domingo, 28 de junho de 2009

Blaq Poet: Tha Blaqprint

Gravadora: Year Round Records
Ano: 2009
Produtores: DJ Premier ( faixas 1,3,4,5,6,7,8,10,11,12,13,14 e 15), Easy Mo Bee (faixa 2), Gemcrates (faixa 9).
Participações: KL (faixa 2), Nick Javas (5), NYGz (5), N.O.R.E. (8), Panchi (10), Imani Montana (10), Lil'Fame (14), Shabeeno (14).

Em tempos de recessão também no rap, dá para imaginar a expectativa que se cria quando um álbum 90% produzido por DJ Premier é lançado. Este é o caso de "Tha Blaqprint", projeto do veterano de Queensbridge Blaq Poet, que volta ao jogo três anos depois de seu disco de estreia, o elogiado "Rewind: Deja Screw". A bem da verdade, Poet anunciou que este novo registro é uma espécie de pré-álbum, apenas um aquecimento para um trabalho "a sério" que está por vir. De fato, "Tha Blaqprint" tem algumas faixas já conhecidas do público, com cerca de metade das músicas inéditas.

A grande intenção de Poet com este álbum e mergulhar de volta àquele rap hardcore das ruas de Nova Iorque. Embora esta ideia de resgate da golden age já comece a ficar saturada, em "Tha Blaqprint" há uma razão especial: Poet é um veterano, membro da antiga Juice Crew, e tem transitado pelo Hip Hop desde a explosão do gênero, há 20 anos atrás. Apesar disso, ele nunca teve o reconhecimento merecido, sumiu no momento em que a época dourada. Agora, em 2009, ele tenta recuperar o tempo perdido.

Nada melhor do que tentar voltar às raízes do que ter uma lenda daquela era no comando da produção. DJ Premier é o responsável por 13 das 15 faixas do disco, e traz aquela estética boom-bap minimalista que sempre o marcou. Porém, esta não é a contribuição mais consistente da carreira de Primo. Talvez até por questão de estratégia, alguns beats soam simplistas - uma forma de servir como background para Poet?. Nem por isso, há momentos elevados.

O primeiro single, "Ain't Nuttin Changed", é uma monstruosidade, na qual Primo combina três diferentes samples no mesmo loop e ainda sampleia Akon (!) no seu famoso refrão com scratches. "Voices" segue o conceito da faixa de forma magistral, com vozes fantasmagóricas no fundo e excertos obscuros pontuando o loop. "Hate" segue a clássica forma picotada de Premier, enquanto o naipe de metais suingado de "Rap Addiction" e a consternação de "Never Say Goodbye" fecham o pacote. Vale destacar também os dois beats "estrangeiros" do projeto. Easy Mo Bee provê uma ótima batida jazzy em "U Phucc'd Up", e o novato Gemcrates emula com perfeição o estilo de Primo nos pianos cortados de "Sichuwayshunz".

Ao escolher Premier para ser o produtor do disco, Blaq Poet teria que lidar com a pressão de estar sempre ao nível das contribuições de Primo. Embora o discurso - histórias de rua, bragadoccio de veterano e críticas ao estado do rap - fique desgastado ao longo do disco, Poet se destaca principalmente pela paixão e sinceridade com que cospe cada palavra e pela determinação em não desperdiçar um único segundo de uma única faixa. A introdução "I Gititin" é exemplo destas qualidades, onde ele resume suas motivações e sua história no rap de forma magistral. "Voices" é um tributo muito criativo a lendas falecidas e/ou esquecidas do gênero, na qual Poet fala sobre ouvir as vozes de caras como Tupac, B.I.G., Big Pun, Eazy-E etc. em sua cabeça. E, se em faixas como "Ain't Nuttin Changed" ele se entrega ao hardcore, também há espaço para momentos de lamentação, como em "Never Say Goodbye", uma homenagem a um amigo morto.

Por fim, "Tha Blaqprint" é um esforço bastante sólido, com faixas realmente muito boas. O mérito de trazer Premier por todo o álbum é algo que vai contar muitos pontos para qualquer fã de rap. Além disso, Blaq Poet finalmente tem a oportunidade para expressar suas opiniões, e não perde a chance. O disco pode não ser o clássico esperado por muitos, mas com certeza terá algumas músicas em conta na retrospectiva de 2009. Agora é esperar pelo tal álbum oficial.

Blaq Poet - Tha Blaqprint
1. I-Gititin
2. U Phucc’D Up (Feat. KL)
3. Ain’t Nuttin’ Changed
4. What’s The Deal?
5. Legendary Pt. 1 (Feat. Nick Javas & NYGz)
6. Hood Crazy
7. Voices
8. Hate (Feat. N.O.R.E.)
9. Sichuwayshunz
10. Stretch Marks And Cigarette Burns (Feat. Panchi & Imani Montana)
11. S.O.S.
12. Let The Guns Blow
13. Don’t Give A Fucc
14. Rap Addiction (Feat. Lil’ Fame & Shabeeno)
15. Never Goodbye (Tribute to KL)

Download

Vídeo da faixa "Ain't Nuttin Changed":


Vídeo da faixa "Ain't Nuttin Changed (Queensbridge to California Remix), com MC Eith e Young Malay:

5 comentários:

Anônimo disse...

It is perfect time to make some plans for the future and
it's time to be happy. I've read this post and if
I could I want to suggest you some interesting things or
tips. Maybe you could write next articles referring to this article.
I want to read more things about it!

Look into my homepage: http://mindshake.de/

Anônimo disse...

Very great post. I just stumbled upon your weblog and wished to mention that I have
really enjoyed surfing around your weblog posts.

After all I'll be subscribing in your rss feed and I am hoping you write again very soon!

My website ... Oposinet.es

Anônimo disse...

Thanks for sharing your thoughts on how to get rid of stretch marks at
age. Regards

Feel free to visit my web-site: stretch mark lotion

Anônimo disse...

It is not my first time to pay a quick visit this web site, i am
visiting this web page dailly and take pleasant information from here all the time.


My page; andreahester.com

Anônimo disse...

Right here is the right webpage for anybody who hopes to find out about this topic.

You know a whole lot its almost tough to argue with you (not that I really would want to…HaHa).
You definitely put a brand new spin on a subject that has been written about for a
long time. Wonderful stuff, just wonderful!

Feel free to surf to my website: how to get rid of stretch marks