quarta-feira, 22 de abril de 2009

Diamond District: In The Ruff

Washington parece sofrer de uma espécie de maldição: é a capital dos EUA, mas não tem a importância de Nova Iorque. No rap, é a mesma coisa: o endereço da Casa Branca perde de goleada para várias outras cidades. Mas isso pode estar mudando. Depois da aparição de Wale e do talentosíssimo produtor Damu the Fudgemunk, agora é a vez do Diamond District, um supergrupo formado pelos emcees/produtores Oddissee e yU, além do rapper XO. O trio resolveu unir forças para criar um álbum que remetesse à golden era do rap norte-americano. "Eu sinto como se Washington não tivesse vivido aquela era, não tivesse produzido nada naquele tempo, então resolvi fazer com que isso acontecesse", explicou Oddisee, em uma entrevista.

De fato, a proposta é clara desde o primeiro bumbo de In The Ruff - aliás, o próprio nome do álbum já dá uma dica. A atmosfera é urgente, as caixas caem cada vez mais pesadas, os três emcees empregam flows agressivos, como se tomassem as rédeas das batidas, e trocam versos da forma mais natural possível sobre os mais variados temas: desde o hino de luta pela sobrevivência em "Streets Won't Let Me Chill" até a respectiva vitória em "In The Ruff", passando pela homenagem à capital em "The District".

Na produção, a estrela de Oddisee brilha. Conhecido por prover alguns dos mais renomados emcees do jogo, ele produziu um disco extremamente sólido, com uma abordagem específica, sem se perder em modos repetitivos. O boom bap nova-iorquino é o mote principal, mas os samples são de grande diversidade, embora acabem diluídos na força das baterias. O curioso é que é difícil ouvir uma faixa e defini-la como jazzy, funky, etc. A grande força motora do álbum é o bumbo e a caixa: os samples são apenas coadjuvantes.

Isso não quer dizer, porém, que eles não roubem a cena às vezes. O naipe de metais de "Streets Won't Let Me Chill" é pontual, econômico, mas dá o tom cinematográfico perfeito para a faixa. A voz sampleada do saudoso Ol Dirty Bastard no refrão de "Who I Be" levará os fãs do Wu-Tang de volta a 1994, junto com o flow que yU toma emprestado do falecido. "The Shining", por sua vez, abandona um pouco a estética minimalista do disco e emprega guitarras, vocais, strings, todos cortados e convocados a bel prazer durante a faixa. No fim do registro, o clima fica menos frenético e surgem pérolas como as melancólicas "Off The Late Night" e "First Time", cheias de samples soul e refrões cantados, que dão uma clima de tranquilidade nesta reta final, contrastando com o início frenético do disco.

Se Washington precisava de um cartão de visitas para entrar de vez na cena norte-americana, então In The Ruff é a apresentação perfeita. Num momento em que o gênero se contorce entre voltar ao passado ou olhar para o futuro, o Diamond District não titubeou: foi em busca do passado pouco prolífico da capital e trouxe para o presente. Embora falte uma faixa com mais força para maximizar o potencial do álbum, este ainda é um dos melhores lançamentos de 2oo9. Rap sem frescuras, com um propósito firme, bem definido e bem executado. Às vezes as melhores coisas da vida são as mais simples, né?

Diamond District - In The Ruff
1. Intro
2. Streets Wont Let Me Chill
3. Who I Be
4. Back To Basics
5. I Mean Business
6. Get In Line
7. In The Ruff
8. The Shining
9. The District
10. Make It Clear
11. Off The Late Night
12. Let Me Explain
13. First Time

Download

5 comentários:

C.R.E.A.M. disse...

Cara perfeita analise, os caras trouxeram o Boom-bap dos anos 90 de volta, ouvi a primeira vez hoje e ja vai viciar(como o album do Commom Market do ano passado).Simples, pesado e nostalgico.É isso aí o Boom-bap não pode ser excluido do rap, só por ser um estilo mais antigo.Valeu mano.PAZ

Anônimo disse...

http://www.grizzmine.com/tape-boom+bap+mafiozos-crack-165.html

Yo look here great french rap!

Anônimo disse...

Ouvi ontem por alto e parece-me super bem conseguido, grande feeling de back in the day!

jewelry new york disse...

Great Information, i really appreicate your efforts taken for the same to share it with all.

jewelry wholesalers disse...

Thank you given great information about my bright future at abroad. nice blog, it helpful blog.