quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tradução: Fashawn - Life As A Shorty

Como prometido na primeira edição do Boom Bap Jams, aqui está a tradução do primeiro single do disco "Boy Meets World", do emcee revelação Fashawn. Produzida pelo Exile, a faixa aborda a infância do rapper de uma maneira bem humorada, mas sem deixar de dar uns cutucões aqui e ali. Lembra também bastante o estilo do Blu, mas isso já foi dito na resenha sobre o álbum.

Verso I:
Lembre-se: vivendo num trailer
cozinhando o jantar num forno velho ou então no microondas
básico, televisão com as mesmas sete estações
com doze polegadas, eu tinha de assistir à TV a cabo nos vizinhos
não sabia o quanto éramos falidos até ficar mais velho
nunca soube que tinha um pai, até ele aparecer
do nada, tentando voltar com a minha mãe
meu padastro aparece, e então começa o drama
eu tive um monte deles, para ser honesto
como o William e o Scott, eles sempre me levavam para fazer compras
Ralphie e Mark, eles me levavam ao médico
eu chamo todos eles de papai, mesmo embora eles não tenham me feito
as crianças costumavam fazer piada com as minhas roupas
até um deles ser esmurrado no nariz
é tipo como se eu fosse forçado a ser durão
a vida de uma criança não deveria ser tão difícil, mas aí

Refrão: J. Mitchell
Mesmo embora eu seja jovem e não possa ver
a floresta das árvores, siga-me
e quando eu for crescido, você sabe que eu serei
o H.N.I.C.*, siga-me
Mamãe, eu vou estar bem, só deixe-me fazer minhas coisas
seguindo meus sonhos, este sou eu

Verso II:
Primeira luta, terceira série, eu estava girando nos ombros
daquele menino chamado Darian, ele era três anos mais velho
e uns 60 centímetros mais alto, eu terminei, ele começou
tudo por causa daquela menina chamada Barbara Johnson
"sem sentido" foi o que pensei quando o diretor chegou
aquele lábio carnudo realmente mudou o meu jeito
nunca na minha vida eu havia sentido tanta dor
fui mandado pra casa, mas me segurei por conta própria
dormi direto a cada manhã, foi tipo férias
como eu conseguiria passar de ano na sexta série?
porque eu estava sempre matando aula, andando junto com alguns excluídos
com distúrbio de déficit de atenção, e todos eles fumavam maconha
nunca leram algo de literatura, não eram bons ouvintes
nunca prestaram atenção, então passaram a andar ao meu redor
enquanto meus pais estavam nas ruas
eu construí o meu mundo numa folha limpa, apenas pensando em mim mesmo

Refrão

Verso III:
Veja só, difícil de esquecer todo o tempo que eu ia gastar
com a minha primeira transa, até me fez evitar os meus amigos
coloquei o meu coração numa luva com quinze anos
ela dizia que me amava, mas era tudo fingimento
ela me traiu, então rapidamente aquilo chegou ao fim
ela colocou a culpa em mim, fui enganado, admito isso
andando com meus amigos, nunca liguei para ela de novo
cinco anos depois, soube que ela havia tido um filho, que merda
eu acho que o tempo voa quando você está se divertindo
então aproveite a vida, você só tem uma
eu amei minha infância, apesar dos tiroteios
eu fui bastante feliz crescendo na favela
não foi tão ruim assim, tendo alguns pais
a única coisa que eu não gostei foi não ter dinheiro
o que eu daria por alguns trocados
cara, a vida de criança não deveria ser tão difícil, mas aí

*: H.N.I.C. é uma sigla para Head Nigga In Charge, que significa mais ou menos o cara que está no comando, mas num sentido pejorativo.

Vídeo de "Life As A Shorty":

5 comentários:

Spark disse...

grande som este.
ja sigo este blog ha algum tempo. tens um grande trabalho por aqui. continua.
se arranjares ai um tempinho ouve o meu projecto www.myspace.com/rouloterockers
acho voces vao gostar. ;)
um abraco e vemo-nos no proximo post.

Spark disse...

desculpa, esqueci-me de dizer que o ep esta para download gratuito. basta clicar na capa.
abraco

Bruno vieira disse...

mto bom, parabens pelo blog

Diego Ellwanger Pereira disse...

Sonzeira de 1ª!!! Gostei da letra. Não adianta, mano... Qdo o som é bom a gente sente a "vibe" mesmo sem ter noção da letra. Agora que li, comprovei mais uma vez. Sentimento e sensações traduzem a letra antes de tdo. Aquele abraço, Felipão!

Unknown disse...

muito foda esse cara é uma revelação rimando, e voce felipe é uma revelação escrevendo parabens