sábado, 1 de agosto de 2009

Muneshine: Status Symbol

Ano: 2009
Gravadora: Domination Recordings
Produtores: Stat D (faixa 1), Illmind (2 e 14), Sir OJ (13), M-Phazes (4,5 e 8), Saint (6), Freddie Joachim (7 e 12), Suff Daddy (9), Presto (10), Oddisee (11), Muneshine (13).
Participações: Nature (faixa 5), Sean Price (8), Termanology (8), Dminor (10), Little Vic (14), Emilio Rojas (14), Skyzoo (14), Kenn Starr (14), D-Sisive (14).

Muneshine é um emcee/produtor canadense que, como muitos outros artistas do underground, fez seu nome fora do tradicional mercado norte-americano, para só depois ser reconhecido. No caso de Muneshine, o Japão foi o início de tudo. No país, o cara lançou seus três primeiros álbuns, alcançou sucesso de vendas e participou de diversas coletâneas. Só depois ele começou a fazer barulho nos EUA, onde já trabalhou com caras como Pete Rock, DJ Spinna, Pharoahe Monch, Sean Price e Guilty Simpson. "Status Symbol" é o novo trabalho dele, e traz uma novidade: conhecido pelos seus beats, dessa vez o canadense resolveu focar na sua faceta de emcee, deixando os instrumentais a cargo de nomes como Illmind, M-Phazes, Freddie Joachim e Presto.

Ao ouvir o disco, dá para notar alguma das razões do sucesso de Muneshine em terras nipônicas. A produção é bastante voltada para o jazz-rap, com samples suaves, além de uma abordagem mais leve nas rimas - o chamado mellow rap, que dá as cartas no Japão. E, se considerarmos o resultado de "Status Symbol", a tendência é que os fãs de rap - principalmente os japoneses - devorem este álbum.

Primeiro de tudo, o time de produtores recrutado é quase uma seleção de beatmakers do underground americano. Junte alguns caras mais estabelecidos, como o sempre correto Illmind e o incansável Oddisee, a novatos promissores como Freddie Joachim e Presto e você terá batidas originais, coesas e com garantia de qualidade. Talvez o fato de a maioria já ter a tendência de fazer beats mais tranquilos tenha influenciado na escolha de Muneshine, mas o fato é que cada instrumental combina perfeitamente com o próximo e o anterior, dando a impressão de que o álbum foi produzido por um cara só.

É claro que cada um traz seu ingrediente para a mistura. Illmind emprega sua bateria rasteira e alguns samples vocais na ótima posse cut "It's Mine", que conta ainda com Skyzoo, Emilio Rojas, Little Vic e Ken Starr no microfone. M-Phazes traz vinis de soul aliados a caixas mais redondas no single "Globetrotters" e em "What Now", além de arrumar tempo para reciclar em "Foreign Affairs" um sample já usado por Common. Ainda tem a elegância dos samples de Freddie Joachim na belíssima "Cats & Dogs", com um beat jazzy complexo, cheio de nuances e candidato a melhor contribuição do disco.

No microfone, Muneshine combina muito bem com o tipo de produção que escolheu. Sua voz pode não ser das mais distintas, mas o timbre é o ideal para a atmosfera tranquila do disco. Percebe-se nas letras uma grande preocupação em lembrar do seu país de origem, o Canadá, como ele deixa explícito no refrão de "Globetrotters": "Eu continuo representando o Canadá". Há espaço ainda para relacionamentos em "Human Nature", rimas de batalha e bragadoccio em "What Now" e "It's Mine" e ainda uma análise da carreira internacional de Muneshine em "Foreign Affairs".

No geral, "Status Symbol" não traz nenhuma grande novidade, mas é um álbum muito bem construído, com instrumentais muito bem escolhidos. É daqueles discos que se pode colocar para tocar do começo ao fim, mas no fundo, para fazer outra coisa no embalo da boa levada de Muneshine e das ótimas batidas. Escute-o na ida para o trabalho de manhã, enquanto relaxa na praia ou enquanto anda de skate, e poderá desfrutar perfeitamente do registro.

Muneshine - Status Symbol
01 Status Symbol (Intro)
02 Mark My Words
03 Human Nature Ft. Denosh
04 Globetrotters
05 Foreign Affairs Ft. Nature
06 Waterworld (Revisited)
07 Cats & Dogs
08 What Now Ft. Sean Price and Termanology
09 Liqourhound
10 Today’s Special Ft. Dminor
11 Leaving You
12 Farewell
13 Love You More
14 It’s Mine Ft. Little Vic, Emilio Rojas, Skyzoo, Kenn Starr and D-Sisive

Download

Vídeo da faixa "Status Symbol (Intro)":


Vídeo da faixa "Globetrotters":

7 comentários:

Pensador disse...

Nature, Sean Price, Termanology, Skyzoo, Kenn Starr.... tanto mc bom, só faltava o 9th wonder!

signals3_t5 disse...

Fantastic video thank you very much . you are really good..
Get More Details

Muneshine disse...

thanks for showing the album love!

now i just need to find a promoter in brazil who wants to bring me down for live shows! i'd love to visit brazil!

get at me!

酒店經紀ㄚ君姐姐 disse...

,,領檯姐.,便服店,,

酒店經紀ㄚ君姐姐 disse...

,,領檯姐.,便服店,,

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Eduardo disse...

Meu por favor alguem tem a tradução ou mesmo a letra de Human Nature????