segunda-feira, 9 de março de 2009

Brother Ali: The Truth Is Here

Brother Ali é uma das figuras mais carismáticas do rap hoje em dia. Embora não tenha tanta exposição, ele vem expandindo de forma consistente sua base de fãs, além de continuar sendo aclamado por críticos. Albino e com uma força descomunal no microfone, ele é um dos poucos a ser quase uma unanimidade do gênero. Aproveitando este status, o cara dá mais um passo na carreira: o lançamento de um DVD com uma performance em um show com ingressos esgotados. Como bônus, um EP com uma capa belíssima e nove faixas, constituído basicamente por b-sides e material inédito, chamado The Truth Is Here.

Como em todos os outros trabalhos de Ali, o projeto é inteiramente produzido por Ant, do Atmosphere. Dessa vez, porém, a palavra de ordem é versatilidade, tanto para o emcee quanto para o produtor. Se o tema varia desde amor, fé, terrorismo, política, a carreira de Ali e até battle raps compartilhados com Slug (a parte vocal do grupo de Ant), os beats também são de grande diversidade: o jazz abre o EP com 'Real As Can Be' - uma faixa lenta dominada pelo sample de sax - e fecha com a sutil 'Begin Here', uma mistura bem sucedida entre bateria seca e piano. No meio do caminho, porém, há espaço para o baixo eletrônico da uptempo 'Philistine David', o piano gospel de 'Good Lord' e o soul de 'Palm Joker', com um sample acelerado que parece ter sido esticado além da conta propositalmente por Ant, mas acaba funcionando bem.

Quanto ao sem-número de temas, a referência ao título do EP é inevitável. É como se Ali defendesse a tese de que a verdade aparece de diversas maneiras e varia de pessoa para pessoa. Ou seja, cada situação tem uma verdade para oferecer a cada pessoa. No caso das faixas, são as verdades do emcee em cada área de sua vida. Em 'Real As Can Be', ele trata de inúmeros pormenores de sua vida, como sua amizade com Rakim, seu reconhecimento dentro da cena e até o iminente nascimento de sua filha. 'Good Lord', como o próprio nome diz, fala da fé muçulmana de Ali e sua relação no dia-a-dia. 'Talkin' My Shit' e 'The Believers' são as faixas mais soltas, com versos livres, tratando de vários assuntos. Por fim, há o grande destaque lírico do trabalho: 'Philistine David', na qual o pai de Faheem entra na mente de um adolescente palestino prestes a se tornar um homem-bomba, e explica as motivações por trás desta decisão.

O mais animador em The Truth Is Here é que é apenas uma indicação de como 2009 promete ser agradável para os fãs de Ali. Além do EP e do DVD, um disco solo novo está planejado para ser lançado ainda este ano, novamente produzido por Ant. Como este EP prova, o emcee albino mais famoso do mundo está prestes a lançar outro disco forte, assim como foram todos os outros e assim como é este projeto. Em Brother Ali eu confio.

Brother Ali - The Truth Is Here
1. Real As Can Be
2. Philistine David
3. Little Rodney
4. Palm the Joker
5. Good Lord
6. Baby Don’t Go
7. Talkin’ My Shit
8. The Believer
9. Begin Here

Download

Link consertado

Trailler do DVD The Truth Is Here:

3 comentários:

Gusta disse...

esse eu ja tinha pego..
discasso!

e se conseguir o dvd do show, coloca aí pra gente.

abraço!

Anônimo disse...

O link ta off!!

Diego Ellwanger Pereira disse...

Tem outro link pro disco, Felipe?
Abraços!