sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Surreal: Pardon My Dust

Surreal é um emcee de Los Angeles, conhecido pelo seu trabalho junto com a dupla de produtores The Sound Providers, que resultou no álbum True Indeed. Pardon My Dust é o terceiro trabalho do emcee, que caracteriza-se pelas rimas positivas e um gosto por instrumentais que caem bastante para o lado do jazz-rap. Além disso, ele também produz alguns dos beats do álbum, que conta ainda com produtores como Def Dave, Rek One, S1(do Strange Fruit Project) e o francês Dela.

Confirmando o que foi dito acima, Pardon My Dust é um álbum fortemente influenciado pela temática do jazz-rap. Os beats seguem esta linha, proporcionando um fluxo perfeito entre as faixas do disco, o que faz dele um trabalho que é escutado do começo ao fim sem que nós percebamos. Somados ao flow tranqüilo e à voz grave e ao mesmo tempo macia de Surreal, os instrumentais são uma coleção de samples de pianos, teclados Rhodes, saxofones e timbres de bateria secos. Além disso, os versos do emcee casam perfeitamente com o clima proposto pelas batidas. Convertido recentemente ao cristianismo, ele assume um compromisso de não usar palavrões e passar um clima positivo.

Outra característica é a uma mistura entre crítica social e introspecção que garante diversidade nos tópicos abordados. Mama Don't Cry, dominada pelo contraponto de um saxofone incisivo e um piano discreto, tem Surreal relatando os problemas do bairro. O refrão é pontual: "Outro dia nas ruas, outro homicídio / eu vi as lágrimas nos seus olhos, por favor, mãe, não chore". Em Pops Lullaby, por outro lado, ele rima uma carta para seu filho, com versos cativantes, como "quando me sinto sozinho, ouço sua voz no telefone / e por alguns segundos eu me sinto em casa", sobre uma bateria seca, quebrada, somada a um teclado loopado bem eficiente. Entretanto, é na ótima Pursuit, produzida pelo impecável Dela, que o discurso de Surreal atinge seu auge, resumindo suas idéias, sobre um belíssimo sample de piano e uma linha de baixo bem relax:

"Eu adoro escrever, e adoro fazer beats
mas nada disso pode me fazer completo
eu amo minha família e adoro fazer shows
mas sem Deus minha vida não tem sentido
eu tenho controle no microfone quando viajo pelo mundo
mas estou muito mais preocupado com a batalha de almas
eu tô pronto para lutar para fazer dinheiro
mas prefiro passar o tempo com família e amigos
eu tenho um futuro e ele é brilhante, sem dúvidas
vejo eu e minha esposa numa casa bem grande
Eu quero amor, paz, felicidade, verdade
sabedoria, paciência, essa é a minha busca"

Pelas rimas já dá para ver que Surreal faz parte daquela escola de emcees preocupados com a mensagem que passam. Outros destaques do disco são o bom refrão de Time Is Of The Essence e o loop viciante de First Chapter. Para quem gosta de um som positivo, com instrumentais tranqüilos e rimas otimistas, Pardon My Dust é um dos melhores álbuns do ano, ideal para ouvir em casa, no fone de ouvido, nas andanças pela rua. Pode não ser a melhor pedida para quando você estiver com raiva da vida, mas com certeza terá rotação garantida nas horas de tranqüilidade.

Surreal - Pardon My Dust
1.Intro
2.Mama Don’t Cry
3.God Speed
4.The Surface
5.Downtown Trodden
6.Time Is Of The Essence
7.Stay The Same
8.First Chapter
9.Rainy Eve
10.The Recipe
11.Pops Lullaby
12.Mama Don’t Cry (Five Quartz Remix)
13.Far Away
14.Pursuit

Download

6 comentários:

Unknown disse...

pode crer tio!...
salve salve, teu blog tem um visitante fiel irmão!...
ja to baixando esse cd ae do surreal....pela resenha o cd deve ta master!!...

gostei do especial do B.I.G
falta tupac não??ou public enemy??
ou run DMC???espero ver mais especiais ae!!...flw fica na PAZ AEWWZZZZ!!!

simbol disse...

Cara teu blog é muito bom, muita coisa nova (pra mim) que estava desesperançoso com o rap, mas agora com Surreal começo me interessar de novo, vou passar sempre que puder e sempre que baixar deixo comentario, obrigado pela resenha e album.

Ps: Postou sobre K'naan, já?

Diego Ellwanger Pereira disse...

Esse disco, assim como todos da "trupe" The Sound Providers, é genial! É a renovação da música Rap americana. Já tá lá no Últimas Notícias do BF, mano! Parabéns pela resenha. PAZ!

Felipe Schmidt disse...

Rodrigowill, valeu pelos elogios, este disco do Surreal é realmente muito bom. Quanto ao K'naan, eu já postei sobre ele sim, dá uma pesquisada no blog q tu acha o post ;)

abraço, e valeu pela visita!

Manu Bri$aac disse...

karaio esse cd ta foda demais valew mlk pela dica ai e parabens pelo blog uns dos melhores

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]