quarta-feira, 18 de março de 2009

Finale: A Pipe Dream and a Promise

E Detroit lançou seu primeiro ataque de 2009. Depois de lançamentos estelares no ano passado - Invincible, Elzhi, Black Milk, Buff1, etc -, é a vez do emcee Finale, amigo de todos os artistas citados, lançar seu aguardado álbum de estréia. A Pipe Dream and a Promise conta com participações da nata do rap da cidade dos Pistons, tanto no microfone quanto na produção. Os beats do álbum, por sinal, são quase um dream team de produtores do underground americano: Kev Brown, Black Milk, Khrysis, Nottz, Ta'raach, Oddissee, Flying Lotus, M-Phazes e Waajeed.

E logo fica claro que a boa vontade é substituída rapidamente pela admiração. Finale é um emcee da linha de Elzhi, cheio de malabarismos líricos, mas com um flow ainda mais variado, cheio de nuances, além de uma voz mais grave. Talvez falte um pouco distinção e carisma ao novato, algo que sobra em alguns de seus parceiros, mas a verdade é que ele é um emcee talentosíssimo. Seus versos tratam de temas comuns a qualquer pessoa, como relacionamentos, família e amigos. Na última categoria, destaca-se a bela homenagem ao falecido J-Dilla em "Paid Homage", com o talentoso Flying Lotus emulando o estilo de Dilla na construção do beat.

Não bastasse a qualidade técnica do emcee, a produção do álbum também é impecável. Apesar de vários beatmakers terem contribuído para a obra, a coesão do trabalho não é prejudicada em momento algum, com cada faixa combinando perfeitamente para o clima geral: um boom bap atualizado, com recheios dos mais variados - sintetizadores, breakbeats e guitarras funky, samples de séries de TV, etc. O que chama atenção é que, apesar da faceta minimalista dos beats, ainda assim eles guardam uma riqueza sonora que satisfaz qualquer ouvinte.

"Arrival and Departure", a primeira faixa do álbum, é um bom exemplo dessa deliciosa contradição: dois beats em uma só música, um uptempo, eletrônico, urgente, e o outro preguiçoso, guiado por sample vocal e uma linha de baixo deslizando lentamente pelo estéreo. "Pay Attention" traz de volta o funk setentista, com direito até a breaks - outrora sampleados para músicas de rap. "The Waiting Game", com participação da infalível Invincible e tratando da indústria musical, segue a cartilha Black Milk de beatmaking, embora provida por Khrysis: caixas pesadas, andamento acelerado e uma orquestra de samples se acotovelando para fazer companhia ao loop principal.

Falando no melhor produtor de 2008, o primeiro single do disco é produzido pelo próprio "leite negro" em pessoa: "Motor Music" é, musicalmente, a continuação da linha de raciocínio desenvolvida em Tronic, com influências eletrônicas e linha de baixo esguia, o que garantiria presença radiofônica à faixa se as rádios não tivessem tantos compromissos políticos e financeiros. Outros bons destaques são "The Senator", que sampleia uma fala clássica de The Wire, e "Issues", talvez a faixa mais calma do disco, com uma bateria lenta - mas ainda pesada -, sintetizadores tristes e um excerto vocal discreto, tudo para dar o fundo necessário a uma letra bastante pessoal de Finale.

Em um ano ainda devagar para o rap, A Pipe Dream and a Promise emerge oficialmente como o primeiro grande disco do ano, graças a uma produção impecável, coesa e bastante segura, e um emcee tecnicamente bastante capaz. Com este lançamento, Detroit ratifica sua posição como vanguarda da cena atual do rap, fonte dos artistas mais prolíficos do jogo, principalmente pela quantidade que é oriunda da cidade. Obviamente, vários lugares têm grandes emcees e produtores, mas poucos dispõem de tanta quantidade, e, é claro, qualidade.

Finale - A Pipe Dream and a Promise
01 Arrival & Departure (Produced By V-Tech & Apollo Brown) ft. Awesome Dre
02 Style (Produced By Kev Brown)
03 Pay Attention (Produced By Slimkat) Interlude - Beat The Drums (Produced By Shamus O'Flannigan)
04 The Waiting Game (Produced By Khrysis) ft. Invincible Interlude ft. Prince Whippa Whip (Cold Crush)
05 One Man Show (Produced By Black Milk) (Scratches By DJ Presyce)
06 Jumper Cables (Produced By Nottz)
07 A Reason (Produced By Ta'raach)
08 Motor Music (Produced By Black Milk)
09 Heat (Produced By J Dilla) (Scratches By DJ Sicari)
10 Issues (Produced By Dimlite) Interlude ft. Prince Whippa Whip (Cold Crush)
11 Brother's Keeper (Produced By Nottz)
12 The Senator (Produced By Waajeed)
13 What You Mean To Me (Produced By MPhazes)
14 A Pipe Dream And A Promise (Produced By Oddisee) ft. Monica Blaire & Allan Barnes (The Blackbrds)
15 Paid Homage (R.I.P. J Dilla) (Bonus Track) (Produced By Flying Lotus)

Download

Nenhum comentário: