sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Illa J: Yancey Boys

Geralmente, irmãos seguem duas linhas dicotômicas: ou são muito parecidos, ou não têm nada a ver um com o outro. Mais forte do que isso, porém, há uma ligação entre os dois quase mística, algo diferente de tudo. Irmãos são produtos, na maioria dos casos, do mesmo casal, vivem juntos durante quase 20 anos e são a família um do outro na fase adulta e na terceira idade. Irmãos brigam muito, é claro, mas não vivem sem o outro. No caso de Illa J e J Dilla, acredito que a dicotomia do início do parágrafo é clara: eles são muito parecidos, num ponto crucial: vivem para o rap. Dilla, inclusive, morreu pelo rap. Mas seu irmão mais novo está aí para carregar a tocha de seu legado. A primeira providência foi o lançamento de Yancey Boys, com todos os beats provenientes diretamente de algum arquivo de beats empoeirado de Dilla.

Illa J não é uma sumidade como emcee - seu irmão também não o era - mas acerta em cheio ao focar seu disco nos petardos produzidos por Dilla, adaptando-se a eles. Em sua maioria, os beats usados aqui são simples, minimalistas, com samples esparsos, dando um clima meio "aéreo" ao álbum. O primeiro acerto de Illa é manter uma coerência na escolha dos instrumentais, sem criar uma salada de estilos desnecessária, conseguindo assim coesão, além de dar o clima espiritual necessário para um encontro entre irmãos dessa natureza. Faixas como Everytime e Timeless são um bom exemplo desta espiritualidade nos beats: a primeira contém os tais samples espaçados, enquanto a segunda é guiada por um belo piano loopado.

Além de rimar, Illa J também mostra suas habilidades cantando. Na supracitada Timeless, ele mostra bem esse lado, e se sai bem. Nas rimas, ele também mostra ter talento, variando bastante de temas, sem deixar a saudade do irmão afetar o disco. Assim, ele consegue escapar da tendência natural de criar um tributo a Dilla, ou um álbum baseado apenas na figura dele. O que se vê é um emcee jovem, mesclando conceitos interessantes como os signos zodiacais nas caixas pesadas de Air Signs a temas mais tradicionais, como os relacionamentos na relax Sounds Like Love ou os percalços de um iniciante no rap em Strugglin. Outros destaques são o loop jazzy preguiçoso - num bom sentido - de All Good e a emocionante Alien Family, na qual Frank Nitty, conhecido da família Yancey, fala um pouco sobre os irmãos sobre mais um beat relax.

No fim, Yancey Boys tem grande êxito, porque consegue mostrar bem os dois irmãos. Os beats de J-Dilla neste trabalho mostram por que ele é um dos maiores beatmakers de todos os tempos, enquanto o caçula Illa J mostra grande potencial e uma sensibilidade incrível ao lidar com o material póstumo do irmão. Nada de grandes dramas ou músicas lamentando a morte de Dilla: a homenagem aqui é da forma que ele com certeza preferiria: rimas, beats e paixão, muita paixão pelo rap.

Illa J - Yancey Boys
01. Timeless
02. We Here
03. R U Listenin’? (feat. Guilty Simpson)
04. Alien Family (By Frank Nitty)
05. Strugglin’
06. Showtime
07. Swagger
08. Mr. Shakes (a.k.a. Affion Crockett) (Skit)
09. DFTF (feat. Affion Crockett)
10. All Good
11. Souds Like Love (feat. Debi Nova)
12. Everytime
13. Illasoul
14. Air Signs

Download

10 comentários:

Anônimo disse...

pelo amor do rap tem como vc ativar o link do q-tip seu blog emuito fooooooodaaa..

Felipe Schmidt disse...

rs

Cara, faz uma procura rápida por "q-tip the renaissance" site:blogspot.com - assim mesmo, do jeito q coloquei, q vc acha um link fácil fácil, qualquer coisa me manda um email ;)

Unknown disse...

Tá foda. Põe um CD, os caras apagam no minuto seguinte. Ê tristeza.

Anônimo disse...

valeu pela dica

Anônimo disse...

faz um tempo q nao entro no seu blog eu sou freguentador de carterinha desde do seu inicio peguei suas primeiras postagens sempre nos comentarios eu falo q seu blog e muito fooooodaaaaaaaaa... valeu comtinui sempre assim atencioso com os frequentadores

Anônimo disse...

tá mt bom esse cd do illa j. Pensei q seria tipo o we here, single q saiu 1º, mas tá mais classudo ainda1 All Good não sai da mente...tu-tuuu...tu-tu...
Tá foda pra baixar, mas outros blogs não estão assim..será q se vc fizer outro não melhora? vlw o esforço aê, forte abraço!

Felipe Schmidt disse...

Valeu pelos elogios Val, continue visitando ;)

DJ Julio, eu corrigi o link já, pode baixar tranquilo. O problema de fazer outro blog é que tem q praticamente começar do zero, pode ser q esta "caça aos blogs" implique em mudanças no formato do Boom Bap, mas não farei outro. Abraço!

Unknown disse...

Upload link em orkut à vista? "Ê TRISTEZA!"

Anônimo disse...

Tá blz Felipe! Do jeito q vier a gente segue em frente. Nínguém vai nos impedir d propagar nossa cultura d rua. Se vc puder, dá uma força lá no nosso programa de rádio (hip hop c.u.f.a. 107,1 fm. Entra lá e vê qual é, vlw?
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=57604689

Forte abraço!

Anônimo disse...

Esse e o do Q-Tip eu não paro de ouvir! Ótimo album, vale a pena baixar, os beats do J Dilla é simplesmente loco.