quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bee: Open Your Mind

Ano: 2009
Gravadora: Goon Trax
Produtores: Cradle Orchestra (todas as faixas, exceto 14), TRI4TH (faixa 14)
Participações: desconhecidas

Bee é um projeto paralelo elaborado pelo emcee/produtor/cantor Aloe Blacc e o coletivo de produtores japoneses Cradle Orchestra. Aloe já é conhecido por ser membro do grupo Emanon, junto com o DJ Exile, e já ter contribuído com um sem-número de artistas tanto nos EUA quanto no Japão. Inclusive, ele esteve presente no último álbum do Cradle, "Velvet Ballads". Em "Open Your Mind", a parceria é reeditada com a ideia de expandir os horizontes de todos os envolvidos. O disco surgiu meio que de surpresa, não tinha visto nenhum anúncio de que os caras estavam trabalhando no álbum.

Como o próprio nome diz, o registro é uma departura da zona de conforto tanto de Aloe quanto dos produtores. Para começar, o emcee assume de forma quase definitiva sua faceta de cantor, enquanto os japoneses, conhecidos pelas composições jazzísticas e complexas, ampliam o leque de possibilidades que pega o R&B, o reggae e até a música brasileira. O resultado disso tudo é que "Open Your Mind" transcende bastante os limites do rap, e a verdade é que nem pode ser incluído neste gênero.

Apesar de pisarem em novos terrenos, os artistas ainda conservam alguma de suas características. Aloe, por exemplo, traz os temas de suas rimas e os encaixa nos versos que canta. Assuntos como família, racismo e relacionamento dão as caras, assim como incursões mais filosóficas e até mesmo canções de celebração. Nesta mistura, dá tempo para ele voltar à época do soul e do funk, encarnando as acrobacias vocais e as frases de efeito dos cantores de outrora. De qualquer maneira, é quando Aloe se entrega a melodias mais suaves que ele obtém os melhores resultados. "Still a Rose" é um exemplo, com um piano tristonho acompanhando as divagações do cantor que faria sucesso como trilha do casal romântico de alguma novela.

Já os japas do Cradle mostram uma versatilidade que já se revelava mesmo nos trabalhos mais "rapeiros" do coletivo. A produção em "Open Your Mind" é como o desabrochar de uma flor que, embora já bela, prometia ainda mais possibilidades. Os caras conseguem misturar diferentes gêneros e colocá-los num denominador comum que não prejudica a coesão do grupo. A ótima "Lift me Up" mostra bem isso, com uma levada dançante e mesmo assim complexa, suave. "Celebrate the Moment" é uma das faixas que tomam emprestado o suíngue brasileiro; "I Love You" volta às raízes do grupo, com uma atmosfera esparsa e pianos virtuosos, enquanto o reggae aparece em "No More Racism" e o rap que muita gente esperava faz o aguardo valer a pena na grande "Change Your Ways", num beat que parece ter sido produzido por Pete Rock em pessoa.

No fim das contas, "Open Your Mind" é um bom disco, que atinge perfeitamente o objetivo proposto por Aloe Blacc e o Cradle. Eles conseguem passear por diferentes estilos, não deixam o nível cair e parecem cada vez mais à vontade trabalhando juntos. Claro, na cabeça deste fã de rap não teria problema nenhum se Aloe cuspisse mais algumas rimas, mas é bom pensar que Bee é mais passo rumo à maturidade musical de todos os envolvidos. Um estágio necessário para evoluírem ainda mais e trazerem música cada vez melhor.

Bee - Open Your Mind
01. Intro
02. Family Comes First
03. Lift Me Up
04. Celetrate The Moment
05. Still a Rose
06. Open Your Mind
07. Anymore
08. I Love You
09. Your Life
10. No More Racism
11. Change Our Ways
12. Take Your Time
13. Outro
14. Your Life -TRI4TH Remix

Download

2 comentários:

simbol disse...

O instrumental do Cradle Orchestra é único.

thew disse...

salve felipe tranquilo?entao rapaz fiz um rmx de um som do moka only e se fosse possivel gostaria que vc ouvisse e se desse postasse aqui no blog tranquilo?o link é este:http://www.mediafire.com/?ijvmd3mvkq3 abço e novamente parabens plo trabalho!