quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Super Smoky Soul: Cycling

Super Smoky Soul é um trio japonês de produtores, formado por Robert Green Jr., RSK e Imai Groove. O coletivo é mais um representante dessa leva de produtores calcados basicamente em fazer álbuns instrumentais, mas possuem uma diferença, por não serem tão influenciados pelo jazz na composição dos beats. Cycling, lançado em 2007, é o primeiro - e até agora - único álbum oficial do trio, e contém 20 beats que fariam babar qualquer emcee.

Uma das influências mais claras no trabalho dos caras, sem dúvida, é o falecido J-Dilla, principalmente no que concerne ao experimentalismo e aos beats tortos. Além disso, os caras juntam ao caldeirão musical deles texturas que vão desde o eletrônico ao soul. Outro ingrediente importante é a mistura entre samples (principalmente os vocais) e instrumentação que torna a sonoridade ainda mais complexa.

Tudo isso junto resulta num álbum denso, construído minuciosamente, alcançando um clima meio esfumaçado - não à toa o grupo tem um Smoky no nome -, mas ainda assim suingado e bem resolvido. Como no caso dos conterrâneos do Cradle, os beats acabam se tornando tão completos, que talvez a presença de um emcee soasse até deslocada no contexto do álbum - é como se os instrumentais ganhassem vida própria, independência, não precisassem de uma voz passeando sobre eles.

Entre os destaques do disco, estão a madlibiana Cassius Clay, com handclaps, intervenções futuristas e hihats apressados; Let's Smoke, com um sample vocal muito bem manipulado e caixas mais fortes, e Control, com um clima mais sossegado, uma linha de baixo proeminente e bateria um pocuo mais tradicional. Outra faixa que segue o lado mais lounge do disco é Body, que mistura no quebra-cabeça um sample vocal, um sample martelado ininterruptamente na MPC e teclado mais relax. Por fim, ainda tem as strings de Groove Ride, a romântica Monica, ideal para uma noite a dois, o belíssimo piano de Calm e a saída em grande estilo com Every, mostrando novamente a complexidade das composições do trio.

Como deu para ver, são vários beats espetaculares, todos bem únicos, mas ainda assim tendo uma identificação forte entre eles. Cycling acaba se revelando um trabalho bastante autoral, complexo e bem feito. É bom que os americanos se cuidem, pois cada vez mais surgem produtores japoneses lançando álbuns sensacionais.

Super Smoky Soul - Cycling
1. Intro
2. Cassius Clay
3. Let's Smoke
4. Smile
5. Geek Beat
6. Simply
7. Control
8. No Title
9. African Beat Idea
10. Humming
11. Body
12. Let's Make The Beat
13. Groove Ride
14. Monica
15. Jingle
16. Love
17. Calm
18. After Smoke
19. Every
20. Outro

Download

Nenhum comentário: