sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tiye Phoenix: Half Woman Half Amazin'

Gravadora: Babygrande
Ano:
2009
Produtores:
Da Beatminerz (faixa 1), DJ Spinna (2 e 13), Apathy (3,4,10), DJ Jazzy Jeff (5), Mr. Complex (6), Tiye Phoenix (6 e 7), Illastrate (8), DJ Scratch (9), Paze Infinite (11) e Deheb (12).
Participações: Dynas (faixa 4), Chip Fu of Fu-Schnickens (11) e Phonte (13).

Depois de Invincible e Amanda Diva em 2008, eis uma nova femcee pronta para deixar os marmanjos na sola do pé. Tiye Phoenix, porém, não é uma novata no jogo. Ela começou na cena ainda nos anos 90, trabalhou com nomes como Public Enemy e Reflection Eternal, fez parte do super grupo The Polyrhythmaddicts e agora lança seu primeiro disco, "Half Woman Half Amazin'". Neste trabalho, ela mostra sua versatilidade como emcee, cantora, produtora, musicista e compositora. Com todos estes atributos, já dá para ter uma noção de que a moça não está para brincadeira.

Embora seja também uma beatmaker, Tiye não mostra muito esta faceta no disco, produzindo apenas duas faixas e deixando o resto para um time de respeito, como Da Beatminerz, DJ Spinna, DJ Jazzy Jeff e DJ Scratch. No microfone, porém, não há concessões: são apenas três participações - Phonte, Dynas e Chip Fu - e uma exibição de talento que dá um charme especial ao álbum. Tiye é capaz de rimar tão pesado quanto qualquer outro emcee e cantar tão suave quanto qualquer musa do R&B contemporâneo. Essa versatilidade é a responsável pelo bom equilíbrio do registro.

A produção também segue este caminho equilibrado, meio a meio - um conceito implícito até no título do disco. Assim, os beats são ora pesados e agressivos, ora mais relaxados e melódicos. Na primeira categoria, o destaque absoluto é "TIYEtanium", uma pancada de dois minutos produzida pelos lendários Da Beatminerz, com uma linha de baixo ameaçadora e bumbo e caixa fortes e marcantes. Do outro lado, os samples esparsos de "Master Plan" dão o toque sutil ao álbum. Quando estes dois estilos se encontram, o resultado também é ótimo: "Killin' Everyboy", com colagem de MC Lyte e escolha de samples reminiscente de uma faixa do Jedi Mind Tricks, é forte candidata a melhor faixa do trabalho.

A performance de Tiye também é marcada por duas frentes. Suas faixas de battle rhyme e bragadoccio trazem metáforas e punchlines de ótimo gosto, que culminam no conceito esperto de "The Award", na qual a emcee entrega (ou melhor, recebe) os prêmios: "Bata palmas / é o que você quer fazer / porque todo mundo sabe para quem vai o prêmio / (...) melhor flow, sou eu / melhores letras e melhor show". À parte da auto-estima elevada, ainda há espaço para um lado mais R&B, com letras românticas, faixas e refrões cantados, e até um dueto com Phonte na saideira "Too Late for Us".

Assim como a fênix de seu nome, Tiye ressurge em grande estilo no cenário underground do rap, com um ótimo disco de estreia. Muito bem produzido e sem uma única faixa fraca, "Half Woman Half Amazin" traz em seu título um elogio que pode ser feito a tantas mulheres no mundo, e que encaixa perfeitamente na artista e no conceito do álbum. A mistura de R&B com pancadas noventistas são exatamente o que este álbum desde já candidato a melhor do ano diz: metade suave, metade incrível.

Tiye Phoenix - Half Woman Half Amazin'
1. TIYEtanium
2. The Award
3. Stop Right There
4. Just Go!
5. Master Plan
6. The Bored Room
7. Half Woman Half Amazin'
8. Bless Me
9. Revolving Door
10. Killin Everybody
11. Go Even Harder
12. Shinin Star
13. Too Late For Us

Download

Performance ao vivo de "Stop Right There":

3 comentários:

C.R.E.A.M disse...

Tava curioso pra ouvir esse album de tanto que eu ouvi falar, um otimo album de uma ponta a outra.
Curti até o R&B q não sou nem um pouco chegado.Recomendo

Luciana Playmobile disse...

Pô, esse álbum é muito bom mesmo! Eu só conhecia o lado beatmaker da Tiye, mas ela quebra nas rimas também, muito completa! Você disse uma coisa que é a pura verdade: ela rima tão pesado quanto qualquer outro mc e ao mesmo tempo tem leveza...muito foda! Gostei bastante, principalmente da "Revolving Door.." beat foda (já ouvi esse sample...mas nesse caso superou), rimas cabreiras. Com certeza é mais um que vou ouvindo todo dia a caminho do trampo hahaha... Ah! E parabéns pelo concurso, foi uma honra participar! O Zala levou merecidamente. O beat dele tem realmente tudo a ver com o Ogi! Valeu, Felipe...Até mais!

=)

P.S: Acho que só eu não consegui baixar o novo do Mos Def, damn!

Luciana Playmobile disse...

P***! esqueci de citar as produça do Apathy...nossa, que sujeira...foda demais.. Killin' Everybody é tipo um clássico! Já tô viciadíssima haha