sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tradução + Vídeo: Invincible - Ropes



Ropes é o terceiro vídeo do aclamado Shapeshifters, o álbum de estreia da emcee Invincible. Nesta música, ela fala sobre depressão e suicídio, algo que ela diz afetar bastante sua comunidade. O curioso é que, no começo do vídeo, ela está em frente à MTV e mostra um documento dizendo que a emissora rejeitou o clipe porque o considerou "problemático" demais, por falar sobre tais temas. Como diz a própria Invincible, eles apenas não querem que falem sobre isso, mas o problema existe.

O interessante, no vídeo, é como a corda é utilizada como metáfora. Se nas letras isto não fica tão evidente, é no audiovisual que ela é mostrada como a forma de prender uma pessoa, de limitar seus movimentos, ou então Invincible disputando um cabo-de-guerra com ela mesma. Há também a referência aos suicídios por enforcamento, com os religiosos correndo atrás da emcee com uma corda. Além disso, há ainda a imagem de artistas circenses equilibrando-se em cordas. Seria uma alusão à luta diária para nos mantermos equilibrados diante das dificuldades? Enfim, existem diversas cenas usando o tema da canção para sugerir algo de maior significado. Vale a pena prestar atenção.

Acredito que a tradução não esteja 100% correta, tive algumas dúvidas durante o processo. Quem puder apontar alguns erros e ajudar, eu agradeceria bastante.

Invincible feat. Tiombe Lockhart
ShapeShifters
Ropes - Cordas

[ Verso I ]
É difícil ter um um brilho de esperança
quando você está contra as cordas
tenta engolir moedas, mas depois das contas e do aluguel você está falido
a vida sempre joga uma armadilha, como Emp na Interscope*
Você sucumbe às consequências para se entorpecer com bebida e cigarros
para diminuir a dor eu durmo o dia inteiro
alivia a ressaca do E & J**
procurando no fim dos túneis uma luz para mostrar o caminho
mas a vergonha está entranhada no meu DNA
porque papai foi uma falha
mamãe estava no lítio***
sempre destinada para algo menor do que o melhor
ninguém para sentir pena deles
ninguém para soltar uma bela jóia
aos sete anos, coloquei uma bolsa de plástico em cima da minha cabeça
tipo, "o que interessa, além de ficar velho e morrer?"
tão inocente, procurando pelos links que faltavam
cercada por carcaças de instrumentos
de sonhos abandonados, endurecidos pelos sentimentos
desafinados e afiados por artistas que os negligenciaram
estou marcada pela minha memória

[Refrão: Tiombe Lockhart]
Coisas tolas
que eu tenho de fazer para sentir a vida
eu percebo
eu bebo e eu fumo
correndo desesperada por uma ponta de esperança
minha corda apertada

[ Verso II ]
Você sabe onde um rabino, um imame**** e um pastor entram juntos
em um bar para discutir o que acontece se o caixão descer
a pessoa lá dentro cometeu suicídio
a família paralisada soluçando
as respostas vêm em mais sabores do que Baskin-Robbins*****
será que Deus irá perdoá-los pelo pecado?
e será que eles vão novamente fazer emendas?
ou foi a última opção do caminho em que eles andavam?
dependendo se eles acreditavam em inferno ou paraíso
ou se existia um desequilíbrio químico no cerebelo deles
ou se a dor era gigantesca, um ódio a si próprio
sentindo-se amaldiçoada pela falha, como os primeiros homens escolhidos
e se o inferno tivesse congelado, e a vida fosse somente seu purgatório?
cheia de ganância, assassinato e guerra
veja, eu sei que você ouviu a história
e se eles esperassem e tivessem fé em reincarnar?
com sorte eles não ficariam presos de novo entre uma rocha e um lugar difícil
correndo numa roda de hamster
nós estamos imaginando qual resposta é a real
e aqueles olhando o céu rezam para alguém acima para
manter seus corações seguros

[Refrão]

[ Verso III ]
Eu ouvi os barris chorando desejando que eles pudessem salvar suas vidas
eu estava me sentindo paralisada, mas não, não tinha medo de morrer
temi não viver tudo o que tinha pra viver, então eu puxei
tudo ou nada
agora alguém quer revelar meu blefe quando
eu tentei reagir
disse a eles que a tentativa de suicídio foi porque eu preferia morrer
do que viver e ficar no banco
para cada vitória existe tipo 50 vezes mais obstáculos
para cada revolução há uma armadilha mortal
e toda vez que eu vejo a polícia atacando com uma arma de eletrochoque
um protestante que já está no chão, meu rosto fica sem reação
e vejo pessoas que não são afetadas dizendo "isso é apenas pela segurança"
dou a volta e digo a mim mesma: "você não é a doida aqui"
para todos os destemidos e entorpecidos, espero que vocês ouçam
o que eu disse está claro
então parem de reprimir as lágrimas
todos nós andamos na linha entre sanidade e insanidade
e esperança e desespero
esperança e desespero

[Tiombe Lockhart]
Eu percebi
eu sou tão grande quanto o sol no céu
sonhos selvagens e negativas suaves
diminua a pureza e relaxe lá fora
eu sonho na neve
eu bebo e fumo
uma ponta de esperança
andando na corda apertada

Observações;
* - a referência aparentemente é sobre a ida de Last Emperor para a Interscope. Emp chegou a assinar, trabalhar com Dr. Dre, mas depois foi dispensado. Alguns dizem que era para o emcee ser o que hoje é Eminem.
**- E & J é uma marca de vinhos e bebidas alcoólicas.
***- Pessoas com problemas mentais são tratadas à base de lítio.
**** - Líder religioso muçulmano.
*****- Baskin-Robbins é uma grande marca de sorvetes dos EUA.

Nenhum comentário: