sábado, 29 de novembro de 2008

Illogic: One Bar Left EP

Já com uma certa popularidade no underground americano, o emcee Illogic prepara o lançamento do seu quarto álbum solo, chamado Diabolical Fun, previsto para sair no começo do próximo ano. Enquanto isso, ele lançou um EP totalmente produzido por seu conterrâneo Ill Poetic - dono de um dos melhores álbuns de 2007 - como uma prévia para o disco completo. One Bar Left é, portanto, a união de um letrista talentoso com um produtor bastante promissor.

Apesar de ter apenas seis faixas, o EP é bastante diversificado em sua produção. Depois de se destacar com seu álbum solo ano passado, Ill Poetic ataca novamente com um som mais voltado para os samples, criando atmosferas diferentes para cada faixa. Se, por um lado, há a triunfante One Bar Left, guiada por um empolgadíssimo saxofone, há também espaço para Cold November Day, uma narrativa sombria, com uma infinitude de samples disputando espaço no instrumental, dando à luz um beat meio caótico, cheio de efeitos eletrônicos. Enquanto isso, Soundtrack Theme é uma faixa que tem mais a ver com o trabalho anterior de Poetic, com uma clima mais downtempo, com pequenos samples entrecortados aparecendo esporadicamente.

Já o anfitrião da festa também faz bonito. Sua escrita é intricada, complexa, mas cheia de significado, o que acaba se refletindo no flow. Para quem gosta daqueles emcees técnicos, cheios de complexidade, Illogic é um prato cheio. Além disso, ele mostra grande versatilidade, que vai desde o storytelling de Cold November Day até o battle rap de Half Man Half Vicious, que ainda tem uma participação especial do produtor Ill Poetic. Para finalizar, ainda há a criativa Change, na qual Illogic molda suas rimas aos vários samples vocais providenciados pelo beat.

Este EP acaba criando uma ótima impressão, dando boas dicas do que pode vir a se tornar o álbum cheio, que também deve ser totalmente produzido por Ill Poetic - impressionante o resultado quando um álbum é produzido exclusivamente por apenas um beatmaker. Com seis ótimas faixas, One Bar Left mostra que sempre é melhor ter qualidade em vez de quantidade, e esquenta as coisas para um 2009 bastante promissor para Illogic.

Illogic - One Bar Left EP
01 Intro
02 One Bar Left
03 Change
04 04 Half Man Half Vicious
05 Soundtrack Theme
06 Cold November Day

Downlad

Nenhum comentário: