sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Panacea: A Mind On A Ship Through Time

Depois do ótimo The Scenic Route, lançado ano passado, a dupla Panacea, formada pelo emcee Raw Poetic e o produtor K-Murdock, apresenta seu novo trabalho, num conceito totalmente diferente dos outros álbuns da discografia do grupo. Pegando carona na nova "tendência" do rap, o som mais eletrônico e/ou futurista, A Mind On A Ship Through Time explora essa idéia ao máximo, o que pode ser percebido desde a capa do álbum.

Com pouquíssimos convidados no trabalho, Raw Poetic tem todas as condições necessárias para executar seu lirismo, calcado basicamente no cotidiano, na vida de pessoas comuns, o que torna suas rimas fáceis de se identificar. Além disso, ele ainda apresenta um flow bem trabalhado e bastante versátil, que varia de acordo com os beats providenciados por K-Murdock, que podem exigir tanto uma levada acelerada em Voyagers quanto uma ênfase maior nas palavras em Orange Penicilin.

Aliás, os beats de Murdock são a grande estrela do álbum. Como dito no primeiro parágrafo, o produtor aposta em elementos mais futuristas para construir o clima do disco. Assim, misturando a já tendência ao soul com esta nova abordagem, o resultado é algo que poderia ser definido como um soul futurista. As melodias são muito bem trabalhadas e se integram perfeitamente aos outros elementos dos beats.

Prova disso é a já mencionada Orange Penicilin, que mistura strings a samples eletrônicos de forma exemplar. Em Voyagers, além da voz robótica do início da faixa, o grande destaque fica para o ótimo loop de bateria, um boom-bap de primeira linha. Já em Mudgreen, a estrela é o belíssimo refrão - sampleado ou não, tanto faz -, além da melodia simples e eficaz. Falando em melodias, também é preciso destacar este quesito na tranqüila L.A.V.A. Para finalizar, a faixa-título fecha o disco com chave de ouro, numa mistura de batida no melhor estilo marcha militar e um loop complexo, entremeado por vários samples.

Este já é o terceiro disco da dupla, e eles se consolidam ainda mais como um grande nome no underground americano, mostrando grande versatilidade com a mudança de direção mostrada neste álbum. Com três álbuns no cartel, todos eles diferentes em sonoridade, K-Murdock e Raw Poetic mostram que estão prontos para fazer o som que quiserem, sempre com grande qualidade.

Panacea - A Mind On A Ship Through Time
01. Introlude
02. Voyagers
03. Mudgreen
04. L.A.VA
05. Speak-O-Vision
06. Vandalism
07. Orange Penicilin
08. Sirens
09. Lunar Illusion
10. Chrono Trigger
11. Treasure Hunt
12. Mustard Seed Celebration
13. A Mind on a Ship Through Time

Download

Um comentário:

Anônimo disse...

E ae Felipe, gostei muito desse álbum, consegue os outros desse grupo? Paz...