segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Nocivo Shomon: Assim que Eu Sigo

Nocivo Shomon é um emcee de São Paulo e parceiro do DJ Caíque, produtor que já trabalhou com alguns nomes importantes do rap alternativo brasileiro. Assim Que Eu Sigo é o primeiro trabalho do Nocivo, produzido em sua maioria pelo DJ Caíque e lançado em 2007. Essa proposta de delegar a produção do álbum a apenas um produtor é bem legal, pois, na maioria das vezes, dá uma consistência ao álbum, uma fluidez melhor. Alguns dos melhores álbuns de rap foram criados assim: um emcee e um produtor.

A química funciona ainda mais se ambos forem talentosos, o que é o caso. Nocivo é uma grata surpresa para mim, não força nem o estereótipo de alguns emcees ditos alternativos, nem chega a ser o bandidão. Está lá, falando de coisas reais, importantes para sua vida, o que imediatamente dá uma credibilidade às suas rimas. Além disso, vai além a esquemas simples de versos: ele usa bastante a rima interna, o que valoriza sua escrita e o diferencia de quase 90% do rap nacional. Ainda assim, não sacrifica a mensagem e permeia todo o álbum com metáforas simples, mas bem sacadas.

Já DJ Caíque mostra grande consistência ao produzir quase todas as faixas do disco - apenas o próprio Nocivo contribuiu com beats além dele. Com um leque de samples bem variado e batidas invariavelmente pesadas, ele ajuda o emcee a encontrar o tom certo de agressividade inerente ao trabalho. O disco é, por si só, um relato sincero da vida de Nocivo, cujo flow agressivo é complementado perfeitamente pela produção do DJ. Até mesmo quando o emcee abaixa o tom na emocionante Peço Perdão, Caíque ajusta seu arsenal de beats, com um sample de piano tímido e onipresente guiando o instrumental.

Outros bons destaques do disco são Infância, outra faixa bem honesta, na qual Nocivo se junta a Ogi para rimas autobiográficas, enquanto o convidado escolhe pintar um retrato mais genérico de um jovem. Lágrimas, também introspectiva, recorre a strings incisivas para os versos nostálgicos de Nocivo. Vale das Sombras mostra a religiosidade do emcee, principalmente no refrão. Por fim, Reggae Rua - embora deslocada em um álbum com mais pianos do que guitarras de reggae - traz o tradicional discurso anti-Babilônia, algo bem recorrente em Nocivo, com uma das melhores performances do emcee no disco, num flow mais calmo e pensado, enfatizando melhor as palavras.

Enfim, este é um álbum bem coeso, e revela um ótimo emcee, com grande potencial. Como dito acima, Nocivo Shomon não se restringe aos dois estereótipos mais comuns no Brasil: escreve rimas sinceras, sofisticadas, bem pensadas. O flow pode ser um pouco acelerado e inflexível demais - quando ele muda um pouco a abordagem o resultado fica ainda melhor, mas, sem dúvidas, é um dos bons nomes desta nova safra. Ganha ainda mais pontos por ter escolhido bem seu produtor, garantindo beats de alto nível durante todo o álbum.

Nocivo Shomon - Assim que eu sigo
01 - Sementes [Prod.DJ Caique]
02 - Vivo Da Arte [Prod.DJ Caique]
03 - Andanças [Prod.DJ Caique]
04 - Persistente [Prod.Nocivo]
05 - Inspiração [Prod.DJ Caique]
06 - Subversivo [Prod.DJ Caique]
07 - Vale Das Sombras [Prod.DJ Caique]
08 - Vivendo [Prod.DJ Caique]
09 - Reggae Rua Part.Jukativa [Prod.DJ Caique]
10 - Interludio [Prod.DJ Caique]
11 - Peço Perdão [Prod;Nocivo]
12 - Infancia Part.Ogi & Bella [Prod.DJ Caique]
13 - Tarde Poética [Prod.DJ Caique]
14 - Quando Anoitece [Prod.Nocivo]
15 - Lagrimas Part.DaCruz [Prod.DJ Caique]

Download

8 comentários:

Anônimo disse...

ja a um tempo que espero por este post
oiço nocivo shomon desde o lançamento deste album no blog da360º é tarde + vale + doque nunca.siceramente não me vema memoria no rap brasileiro com as ideias de Nocivo,não sei em quem ele se inspira as vezes faz me lembrar o chino XL a forma que ele pega o Flow e faz as rimas é incrivel, sem exagerar ainda estou a espera de velo a evoluir cada vez mais.AlbertoZ FlowZ

Anônimo disse...

oiça a faixa nº 10 é muita tecnica juntando a um bom flow.PAZ!!!AlbertoZ FlowZ

Anônimo disse...

sem duvida nenhuma uma das minhas grandes influencias ! seja com suas rimas assim como tambem um exemplo de vida ! pra quem ainda nao ta ligado nocivo lançou um novo single do seu proximo disco previsto para 2009,e um clip desse mesmo single ...o nome é NA TRILHA ! flagra lá 1 360graus na area !!! DONCESÃO !

Felipe disse...

nossa cara
sou de porto alegre,baixei o cd do nocivo pra qual qual era,pois nao conhecia...
de arrepiar!
muito bom flow,letras e bases pesadas!
parabéns nocivo!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

gabriel soares disse...

o verdadeiro rap do NACIONAL!! muuito foda o album!! mtas conquistas pela frente ainda..vc merece. fica na paz!

Anônimo disse...

Great food!. [url=http://www.fillerobe.com]canada goose[/url] What else would they have in common?. [url=http://www.saclongchampsparis.fr]longchamps Pas Cher[/url] Johcacrir
[url=http://www.jacketstorontoonsale.com]canada goose chilliwack bomber[/url] Euivfmark [url=http://www.louboutinstoreuk.co.uk]christian louboutin sale[/url] oixkpdcwy [url=http://www.cheapcanadagooseparkas.ca]canada goose parka[/url]

Anônimo disse...

Hey! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the superb work!

my site; cheap oakleys