segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Nocivo Shomon: Assim que Eu Sigo

Nocivo Shomon é um emcee de São Paulo e parceiro do DJ Caíque, produtor que já trabalhou com alguns nomes importantes do rap alternativo brasileiro. Assim Que Eu Sigo é o primeiro trabalho do Nocivo, produzido em sua maioria pelo DJ Caíque e lançado em 2007. Essa proposta de delegar a produção do álbum a apenas um produtor é bem legal, pois, na maioria das vezes, dá uma consistência ao álbum, uma fluidez melhor. Alguns dos melhores álbuns de rap foram criados assim: um emcee e um produtor.

A química funciona ainda mais se ambos forem talentosos, o que é o caso. Nocivo é uma grata surpresa para mim, não força nem o estereótipo de alguns emcees ditos alternativos, nem chega a ser o bandidão. Está lá, falando de coisas reais, importantes para sua vida, o que imediatamente dá uma credibilidade às suas rimas. Além disso, vai além a esquemas simples de versos: ele usa bastante a rima interna, o que valoriza sua escrita e o diferencia de quase 90% do rap nacional. Ainda assim, não sacrifica a mensagem e permeia todo o álbum com metáforas simples, mas bem sacadas.

Já DJ Caíque mostra grande consistência ao produzir quase todas as faixas do disco - apenas o próprio Nocivo contribuiu com beats além dele. Com um leque de samples bem variado e batidas invariavelmente pesadas, ele ajuda o emcee a encontrar o tom certo de agressividade inerente ao trabalho. O disco é, por si só, um relato sincero da vida de Nocivo, cujo flow agressivo é complementado perfeitamente pela produção do DJ. Até mesmo quando o emcee abaixa o tom na emocionante Peço Perdão, Caíque ajusta seu arsenal de beats, com um sample de piano tímido e onipresente guiando o instrumental.

Outros bons destaques do disco são Infância, outra faixa bem honesta, na qual Nocivo se junta a Ogi para rimas autobiográficas, enquanto o convidado escolhe pintar um retrato mais genérico de um jovem. Lágrimas, também introspectiva, recorre a strings incisivas para os versos nostálgicos de Nocivo. Vale das Sombras mostra a religiosidade do emcee, principalmente no refrão. Por fim, Reggae Rua - embora deslocada em um álbum com mais pianos do que guitarras de reggae - traz o tradicional discurso anti-Babilônia, algo bem recorrente em Nocivo, com uma das melhores performances do emcee no disco, num flow mais calmo e pensado, enfatizando melhor as palavras.

Enfim, este é um álbum bem coeso, e revela um ótimo emcee, com grande potencial. Como dito acima, Nocivo Shomon não se restringe aos dois estereótipos mais comuns no Brasil: escreve rimas sinceras, sofisticadas, bem pensadas. O flow pode ser um pouco acelerado e inflexível demais - quando ele muda um pouco a abordagem o resultado fica ainda melhor, mas, sem dúvidas, é um dos bons nomes desta nova safra. Ganha ainda mais pontos por ter escolhido bem seu produtor, garantindo beats de alto nível durante todo o álbum.

Nocivo Shomon - Assim que eu sigo
01 - Sementes [Prod.DJ Caique]
02 - Vivo Da Arte [Prod.DJ Caique]
03 - Andanças [Prod.DJ Caique]
04 - Persistente [Prod.Nocivo]
05 - Inspiração [Prod.DJ Caique]
06 - Subversivo [Prod.DJ Caique]
07 - Vale Das Sombras [Prod.DJ Caique]
08 - Vivendo [Prod.DJ Caique]
09 - Reggae Rua Part.Jukativa [Prod.DJ Caique]
10 - Interludio [Prod.DJ Caique]
11 - Peço Perdão [Prod;Nocivo]
12 - Infancia Part.Ogi & Bella [Prod.DJ Caique]
13 - Tarde Poética [Prod.DJ Caique]
14 - Quando Anoitece [Prod.Nocivo]
15 - Lagrimas Part.DaCruz [Prod.DJ Caique]

Download

7 comentários:

Anônimo disse...

ja a um tempo que espero por este post
oiço nocivo shomon desde o lançamento deste album no blog da360º é tarde + vale + doque nunca.siceramente não me vema memoria no rap brasileiro com as ideias de Nocivo,não sei em quem ele se inspira as vezes faz me lembrar o chino XL a forma que ele pega o Flow e faz as rimas é incrivel, sem exagerar ainda estou a espera de velo a evoluir cada vez mais.AlbertoZ FlowZ

Anônimo disse...

oiça a faixa nº 10 é muita tecnica juntando a um bom flow.PAZ!!!AlbertoZ FlowZ

Anônimo disse...

sem duvida nenhuma uma das minhas grandes influencias ! seja com suas rimas assim como tambem um exemplo de vida ! pra quem ainda nao ta ligado nocivo lançou um novo single do seu proximo disco previsto para 2009,e um clip desse mesmo single ...o nome é NA TRILHA ! flagra lá 1 360graus na area !!! DONCESÃO !

Anônimo disse...

nossa cara
sou de porto alegre,baixei o cd do nocivo pra qual qual era,pois nao conhecia...
de arrepiar!
muito bom flow,letras e bases pesadas!
parabéns nocivo!

gabriel soares disse...

o verdadeiro rap do NACIONAL!! muuito foda o album!! mtas conquistas pela frente ainda..vc merece. fica na paz!

Anônimo disse...

Great food!. [url=http://www.fillerobe.com]canada goose[/url] What else would they have in common?. [url=http://www.saclongchampsparis.fr]longchamps Pas Cher[/url] Johcacrir
[url=http://www.jacketstorontoonsale.com]canada goose chilliwack bomber[/url] Euivfmark [url=http://www.louboutinstoreuk.co.uk]christian louboutin sale[/url] oixkpdcwy [url=http://www.cheapcanadagooseparkas.ca]canada goose parka[/url]

Anônimo disse...

Hey! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the superb work!

my site; cheap oakleys