quinta-feira, 5 de março de 2009

Braille & Symbolic One: CloudNineteen

Embora eu não seja daqueles que desprezam o rap e não perdem a chance de dizer o quanto ele está supostamente fraco, tenho de admitir que o começo de 2009 tem sido bem morno para o gênero. E a questão não é só qualidade, mas, principalmente, quantidade. Assim, fica um pouco difícil abastecer o blog com novos lançamentos relevantes. Para o meu alívio, o emcee Braille resolveu se juntar ao produtor Symbolic One, do grupo Strange Fruit Project, para criar um álbum no melhor estilo dupla dinâmica - um rimando e outro produzindo. Desta união, nasceu CloudNineteen.

Para quem não conhece o Braille, ele é um rapper com características bem diferentes: você não o ouvirá rimando sobre armas, mulheres e crimes, nem sobre fome, estupro e polícia. O estilo dele é outro: relatar a vida de um cara comum, com uma vida normal, sonhos e preocupações inerentes a qualquer pessoa. Resumindo, ele fala da vida de gente como a gente. Gente que trabalha, estuda, namora, chega atrasado no trabalho, vive sem dinheiro, anda de condução pública e não caga na casa dos outros. Some isso a uma boa dose de rap cristão e você já sabe o teor dos versos de Braille.

Para complementar estes temas, o convocado foi Symbolic One. Depois de ter lançado um disco de produtor no ano passado, ele volta a ser o responsável pela sonoridade de um álbum. Em Cloudnineteen, especificamente, ele abandona um pouco o seu terreno seguro de batidas soul e invade o campo do boom bap, variando bastante as fontes dos samples. Se há um denominador comum durante o trabalho, são as caixas pesadas e rápidas que pontuam a maioria do disco e servem como contraponto, principalmente nas faixas mais introspectivas., embora encaixem bem tanto com as guitarras da introdutória "Its Nineteen" quanto a emoção de "Broken Heart", na qual Braille fala sobre a morte de seu pai e aproveita para deixar suas impressões sobre vida após a morte.

Embora o álbum tenha tudo a favor para que haja uma consistência, isso não ocorre em geral. Algumas faixas, embora bem produzidas e bem rimadas, acabam não chamando a atenção, embora compartilhem espaço com outras criações bastante significativas. Além da já mencionada "Broken Heart", que além dos bons versos, ainda conta com um refrão interessante e uma produção misturando samples e instrumentação de forma perfeita, há ainda "Fill It In", com caixas arrasadoras, o boom bap frenético, meio 9th Wonder, de "For Life", uma dedicatória ao hip hop sobre pianos intermitentes e vocais acelerados. Por fim, há o destaque absoluto do disco: "Found Her", na qual a bateria reta e grave dialoga com samples discretos para dar espaço aos versos nos quais Braille rima sobre como encontrou sua atual esposa.

CloudNineteen fecha seus 55 minutos de duração como uma experiência agradável, mas que não materializa todo o seu potencial. Braille é um bom emcee e tem uma abordagem interessante, enquanto S1 prova que é um produtor versátil e qualificado, mas ainda assim algumas faixas simplesmente não tem valor de replay. Ainda assim, este é um dos bons discos que 2009 já começou a parir, que certamente vai prover seu MP3 player com algumas boas músicas.

Braille & Symbolic One - CloudNineteen
01.Sky Dive Intro
02.I'ts Nineteen
03.For Life
04.Broken Heart
05.Thats My Word
06.Fill It In
07.Skepticold
08.Heart of God
09.Found Her
10.From The Pulpit
11.Megaphone
12.Work That Way
13.Hardrock
14.Stay Together
15.Parachutes and Ladders
16.Frankenstein (Bonus)

Download

4 comentários:

canbeck disse...

salve Felipe, estou voltando no sapatinho man... lembrei a senha, a ponte ainda esta ativa.. tu ando postando varias em... estarei lendo e comentando.. abrz

CANBECK

simbol disse...

"...chega atrasado no trabalho, vive sem dinheiro, anda de condução pública e não caga na casa dos outros".

Me identifiquei no ato. Baixando, uma hora e meia pra finalizar, mas vale a pena.

Valeu pelo post.

Unknown disse...

yo felipe!..salve salve mano!...
quero te pedir um favor cara!...

me passa uma lista de rappers internacionais cristãos!...se você souber é claro!!e se puder!...se quiser posta a lista aqui no post mesmo ou me manda um e-mail!....pode crer velho!!peace man!...ah e tem as moral de traduzir uma musica do surreal pra noiz? do ultimo cd a "godspeed"

Felipe Schmidt disse...

Daniel, na verdade não conheço muito esse subgênero de rap cristão, vou ficar te devendo esta informação. Quanto a alguma tradução do Surreal, a parte mais difícil é encontrar alguma letra dele pela net, traduzir só de ouvido é meio complicado pra mim.

Abraços!