma o lado jazzy do disco, enquanto Down Lo Ho volta a mostrar o talento de Scientifik para criar bons refrões.

Se a sonoridade é impecável e não deixa dúvidas quanto à época em que foi produzida, Scientifik segue o mesmo caminho: seu flow casa perfeitamente com os beats, enquanto as letras - como o título do álbum mostra - estão voltadas para os temas recorrentes do período: histórias do crime, mixadas entre exaltação e reflexões sobre a situação, como em Lawtown e Fallen Star, respectivamente. Os temas podem soar datados hoje, mas é bom lembrar que na época ainda era um assunto não tão explorado quanto hoje.

Enfim, este disco é mais uma daquelas pérolas escondidas do rap, trazendo de volta tudo o que havia de bom no início da década de 90: instrumentais agressivos, samples originais e grande emceeing. Para aqueles com saudade do rap hardcore da costa Leste, Criminal é um dos álbuns obrigatórios, que vai fazer você se perguntar por que o rap mudou tanto desde aquela época.

Scientifik - Criminal
1. Lawtown
2. I Got Planz feat. Diamond
3. Jungles Of Da East
4. Overnite Gangsta
5. Yeah Daddy
6. Still An Herb Dealer
7. As Long As You Know feat. EDO.G
8. Fallen Star
9. Downlo Ho
10. Criminal

Download

Um comentário:

Unknown disse...

valeu por postar essa pedra,muito forte esse album. boom bap de responsa.