sábado, 21 de março de 2009

Common Market: The Winter's End

Depois de um álbum espetacular em 2008, RA Scion e Sabzi voltam a dar vida ao Common Market, com o lançamento do EP The Winter's End. O novo trabalho conta com cinco faixas - sendo uma delas instrumental - e é uma espécie de presente para os fãs antes que o grupo saia em turnê pelos Estados Unidos. Aparentemente, o EP não é uma prévia de algum novo álbum, como foi Black Patch War no ano passado.

De forma geral, o tema do disco é a sensação de depressão e tristeza supostamente passada pelo inverno. Ainda assim, é o suicídio o tema mais recorrente nos versos de Scion. - talvez uma referência ao 'final' presente no título do EP. A primeira faixa, "Noveau Depart", é uma composição livre das caixas do rap, guiada basicamente por uma espécie de banda funeral, entremeada por metais tristes. Não à toa, o vídeo da música, ainda não lançado, foi filmado em cemitério nova-iorquino. Na faixa seguinte, "Escaping Arkham", com um som bastante reminiscente do último trabalho da dupla, Scion entra na mente de um suicida no seu caminho para a morte e ainda acha tempo para cantar o refrão.

"Brasso" é talvez o ponto fraco do EP, com o beat mais "alegre" do trabalho, uma espécie de contraponto ao clima sombrio das outras faixas. Ainda assim, Scion exibe um flow certeiro e mostra por que é um dos grandes nomes do rap atualmente. Quando "Slow Down Moses", a última faixa com vocais do trabalho, começa, o emcee só confirma sua condição. Mais uma vez cantando o refrão, de forma bastante envolvente, por sinal, ele imerge nos metais e pianos pontuais da faixa para contar uma conversa com um psicólogo acerca do suicídio do próprio pai.

Por fim, "The Picture of My DeLorean Gray", a faixa instrumental, explica a qualquer ouvinte desafinado a razão do Common Market ser um dos grupos mais aclamados. Além de um excelente emcee, há também um produtor virtuosíssimo, dominando tanto a técnica do sampling quanto a instrumentação. O clima emocionante da última faixa é construído de forma magistral, graças às caixas pesadas, arrastadas, e as intervenções de Sabzi ao longo da música. E, por falar em samples e instrumentos, uma nota relevante: os beats de The Winter's End foram todos construídos sem uso de samples, apenas com os dotes musicais de Sabzi.

Ao contrário do normal, este EP é mais uma espécie de fim de festa, capturando a mente da dupla num momento pós-Tobacco Road, mas já experimentando coisas novas, como a instrumentação e o canto de Scion. Ainda assim, continua no caldeirão dos caras a tendência para fazer trabalhos conceituais de forma bastante profunda. Resta saber, agora, como virá o próximo disco deles, e o que eles aproveitarão desta experiência.

Common Market - The Winter's End
1. Nouveau Depart
2. Escaping Arkham
3. Brasso
4. Slow Down Moses
5. The Picture Of My DeLorean Gray (feat Sabzi)

Download

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara pode postar qualquer coisa do Commom Market q eu baixo.
Altissima qualidade e o cd do ano passado"Tobacco Road" fiquei viciado; vo te q "caçar" o original.
Belo trabalho mano.PAZ

Anônimo disse...

Eles não tinham saído da cena ano passado? Se vinher mais um álbum de estúdio por ai, vai marcar a evolução dos caras!

Unknown disse...

eae man, teria como vc up esse link dnovo?

agradço muito
]
paz.