quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tanya Morgan: Brooklynati

Tanya Morgan é mais um grupo representante da nova escola norte-americana, composto pelos emcees Donwill, Ilyas e Von Pea, sendo este último também o responsável pelas bases da turma. Como novatos no jogo, os rapazes seguem uma das duas trilhas: ou vão fundo na maximização do mainstream ou erguem a bandeira da golden age do Hip Hop. No caso deste trio com nome de cantora diva, a segunda opção foi a escolhida – para o deleite dos puristas do rap. Brooklynati é o segundo álbum dos caras e é uma alusão a uma suposta cidade perfeita que uniria o Brooklyn, casa de Von Pea, a Cincinatti, lar doce lar de Donwill e Ilyas.

É com base neste conceito que os garotos constroem todo o álbum. Tudo começa com eles pegando a estrada rumo à terra prometida – destino que só alcançam no final do disco. Até lá, os aperitivos vêm em forma de pequenos interlúdios sobre a cidade. Assim, temos desde reclamações sobre pirataria – “eles baixam o álbum, querem baixar as camisas, tudo às custas do meu dinheiro”, resmunga o indivíduo – até anúncio de um super show de 15 anos de aniversário do clássico single “Hardcore Gentlemen”, a ser cantando 15 vezes seguidas, por 15 dólares e mais um show de abertura de 15 minutos, claro, pelo Tanya Morgan.

Por falar em “Hardcore Gentlemen”, esta faixa é bastante significativa dentro da ideia do disco. Primeiro, porque aborda um tema recorrente durante o registro, que é o tradicional rap dos anos 90. Imagine Brooklynati como a cidade perfeita – certamente uma das características de um lugar assim é manter intacto o rap, sem amarras comerciais. Por isso, um show grandioso para recordar o tal single famoso. Falando da música propriamente dita, é uma verdadeira homenagem aos anos dourados, desde a levada dos emcees até as referências dentro da estrutura; algumas sutis como os metais característicos de Pete Rock no início, outras mais perceptíveis, como o “roar roar like a dungeon dragon” à la Busta Rhymes na clássica Scenario.

Ainda no campo das rememorações, há espaço para “Without U”, um conto aos moldes de “I Used To Love H.E.R.”, com um refrão bem mais meloso por parte de Phonte e uma batida mais romântica; e “Plan B”, na qual o trio fala sobre o fato de não haver uma outra alternativa para eles a não ser ganhar a vida rimando. Além deste tema, existem outras jóias no álbum, como a introdutória “On Our Way”, com seu refrão grudento, guitarras discretas e caixas pesadas, criando o clima de otimismo típico de quem vai pegar a estrada rumo ao paraíso; as percussões mais cativantes dos últimos anos de “Don’t U Holla”, a simpática aparição de Blu na soul “Morgan Blu” ou mesmo a combinação de metais poderosos mais refrão marcante de “Alleye Need”.

Como deu para reparar, os caras são especialistas em refrões que ficam na cabeça. Mas há mais nestes moleques. A produção é de altíssimo nível, tirando os eventuais exageros em samples muito melosos. Von Pea e Brickbeats, outro produtor que colaborou no registro, usam um arsenal de excertos, que compreende metais funky, vocais soul acelerados, batidas retas, percussões e afins, para criar a atmosfera ideal de Brooklynati. Não é de se estranhar que, no paraíso, o funk, o jazz e o soul formem o caldeirão de influências para os hip-hoppers.

Chegando ao fim da viagem e colocando finalmente os pés em Brooklynati, a sensação de bem estar é natural. O disco é extremamente sólido, com bons beats e boas rimas do começo ao fim. O conceito é bem explorado e fica na medida certa, nem muito exagerado nem muito abstrato. Muitos sites gringos se empolgaram e já classificaram o álbum como o melhor do ano. Talvez eu esteja perdendo algo, mas Brooklynati não chega a tanto. Entretanto, é, sem dúvida, dos melhores produtos da safra 2009 dos EUA.


Tanya Morgan - Brooklynati
01 On Our Way
02 Alleye Need Ft Piakhan
03 So Damn Down
04 Bang & Boogie
05 Don ’t U Holla Ft Jermiside
06 Hardcore Gentlemen
07 Plan B Ft Napoleon
08 Intermission Ft Peter Hadar
09 She’s Gone AKA Without You Ft Phonte & Brittany Bosco
10 Never 2ndary Ft. Jermiside Che Grand Elucid & Spec Boogie
11 Just Not True Ft Brick Beats
12 Morgan Blu Ft Blu
13 Never Enough (Crazy Love) Ft Carlitta Durand
14 We’re Fly Ft Kay & Chop
15 Just Arrived (Now What?)
16 Forgot 2 Say (Bonus Track)

Download

Visite o site de Brooklynati

5 comentários:

CASÉ disse...

na faixa BANG&BOOGIE gostei do que fizeram com FLY ME TO THE MOON do grande "OLHOS AZUIS" Mr. SINATRA.

não axei a letra na net,se vc tiver me manda

ABRAÇO!!

Felipe Schmidt disse...

Finalmente apareceu, hein Casé! rs

Cara, também to procurando as letras, mas não achei nada ainda. Se vc encontrar, me dá um toque tbm.

Abraço!

simbol disse...

Acredito que seja realmente forte candidato a melhor do ano, um dos poucos cd's que consigo ouvir por inteiro. Está em casa, no trampo e no MP3 direito! Valeu pelo cd!

Big Boss disse...

Fala ae Felipe, mó cara q não batemos uma ideia.

mas ae,Tracy Morgan tem musica com o Drake cara. Right To Left é o nome da musica um beat da hora cara.

procura saber sobre isso


Ta faltando a resenha do álbum do Meth e Red rsrs

Felipe Schmidt disse...

Eae Juliano, vou procurar isso sim. Atendendo a seu pedido - mentira, eu já tava escrevendo haha - eu postei a resenha do Blackout.

Abraço!