segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Statik Selektah: 100 Proof The Hangover

A maioria dos leitores já deve ter ouvido falar em Statik Selektah. O cara, que surgiu a princípio como um protegido do DJ Premier, saiu da sombra do seu mentor e tornou-se um dos produtores mais prolíficos da cena norte-americana. Statik trabalhou com um sem-número de emcees, tanto no underground quanto no mainstream, e já lançou dois álbuns, sempre convidando um time de peso para rimar sobre suas batidas igualmente pesadas. Nas duas oportunidades, foi mais uma coletânea de rappers sobre os beats de Statik do que propriamente um disco. Porém, na sua terceira obra, "100 Proof The Hangover", parece que o beatmaker nova-iorquino acertou a mão, e comprovou de vez sua evolução.

Finalmente, a sensação é de que estamos ouvindo algo direcionado, pensando, e não apenas faixas aleatórias. Statik emprega um clima sombrio que permeia todo o disco, apostando em batidas fortes e a meio tempo, com uma ou outra mudança de direção ao longo do álbum. Para esta missão de retratar as ruas de Nova Iorque, nada melhor do que um apanhado dos mais contundentes representantes do local, desde veteranos, como a dupla Smif-N-Wessun, Kool G Rap, Lil'Fame e Sean Price, até a nova escola - Saigon, Skyzoo e Termanology. Acrescente isto a veteranos e promessas de outros lados dos EUA - Bun B, Wale, Evidence e Fashawn, por exemplo - e você terá um elenco de primeira linha do rap estadunidense, e uma oportunidade de ouro para Statik permitir-se mover seu som para além das fronteiras nova-iorquinas.

De fato, todos os emcees convidados têm grande perfomance. Skyzoo simplesmente domina "Get Out" com um verso tão espetacular quanto a própria batida; Lil'Fame também é responsável por um dos melhores momentos do álbum em "Critically Acclaimed", com rimas espirituosas como: "Se eu te perguntar seu Top 10 de rappers, mortos ou vivos / e você não me mencionar, eu vou escurecer seus olhos" ou "Os caras não vão dar os meus créditos / então aqui vai um monte de palavrões para vocês editarem: vão chupar um pau, suas vadias de merda / vocês estão mexendo com os guerreiros de Brownsville". Mais hardcore do que isso, impossível. Entretanto, é Termanology quem rouba a cena; o jovem emcee é o que mais aparece ao longo do disco e mostra uma forma impecável - particularmente em "Come Around", num show de lirismo e técnica.

Consistência também é a chave para descrever o trabalho do anfitrião Statik Selektah. Embora ele ainda encontre tempo para pancadões ignorantes como a supracitada "Critically Acclaimed", com um loop viciante, ou "Do It 2 Death", "100 Proof The Hangover" é claramente um disco mais sutil do que poderíamos esperar do histórico do produtor. Faixas como "So Close, So Far" e "Come Around" mostram um pouco desta tendência. A primeira tem até refrão cantado, e conta com vocais acelerados e um saxofone aqui e ali para dar um tempero a mais, enquanto a segunda recorre também a samples vocais e saxofones, mas de uma forma muito mais presente no mix. "The Thrill Is Gone" é outro destaque, com seu clima jazz-rap e colagens de Biggie.

Depois de alguns anos ralando para valer, seja com mixtapes ou produzindo para diversos rappers, Statik finalmente parece alcançar sua maturidade artística. "100 Proof The Hangover" é exemplo disto, com um som mais refinado, um estilo melhor definido e algumas das melhores faixas já lançadas em 2010. Sua forma recente de contribuições já mostrava que estaríamos diante de um ótimo álbum, e isto se confirmou. A seguir neste ritmo, Statik vai rapidamente entrar naquela lista de produtores que nunca nos desapontam.

Statik Selektah - 100 Proof The Hangover
1. Inside A Change (Intro)
2. So Close, So Far f. Bun B, Wale & Colin Munroe
3. Critically Acclaimed f. Lil Fame, Saigon & Sean Price
4. Night People f. Freeway, Red Cafe & Masspike Miles
5. Follow We f. Smif-N-Wessun
6. Do It 2 Death f. Lil Fame, Havoc & Kool G Rap
7. Come Around f. Termanology & Royce Da 5′9″
8. Drunken Nights f. Reks, Joe Scudda & J.F.K.
9. Life Is Short f. Consequence
10. The Thrill Is Gone f. Styles P & Talib Kweli
11. Get Out f. Skyzoo, Rapper Pooh, Torae & Lee Wilson
12. Laughin f. Souls Of Mischief
13. The Coast f. Evidence, Fashawn & Kali
14. 100 Proof (Interlude) f. J.F.K.
15. Fake Love (Yes Men) f. Reks, Kali, Termanology & Good Brotha
16. Eighty-Two f. Termanology
17. Walking Away f. Kali & Novel

6 comentários:

Unknown disse...

monstro, monstro.;;; simplesmente monstro esse disco]



Critically Acclaimed é a melhor música do ano até agora na minha opionião...!

parabéns pelo blog aew mano, cada vez melhor;;

Anônimo disse...

"I don't thugs, I don't like nerds, I don't like myself and I hate being disturbed..."

Ter um verso do Sean Price incluído já é mais do que meio caminho andado prum álbum de sucesso. Genial.

Anônimo disse...

don't like thugs*

Jingles disse...

I am a big fan of him. I like all his songs. I didn't listen these songs yet but i 'll try to listen them tonight. Thanks for sharing such a nice list of tracks.

Felipe Schmidt disse...

Haha, é verdade, Campagnoli, Sean Price é garantia de qualidade. Concordo com o Rubens, "Critically Acclaimed" é uma das melhores do ano.

Robson Assis disse...

Sensacional esse disco, to ouvindo muito nas últimas semanas.

Comentei a introdução do disco, extraída do filme Inside a Change, no meu blog e citei o Boombap Rap.

Abraço!
Robazz