sábado, 24 de janeiro de 2009

Panacea: The Re Route

A cada lançamento, parece que o Panacea - grupo que já teve dois álbuns postados aqui - conquista cada vez mais espaço no underground americano. Depois de três álbuns bastante elogiados, um time de produtores renomados resolveu remixar o segundo disco da dupla, The Scenic Route. Assim, nomes como DJ Spinna, Nicolay e DJ Nu-Mark reviraram o álbum antigo para criar The Re Route.

O mais interessante do projeto é que as músicas realmente ganharam uma roupagem nova, mas ainda assim mantiveram a essência, o que significa que eles continuam funcionando bem como um todo, da mesma forma que no álbum original, em vez de soarem como uma coleção de remixes desconexos reunidos num disco. Assim, os samples esparsos e as batidas graves e aceleradas continuam na linha de frente da sonoridade do álbum.

Between Earth and Sky é um bom exemplo disso. Se no disco original era um batidão acelerado, o remix de Joe Beats abdica do loop funky para algo mais discreto, mas mantém a bateria urgente. Já Epiphany ganha uma versão mais "potente", com metais explodindo no instrumental, ao contrário do clima relax da original. Outro fator curioso é que algumas músicas que não se destacavam tanto ganham outra dimensão em seus remixes. É o caso de Walk In The Park, que vira um boom bap reminiscente da Nova Iorque dos anos 90, cortesia do ótimo produtor Damu, e Aim High, cujo loop eletrônico é contagiante e casa perfeitamente com a bateria frenética, criando uma faixa dançante sem ser apelativa.

Enfim, The Re Route é uma tentativa de recriar um disco que já era muito bom, e não decepciona. Obviamente, não ofusca o original, mas ainda assim oferece bons beats e dá a oportunidade para que produtores menos conhecidos mas igualmente talentosos mostrem seu trabalho. No fim das contas, quem ganha é o ouvinte: se já tinha uma rota, agora ganha um caminho alternativo.

Panacea - The Re Route
01 The Scenic Route (Doug Life Remix)
02 Flashback to Stardom (DJ Spinna Remix)
03 Pops Said (Nicolay Remix)
04 Epiphany (DJ Nu Mark Remix)
05 Between Earth And Sky (Joe Beats Remix)
06 Bubble (Stoerok Remix)
07 Square 1 (Cool Calm Pete Remix)
08 Blue Ice (Mekalek Remix)
09 Walk In The Park (Damu Remix)
10 Aim High (Newman Remix)
11 Katana (Aeon Remix)
12 One Shine (K Murdock Arturian Remix)
13 The Missing (Panacea Remix)

Download

Nenhum comentário: