segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nel Sentimentum: M.C.E.E.

O emcee e produtor curitibano Nel Sentimentum lançou recentemente um novo single. Aparentemente sem ser um prelúdio para qualquer projeto vindouro "M.C.E.E." é, como o próprio nome sugere, uma faixa dedicada à arte de rimar. Apesar do próprio Nel ser um beatmaker - e dos bons, diga-se de passagem, o beat da faixa fica por conta da dupla Dario e Menor.

O mais notório no single é que Nel vai além de um discurso metalinguístico: mais do que rimas sobre rimar, o ponto tocado é a questão da mensagem, algo bastante presente e sempre cobrado nos versos de um mestre de cerimônia. Não à toa, as primeiras palavras proferidas na faixa abordam justamente isso: "Muito antes dos raps, muito antes dos breaks, tinha gente nos mics, sem pickups e DJs / Martin Luther King foi lá, falou e fez, igual a Zumbi, com o regime português / na base das palavras, em articulação comandava a grande massa pronta pra revolução". Além disso, sobra para os emcees fracos, um dos temas prediletos de 11 entre dez rappers, e também uma análise mais intimista sobre o papel da arte de versar na vida do próprio Nel. Ah, e não esqueça o outro significado do título da faixa, revelado no refrão: "Música, corpo, espírito e elevação".

Com relação ao beat, é mais um com o selo CWBeats de qualidade. Impressionante como os curitibanos assumiram merecidamente o posto de fonte de instrumentais de qualidade nos últimos anos. Em "M.C.E.E.", a cortesia é de Dario e Menor, e o resultado é, adivinhem, sensacional. O clima é intimista, e dá a sensação de que Nel está pensando em voz alta, na maior tranquilidade. Atenção para os detalhes da batida: o piano que entra na hora do refrão dá um toque a mais para a faixa.

Download: Nel Sentimentum - M.C.E.E.

Contatos:
Myspace
Twitter

Atualização: O Per Raps publicou uma resenha que cedi a eles sobre o disco do Nel, "Sentimentumlogia", que foi lançado no final do ano passado. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: