sábado, 26 de setembro de 2009

Skyzoo: The Salvation

Ano: 2009
Gravadora: Duck Down
Produtores: Cyrus tha Great (faixas 1 e 7), Just Blaze (2), 9th Wonder (3,6,8,13,15), Best Kept Secret (4), Nottz (5 e 16), Black Milk (9), Illmind (10), Eric G (11 e 14), Needlz (12).
Participação: Carlitta Durand (faixa 13)

Anos e anos de mixtapes e participações, e finalmente o emcee nova-iorquino Skyzoo lança seu álbum de estreia. O cara, que ficou conhecido depois de trabalhar com produtores como DJ Premier e 9th Wonder - chegou a lançar um EP todo produzido pelo ex-Little Brother - faz parte da linha de frente da nova geração que tenta já há um bom tempo resgatar a relevância do rap de Nova Iorque e acabar com o reinado do dirty south no mainstream. Se considerarmos "The Salvation", o primogênito de Skyzoo, um dos primeiros bebês de proveta desde projeto, temos uma boa e uma má notícia: o disco é bom demais; e bom, nesse caso, significa não ter muito a ver com os padrões estabelecidos pelo mainstream.

Recrutando um time de beatmakers de fazer inveja a qualquer rapper, Skyzoo oferece para audição um registro bastante pessoal e introspectivo. A impressão que se tem é cada detalhe do álbum foi pensado minuciosamente, para que o mínimo possível de erros tenha sido cometido. Aquela velha frase de que "leva-se uma vida inteira para criar o seu primeiro disco" nunca fez tanto sentido quanto em "The Salvation". E parece que todo o tempo que o cara gastou em mixtapes e participações serviu como um belo aprendizado, um ótimo aquecimento para o jogo de verdade.

Sky é daqueles novos emcees extremamente técnicos, com rimas escritas com complexidade, um flow frio - no bom sentido - e controle do microfone excepcional. A voz dele também é bastante característica, e faz ele ser imediatamente reconhecido. Não bastasse isso, o cara não desperdiça tempo nas letras, e trata de variados assuntos com a mesma habilidade. Seja contemplações sobre a vida no single "The Beautiful Decay" ou análises sobre a presença de armas de fogo na sociedade em "The Shooter's Soundtrack", Skyzoo oferece sua opinião com tranquilidade e sem soar forçado.

Mas é quando ele olha para dentro de si que os resultados melhoram e as rimas revelam um pouco sobre a vida de um jovem nova-iorquino buscando seu espaço em pleno século XXI. "Under Pressure" trata exatamente da luta de Sky em vencer na vida e equilibrar os diferentes setores de sua vida: namorada, família, trabalho. O desabafo do refrão é a síntese da faixa: "Estou tentando ser o melhor homem que eu possa ser". "Dear Whoever" apela mais para o lado sentimental, relatando a busca do rapper pela companheira ideal - e o background jazzy proporcionado pelo beat de Illmind complementa perfeitamente o tema. Mudando um pouco as marchas, "Popularity", a faixa mais radiofônica do disco, fala sobre algo recorrente em filmes adolescentes americanos com grande dose de ironia por parte de Sky.

E, enquanto a estrela do álbum pôde exibir completamente seu potencial, os arquitetos do som também não ficam atrás. Apesar de um número elevado de beatmakers, "The Salvation" não soa como uma babilônia sônica. A direção é clara: batidas soul, sem frescuras, caixas pesadas e alternância entre faixas mais relax e outras mais aceleradas. De tudo isso, quem se destaca é 9th Wonder, um pouco esquecido nos últimos tempos, mas que mostra que ainda tem o dom. "The Beautiful Decay" é, como o nome diz, belíssima, e o modus operandi de Wonder nem mudou muito: boom bap mais samples vocais exalando sentimento e picotes à la Premier. Outra contribuição notável do cara é "Under Pressure", com metais espetaculares.

Outros destaques vão para a apressada "Return of the Real", com guitarra e bateria disputando para ver qual é a mais pesada; a já citada "Dear Whoever", a mais suave do disco; o ótimo piano de "Maintain", e a complexa "My Interpretation", do novato Best Kept Secret, que faz bonito com um instrumental cheio de viradas de bateria, vocais sampleados, pianos, efeitos etc. Às vezes a produção de "The Salvation" pode soar pouco dinstinguível, com estilos muito parecidos, mas é inegável que seus pontos altos são realmente de qualidade.

E, à base de boas rimas e beats talhados na medida para o seu estilo, Skyzoo consegue atingir o objetivo de entregar um álbum de estreia de qualidade. Não há nada novo aqui e é provável que o lançamento se assemelhe um pouco aos da Justice League, mas temos um emcee talentoso e com responsabilidade acerca de suas habilidades - importante notar que não há nenhum outro rapper participando do disco. Uma prova de que a simplicidade pode ser, às vezes, o melhor caminho. E um bom rap, sem muita doideira, sem muita frescura, sempre é necessário.

Skyzoo - The Salvation
1) The Opener
2) Return Of The Real
3) The Beautiful Decay
4) My Interpretation
5) Popularity
6) Like A Marathon
7) The Shooter’s Soundtrack
8) Under Pressure
9) Penmanship
10) Dear Whoever
11) For What It’s Worth
12) The Necessary Evils
13) Easy To Fly
14) Bottom Line
15) Metal Hearts
16) Maintain

Vídeo da faixa "The Beautiful Decay":

4 comentários:

Gusta disse...

PQP!
Mais um discaço em 2009... bela resenha tambem.
"For What It's Worth" é uma das melhores do disco, junto com a "The Beautiful Decay"... instrumental belissimo mesmo.

Abração aê

Anônimo disse...

Pra mim, um clássico instantâneo. Fazia tempo que não ouvia um album tão consistente.

Vinha ouvindo bastante beats do Illmind e a "Dear Whoever" me impressionou pela versatilidade do produtor, pra mim, o melhor beat e som do disco.

Sou um grande fã do 9th Wonder, desde que ouvi seu remix do Nas em 2002. Criei grandes expectativas qdo ele trabalhou com o Jay-Z e fiquei extremamente decepcionado qdo deixou o LB. Ainda estou aguardando ele igualar seus melhores beats, como no seus trampos com o Murs e com o próprio Skyzoo.

simbol disse...

Link pro album: http://www.mediafire.com/?mujimy33amw

Anônimo disse...

skyzoo quebra tudo , tem nem como nao baixar
salve tru