sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Elzhi: The Preface

Vazou o álbum de estréia do Elzhi, membro do Slum Village, que agora está se aventurando na carreira solo - já tinha lançado uma espécie de prévia neste ano, o Europass. Produzido majoritariamente por Black Milk - considerado por muitos o sucessor de J-Dilla -, o álbum conta ainda com participações de alguns nomes conhecidos de Detroit, como Royce Da 5'9'', Guilty Simpson e Phat Kat.

E nada mais apropriado do que Black Milk lidar com a produção do álbum, já que J-Dilla era o produtor do grupo de Elzhi. Em The Preface, fica clara a química entre emcee e produtor. Black Milk equipa Elzhi com um arsenal de caixas e bumbos pesados, samples variados e provenientes de soul music. O resultado é um disco cheio de grandes instrumentais, que não só brilham, como deixam espaço para que Elzhi mostre um flow sensacional e ótimas rimas. Outro detalhe interessante é que os beats não são dos mais complexos, ao contrário, são simples, mas ainda assim muito bem feitos.

Entre as várias ótimas faixas do álbum, aquelas que têm presença certa em qualquer MP3 Player são Motown 25, com uma bateria pulsante, sample vocal, além de guitarras e pianos se intercalando, e uma participação espetacular de Royce Da 5'9'', numa ode à gravadora de Detroit que fez sucesso há algumas décadas atrás. Save Ya, cortesia do companheiro de Slum Village, T3, mistura uma voz acelerada a belos strings, mantendo o padrão de qualidade; Yeah é uma faixa mais puxada para o jazz, com outra ótima participação, dessa vez de Phat Kat; Talking In My Sleep tem scratches e um clima mais tranquilo, um belíssimo beat, com Elzhi falando sobre sonhos de uma forma que vai do literal ao metafórico, depende da interpretação de cada um; What I Write recorre a strings picotados e as já tradicionais caixas pesadas, com Elzhi detalhando um pouco as coisas sobre as quais ele escreve e suas motivações; por fim, Growin Up tem um violino sensacional de sample principal, uma bateria pulsante e o emcee com rimas autobiográficas.

Como deu para ver, são vários destaques no álbum, o que confirma que o disco é muito bom, um dos melhores do ano. A combinação entre Elzhi e Black Milk mostrou-se perfeita, até porque ambos estão no auge de suas formas neste disco. Agora, fica a expectativa para o novo disco do Slum Village, que tem tudo para ser tão bom quanto o solo de Elzhi e fazer com que J-Dilla, onde quer que esteja, sorria de novo. Com The Preface, ele deu o primeiro sorriso.

Elzhi - The Preface

01 - Intro (The Preface)
02 - The Leak (Ft. Ayah)
03 - Guessing Game
04 - Motown 25 (Ft. Royce Da 59)
05 - Brag Swag
06 - Colors
07 - Fire (Remix) (Ft. Black Milk, Guilty Simpson, Fatt Father, Danny Brown & Fat Ray)
08 - D.E.M.O.N.S.
09 - Save Ya (Ft. T3)
10 - Yeah (Ft. Phat Kat)
11 - Transitional Joint (Baby Girl Glow)
12 - Talking In My Sleep
13 - The Science (Ft. Fes Roc)
14 - Hands Up
15 - What I Write
16 - Growing Up (Ft. A.B.)

Download

2 comentários:

Thiago Ultra disse...

po irmao...o link ta dando erro....

Unknown disse...

Salve familia

orra man ta dando erro mesmo heim!!!